• NOTICIAS

      23/06/2015 | McDia Feliz - Boldrini antecipa venda

      Boldrini antecipa venda de tickets de campanha

      O Centro Infantil Boldrini antecipa a venda de tickets da 27ª campanha McDia Feliz. O Boldrini e a Casa Ronald McDonald serão os beneficiados com a campanha, que acontece no dia 29 de agosto em 40 lojas. As cidades de Campinas, Atibaia, Bragança Paulista, Hortolândia, Indaiatuba, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Piracicaba, Poços de Caldas, São João da Boa Vista, Sumaré e Valinhos participam da campanha, que beneficiará as instituições com a venda de sanduíche Big Mac (vendidos separadamente ou na promoção número 1), exceto os impostos.

      A verba arrecadada com a campanha McDia Feliz será aplicada pelo Boldrini no Projeto de Implementação do Sequenciamento de Alto Desempenho para Quantificação da Doença Residual Mínima (DRM) em Leucemia Linfoide Aguda. Pelo projeto, pretende-se padronizar o uso do sequenciamento de última geração Next Generation Sequencing (NGS) para a quantificação da DRM em crianças com Leucemia Linfoide Aguda (LLA).

      A Leucemia Linfoide Aguda é o câncer mais comum da infância. Embora os protocolos de quimioterapia promovam a remissão da doença na maioria dos pacientes, 20%-25% deles têm recaída. No protocolo brasileiro de tratamento da LLA da criança, a análise DRM dos dias 15 e 35 do tratamento é usada para identificação dos grupos de risco. A DRM é medida por citometria de fluxo no dia 15 e por PCR quantitativo (RQ-PCR) dos genes Ig e TCR no dia 35. Apesar do RQ-PCR ser altamente sensível, é também trabalhoso e demanda expertise em biologia molecular. Esses métodos são caros, exigem muita experiência técnica e demandam análise imediata (citometria) ou demorada das amostras (PCR), dificultando o uso em abrangência nacional.

      "Somente o Boldrini implantou esse método de análise da DRM no dia 35, oferecendo-o de forma rotineira a cerca de 60 crianças por ano (2% dos pacientes pediátricos com LLA no Brasil). O projeto pretende padronizar o sequenciamento por NGS para detecção e quantificação da DRM, que oferece menor custo, é menos trabalhoso e apresenta resultados muito rápido. Assim, podemos sequenciar os mesmos genes Ig e TCR, usados no PCR, para enumerar a quantidade de células leucêmicas residuais", afirma o pesquisador José Andrés Yunes.

      Segundo o doutor Andrés, a expectativa é de que o NGS possa superar os atuais métodos de quantificação da DRM em sensibilidade, custo, escalabilidade e possibilidade de automação. A implantação do NGS em nosso meio será o primeiro passo para que o Grupo Cooperativo Brasileiro para Tratamento da Leucemia Infantil (GBTLI) possa oferecer o exame molecular da DRM a todas as crianças com LLA do Brasil.

      Os interessados em adquirir antecipadamente os tickets podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3787-5115. O valor de cada ticket é de 13,50 reais.

       

      BOLDRINI

      O Centro Infantil Boldrini há 37 anos atua no cuidado de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo SUS. É considerado um dos centros mais avançados do país, que reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •