• NOTICIAS

      01/07/2015 | Férias espirituais no Centro Budista Kadampa

      Férias espirituais

      Centro Budista Kadampa oferece programação especial de cursos durante o mês de Julho

      Durante as férias de julho, o Centro Budista Kadampa Avalokiteshvara (CBKA) preparou uma série de cursos temáticos especiais com o intuito treinar a mente em virtude e alcançar estados mentais pacíficos.

      Durante três segundas-feiras do mês - nos dias 6, 13 e 20 de julho – acontece o curso "Desenvolvendo a Paciência". De acordo com o monge budista e professor residente do CBKA, Gen Kelsang Geden, a raiva é um estado mental muito comum e destrutivo.  Ela leva as pessoas a cometerem ações inadequadas que terminam em sofrimento e arrependimento. "Para nos livrar da raiva, temos que aprender como ela prejudica a nós e aos outros, e apreciar os benefícios de ser paciente diante das dificuldades", avalia Gen Geden.

      Já no decorrer de três terças-feiras do mês - nos dias 7, 14 e 21 de julho -, o Centro Budista oferece o curso "Como lidar com os problemas de relacionamentos familiares". Segundo o monge, os relacionamentos familiares são considerados, na maioria das vezes, uma grande fonte de alegria. Porém, em alguns momentos, estes mesmos relacionamentos podem causar dor e sofrimento. "Isto se deve ao fato de colocarmos a responsabilidade de nossa felicidade nos outros, deixando de reconhecer o quanto eles são bondosos conosco", avalia Kelsang Geden. O exercício diário, neste caso, foca em criar o hábito de apreciar as pessoas e procurar fazê-las felizes, o que naturalmente torna qualquer relação mais leve e pacífica.

      Às quartas - nos dias 1, 15 e 22 de julho -, o curso "Lidando com os vícios através da prática da meditação" ensina os participantes a controlarem suas mentes e suas próprias emoções. De acordo com Gen Geden, todas nós temos o profundo desejo de ser  verdadeiramente feliz e de parar de sofrer. Mas, segundo ele, geralmente procuramos essa felicidade ou satisfação no mundo exterior, e acabamos criando mais sofrimentos para nós e para as pessoas com quem convivemos. "Buda ensinou que as verdadeiras felicidade e paz mental só podem ser encontradas dentro de nós mesmos, a partir do momento em que somos capazes de controlar nossa mente e nossas emoções. A prática da meditação é o único caminho para alcançar este objetivo", adverte o monge budista.

      Por fim, às quintas-feiras - nos dias 2, 9, 16 e 23 de julho -, o curso "Purificando nossa mente" leva os participantes a conhecerem a própria mente, sua natureza e de que forma ela atua. Para o monge, nos últimos anos nosso conhecimento tecnológico cresceu consideravelmente e passamos a  dominar cada vez mais nosso mundo exterior, mas continuamos conhecendo muito pouco sobre nossa própria mente. "Através das práticas budistas de meditação e autoconhecimento, podemos aprender mais sobre nossa mente e desfrutar de maior paz e felicidade", finaliza Gen Kelsang Geden.

      Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.budismocampinas.org.br até a primeira semana de julho. Os cursos são abertos ao público em geral e não é necessário conhecimento prévio em meditação.

      SERVIÇO

      Mês de julho com cursos especiais no Centro Budista Kadampa Avalokiteshvara

      Segundas-feiras: Serão 3 aulas especiais nos dias 6, 13 e 20 de julho.

      Tema: "Desenvolvendo a Paciência"

      Quartas-feiras: Serão 3 aulas especiais nos dias 1, 15 e 22  de julho.

      Tema: "Lidando com os vícios através da prática da meditação"

      Quintas-feiras: Serão 3 aulas especiais 2, 9, 16 e 23 de julho

      Tema: "Purificando nossa mente"

      Horário das aulas: 19h30

      A aula tem duração de cerca de 1h30

      Inscrições até a primeira semana de julho pelo site budismocampinas.org.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •