• NOTICIAS

      11/07/2015 | Grupo Swart

      Victor Schiavon Villa Nova

      Enflor - kalanchoes resistentes ao etileno ajudam os floristas a reduzirem perdas

      Sempre à frente no mercado floricultor, o Grupo Swart participa do 24º Enflor e da 12ª Garden Fair (de 12 a 14 de julho, em Holambra) para apresentar aos floristas, designers e decoradores a versão de corte dos kalanchoes. Com longos caules de até 50 cm e encontradas nos tons de rosa, amarelo, branco e vermelho, essas flores estão, agora, super resistentes ao etileno, o que as tornam mais duráveis

      Com pequenas flores lindas e delicadas, caule longo e muito resistentes ao etileno (hormônio do envelhecimento das plantas) os kalanchoes de corte já estão sendo considerados a “flor do momento” tanto para a decoração de ambientes como para a composição de arranjos florais.

      Produzidos em Holambra pelo Grupo Swart, os kalanchoes de corte serão lançados oficialmente ao consumidor final durante a Expoflora (de 28 de agosto a 27 de setembro), embora já tenham caído nas graças dos profissionais nos testes que vêm sendo realizados desde o início do ano com os artistas e alunos que participam dos melhores cursos oferecidos pelo setor.

      A partir de setembro, durante o lançamento na Expoflora, já estarão disponíveis nas floriculturas e supermercados as variedades Adorable Pink, Blossom Pink, Lovable Pink e Vintage Pink (tons de rosa), Spring Yellow e Warm Yellow (amarelas), Tender White (brancas), Fascinating Red (vermelha). Na versão corte, os kalanchoes podem ser usados apenas em um vaso com água ou em arranjos florais, compondo ou não com outras flores.

       O Grupo Swart também levará para o Enflor e Garden Fair as rosas Avalanche nas variedades Peach, Candy e Shock, a Revival, a Rock Star, a Ipanema e a Samourai, produzidas nas unidades de Andradas (MG) e Ubajara/CE).

       Enflor

      No Enflor, os kalanchoes serão apresentados no estande do Grupo Swart com decoração criada pelos artistas florais Doryan Scheltinga e Alexandre Prado, da Shalom Design Floral e Decorações. Em um espaço de 30 m² os artistas utilizarão cerca de 300 vasos de kalanchoe (nas versões mini, convencional e dobrado), 70 maços de kalanchoes de corte - a grande novidade do evento - e 2.560 hastes de rosas de cores diversificadas.

      0 Enflor – Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios - reúne floristas, artistas florais, decoradores e varejistas de todo o país e, o Garden Fair – Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo-, destina-se à paisagistas, arquitetos, decoradores de áreas externas, empreendedores imobiliários e mantenedores de jardins e áreas verdes.

      Tecnologia nos kalanchoes

      Os kalanchoes são também conhecidos como flor-da-fortuna e calandiva, entre outros nomes menos populares. São extremamente decorativos e, em vasos, precisam de pouca rega, bastando uma pequena quantidade de água no porta-vaso (uma ou, no máximo, duas vezes por semana). Isso porque essas pequenas e charmosas flores pertencem à família das plantas suculentas e armazenam água em suas folhas gorduchinhas.

      Além dos vasos (potes 06, 11 e 15) o Grupo Swart produz, em suas duas unidades de Holambra, os kalanchoes de corte, com haste de até 50 cm, para serem vendidos em maços, na forma de buquê. O grande diferencial dos kalanchoes produzidos pelo Grupo Swart é a sua resistência ao etileno, ohormônio natural das plantas, responsável pelo envelhecimento de frutas, verduras, plantas e flores.

      Expostas ao etileno, as plantas e flores têm o seu tempo de vida reduzido, murchando e morrendo rapidamente. As novas variedades apresentadas pelo Grupo Swart, por serem super resistentes ao etileno, enfrentam melhor esse problema do que as demais flores e plantas e continuam bonitas por longo período nas prateleiras, ampliando o seu tempo de exposição e venda.

      As pesquisas e testes de durabilidade de variedades e resistência ao etileno foram desenvolvidas na Dinamarca pela empresa de melhoramento genético Knud Jepsen. “Hoje, as flores dos nossos kalanchoes, mesmo que colocados perto da área das frutas e vegetais onde os níveis de etileno são altos, não perdem sua tonalidade, nem ficam fechadas e murchas”, explica Victor Schiavon Villa Nova, diretor do Grupo Swart.

       Para se ter uma ideia, para cada 100 mil novos híbridos que o melhorista (breeder) produz, apenas de 5 a 10 passam pelos padrões de qualidade e recebem um desenvolvimento adicional para serem exportados para plantio comercial no Brasil. Os kalanchoes  são produzidos com exclusividade pelo Grupo Swart em duas unidades em Holambra e comercializadas unicamente pela Cooperativa Veiling.

      Sobre o Grupo Swart

      O Grupo Swart é referência nacional no cultivo de rosas de corte e de kalanchoes, sendo considerado um dos principais produtores de flores de alta qualidade do Brasil. Em suas quatro unidades produtivas (duas de Kalanchoes em Holambra, São Paulo, uma de rosas em Andradas, Minas Gerais,  e, outra, em Ubajara, no Ceará), o Grupo produz cerca de 16,1 milhões de rosas e 5,8 milhões de vasos e 38.400 maçosde kalanchoes por ano, comercializados para todo o Brasil por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

      Todos os cultivos são feitos em estufas climatizadas, adequadas às necessidades de cada cultura. O sucesso da marca Swart deve-se a quatro importantes fatores: decisão de produzir apenas flores de alta qualidade; escolha correta das áreas de produção; e a realização de parcerias com importantes melhoristas(breeders) europeus. Essas parcerias permitem a manutenção da qualidade das flores e o lançamento recorrente de novidades em variedades.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •