• NOTICIAS

      28/07/2015 | ABAL - Encontros Musicais

      Líricos paulistanos no palco da ABAL-Campinas

      Patrícia Amaral, Marcus Fontanari, Giulio Pavanello, Rogério Urquizas e João Moreira Reis

      Na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa (ACI) – na rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591 – a ABAL Campinas apresenta recital com os cantores, atuantes em S. Paulo, o soprano Patrícia Baptista do Amaral, o baixo Giulio Pavanello e os tenores Rogério Urquizas e Marcus Fontanari, com acompanhamento ao piano de João Moreira Reis. A direção musical é do professor e baixo Eduardo Janho-Abumrad. No repertório, figuram peças líricas de compositores oitocentistas e do século 19, bem como contemporâneos. O programa é o seguinte: Alessandro Scarlatti, Già il sole dal Gange; Antonio Cesti, Intorno all’ idol mio; Lorenzo Fernandez, Noite de Junho; Alberto Costa, Serenata; F. Paolo Tosti, A’ vucchella; Salvatore Cardillo, Core ‘ngrato; H. Villa-lobos, Xângo; Alberto Nepomuceno, Trova nº1; P.I. Tchaikovsky-(1840-1893), Serenata, de Don Giovanni; Edoardo Di Capua, Maria, Marí, Teodoro Cottrau,  Santa Lucia; C.W.Gluck, O del mio dolce ardor (Elena e Paride); Charles Gounod, Valzer du Juliette, ( Romeo et Juliette); Vincenzo Bellini, Deh tu bell’anima (I Capuletti e I Montecchi); Tchaikovsky, ária de Gremin, (Eugene Oneguin); Gustave Charpentier, Depuis le jour (Louise) ; Jules Massenet, Ah! Fuyez,douce image, (Manon); Giuseppe Verdi, ária e Cabaletta di Silva, (Ernani); Giacomo Puccini, O soave fanciulla, (La Bohème)

      O soprano Patrícia Baptista Amaral nasceu em Belo Horizonte (MG)e tem graduação em Canto pela Escola de Música da UFMG (2004). Atualmente residente em São Paulo, está sob orientação do professor Eduardo Janho-Abumrad,  desenvolvendo o repertório de soprano lírico. Em Belo Horizonte, atuou como solista em óperas junto à Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, sob regência do maestro Sílvio Viegas, incluindo “Così Fan Tutte” (Despina), “As Bodas de Figaro” (Barbarina), “A Flauta Mágica” (Pamina). Apresentou-se ainda como solista em várias óperas em concerto, na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes). Entre 2001 e 2005, Patrícia integrou e foi solista do “Ars Nova Coral da UFMG”, sob regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Foi também corista contratada do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, em BH, em diversas produções. Em 2002, apresentou-se com a Orquestra de Violoncelos “Cello 12 th”, da Virgínia (USA), cantando as “Bachianas Brasileiras- nO5” (Villa Lobos), em tourné mineira. Destacam-se ainda em seu repertório, “Exultate Jubilate” (Mozart), “Easter Oratorio” (Bach), “Te Deum em Ré Maior” (atribuído a Manoel Dias de Oliveira), entre outros.

      O baixo Giulio Pavanello é natural de São Paulo, tendo iniciado seus estudos de canto com a professora Rosíris Del Bianco. Em 1995 foi convidado pelo maestro Luiz Fernando Malheiro para integrar o elenco da ópera La Bohéme, de Puccini, no papel de Colline. No mesmo ano, passou a integrar o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, onde se apresentou na série Vesperais Líricas interpretando importantes personagens do repertório de baixo, como Banquo, da ópera Macbeth, Padre Guardiano, da ópera La Forza Del Destino (ambas de Verdi); Baldassare (La Favorita) e Raimondo (Lucia di Lammermoor), de Donizetti; Giorgio (I Puritani, de Bellini); Il Duca d’Arcos (Salvator Rosa, de Carlos Gomes); Rocco, no Fidelio de Beethoven. Cantou as óperas encenadas Il Barbiere di Siviglia, de Rossini (Don Basílio); Rigoletto, de Verdi (Sparafucile); I Capuleti Ed i Montecchi de Bellini (Cappelio); Fosca de Carlos Gomes (Il Doge); The Mikado de Sullivan (Pooh Bah); L’Elisir d’Amore de Donizetti (Dulcamara); Carmen, de Bizet (Zuniga); além de peças Sacras (Réquiem e Missa da Coroação de Mozart; Theresienmesse de Michael Haydn) e um variado repertório camerístico. Recentemente apresentou-se no Theatro São Pedro, em São Paulo, na série Tardes de Ópera, nas óperas Fosca, de Carlos Gomes com o personagem Gajolo e em Eugene Onegin, de Tchaikovsky, como o Príncipe Grêmin. Participou de Master Classes com Vladimir de Kanel, Fedora Barbieri e Ievgeni Nesterenko. Atualmente trabalha sob orientação do baixo Eduardo-Janho-Abumrad.

      Já o tenor Rogério Urquizas, também natural de São Paulo, iniciou seus estudos de canto na Fundação das Artes de São Caetano de Sul , estudando com a professora Claudia Neves Pinto e posteriormente com Maria Cecilia de Oliveira. Foi aluno do renomado contralto Leilah Farah (2001) e de Eloisa Baldin (2010), além de trabalhar repertório com o pianista e Coach, Vitor Philomeno e performance vocal e técnica com a Mezzo Soprano Graciela Araya (Chile–Alemanha). Foi aluno do Mezzo Soprano Edineia de Oliveira (técnica vocal e repertório de 2011 a 2014) e atualmente estuda com o baixo Eduardo Janho-Abumrad.

      Aos 17 anos ingressou no Coral do Estado de São Paulo sob a regência do Maestro José Ferraz de Toledo, onde desenvolveu do repertorio de música sacra à operística com execução desde Bach a Verdi. Participou como coralista de obras como 9ª Sinfonia (Beethoven), Missa da Coroação KV 317 (Mozart), Stabat Mater (Rossini), Gloria (Vivaldi), Sinfonian 2ª (Mahler), e nas óperas Le Nozze di Figaro, A Flauta Magica (Mozart), Don Pasquale (Donizetti), Il Barbiere di Siviglia (Rossini), La Traviata (Verdi), sendo regido pelos maestros Flavio Florence, Gustavo Petri, Antônio Carlos Neves Pinto, Sergio Assumpção, Luis Fernando Malheiro e Isaac Karabtchevsky. Cantou como solista em recitais de canto com o repertorio de ópera e Música de Câmara. Participou do Núcleo de Ópera Geo, onde cantou a Pocket de Le Nozze di Figaro, de Mozart, onde cantou no papel de Don Curzio sob a direção cênica e vocal de Eloisa Baldin. Participou do 1º e 2º Festival internacional de Inverno de São Caetano do Sul, e do 12º Festival de Música nas Montanhas, na classe de Studio Ópera, sob a direção de Regina Elena Mesquita. Participou de masterclass com Carmo Barbosa (SP), com o Maestro Cesar Tello (Argentina) e Renato Bruson (Italia), Mariana Cioromilla (Romenia) e Carlo Colombara (Itália); masterclass e aulas particulares. Desenvolve um trabalho de repertório do Bel canto ao romantismo, obras de G. Verdi, G. Puccini, V. Bellini, G. Donizetti e J. Massenet. Atualmente, prepara os personagens Pollione, da ópera Norma de Bellini, Werther, de Massenet. Em 2013 fez seu “debut” cantando na ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini (Goro), e nas comemorações dos 200 anos de Giuseppe Verdi no Primeiro Festival de Ópera de Vitoria, (ES). Em 2015, consta da programação da temporada do Theatro São Pedro.

       

      O tenor Marcus Cezar Fontanari, formado em Direito, cursou também a Escola de Arte Dramática, na USP. Atualmente, dedica-se aos estudos de canto, aprofundando-se nos repertórios dos períodos Barroco e Romantismo Italianos, com os Professores Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis. Apresentou-se em recitais na cidade de São Paulo, em Campinas e em Cidades do interior de São Paulo, numa modalidade didática para o público.

       

      João Moreira Reis, pianista, nasceu em Barretos, SP, onde iniciou os estudos musicais e de piano com Janette Bampa, tendo se diplomado pelo Conservatório Musical "Carlos Gomes", daquela cidade, período no qual aperfeiçoou-se com Alexsandra Grossi, em São Paulo. Posteriormente, concluiu o curso de piano pela Faculdade Paulista de Arte, na capital paulista, onde estudou com Vera Velloso e André Müller. Desde 1985 colabora ao piano com cantores eruditos, acrescentando à atividade de solista a de camerista, com apresentações no Brasil, Alemanha e Itália, em salas como MASP e Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Museu Sacro, em Salvador, Finep, no Rio de Janeiro, Centro de Convivência de Campinas, Estúdio Bennet Kleintje, em Munique/Alemanha, Auditório RAI de Turim, Palazzo Ottolenghi, de Asti, Grupo Amigos da Lírica, em Brescia e Academia Europeia de Música de Erba, na Itália. Registrou para a Europa Rádio de Milão, Rede Vida de Televisão e no programa Músicas que Elevam, do canal LBV, além de ter gravado o CD “Dedicatórias”, pela Algol (São Paulo), em repertório de câmera brasileiro com o baixo Eduardo Janho-Abumrad, com quem forma o duo Abumrad/Reis desde 1985 e cujo orientador é Ricardo Ballestero. Desde muito cedo ensina piano em diversos institutos de Barretos e São Paulo, além de ser pianista acompanhador em outros tantos cursos particulares e Master Classes de Canto, ministrados pelo duo Abumrad/Reis em São Paulo, Belo Horizonte e Milão, na Itália. Desempenhou essa mesma função no “Civico Istituto di Musica ‘Giuseppe Verdi’” em Asti, na Itália, entre 1989 e 1995.

      Luiz Gonzaga de Oliveira (Brasil), Fábio Luz e Adriana Maimone (Itália) são nomes que influenciaram seu aperfeiçoamento técnico e estilístico, no repertório pianístico.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •