• NOTICIAS

      05/08/2015 | El Tranvía apresenta os vinhos e novo corte

      El Tranvía apresenta os vinhos La Tregua e o novo corte, Bife Montevideo

      Produtor e enólogo uruguaio Daniel Pisano é convidado para comandar palestra e harmonização da bebida com os pratos da casa

       O Grupo La Trégua, que reúne os restaurantes El Tranvía (São Paulo, Campinas e Sorocaba) e El Uruguayo (Alphaville), apresenta o novo corte da casa, o Bife Montevideo, e os vinhos La Tregua, exclusivos da rede. Para abrilhantar a divulgação, o grupo convidou o produtor e enólogo uruguaio Daniel Pisano - estrela da produção vinícola no país vizinho e responsável pelo desenvolvimento dos rótulos-, para comandar uma degustação/harmonização da bebida com os pratos do cardápio.

      O expert irá percorrer as casas de Sorocaba, Campinas e Alphaville comandando almoços para grupos de convidados, que terão o novo corte como prato principal. Ideal para compartilhar, o Bife Montevideo, que já pode ser conferido nos quatro restaurantes, foi desenvolvido exclusivamente para a rede e traz 900 gramas de carne suculenta, macia e com baixo teor de gordura.

      A história dos vinhos La Tregua começou quando Pisano, amigo de longa data dos sócios, resolveu homenagear e presentear o empresário Juan Fontana, um dos proprietários da casa, com um vinho que levava o nome do grupo no rótulo. Fontana gostou tanto da ideia que encomendou ao amigo que aprimorasse e desenvolvesse uma bebida especial para abastecer o El Tranvía e o El Uruguayo.

      São três rótulos: La Tregua (60% Tannat e 40% Cabernet Sauvignon), La Tregua Reserva  (80% Tannat e 20% Cabernet Sauvignon) e Juan Fontana Reserva Especial (100% Tannat), ideais para harmonizar com as carnes, que são as estrelas do cardápio.

      O gerente geral do grupo, Gabriel Mihaly, explica que os três vinhos possuem bouquet  intenso e concentrado, com bastante fruta. "Na boca, são vinhos frutados e potentes, ideais para acompanhar os mais diversos cortes de carne", diz.

      Na opinião de especialistas do gabarito de Jancis Robinson e Steven Spurrier, Pisano é o melhor produtor do Uruguai. Entre outros bons vinhos, o país tem sido elogiado por seus ótimos tintos de Tannat, dos quais Pisano provavelmente é o maior representante. A variedade foi trazida ao país por volta do ano de 1870 por imigrantes bascos e logo se transformou na uva nacional do Uruguai. A bodega Pisano, fundada em 1914, produz artesanalmente pequenas quantidades de vinhos de alta qualidade, cheios de sabor e personalidade. Atualmente, a vinícola é administrada por quatro irmãos Pisano: Daniel, Eduardo, Gustavo e César.


      Sobre o El Tranvía

      A vontade de compartilhar momentos prazerosos com os amigos e de saborear o "asado", típico churrasco uruguaio no Brasil, fez com que uma família uruguaia estabelecida em São Paulo abrisse em 1997 a primeira unidade do El Tranvía. Localizado em uma pequena casa de vila no bairro Santa Cecília, o cantinho dos amigos e da família começou modesto, com apenas 26 lugares e 8 funcionários.

      Mas o sabor da boa carne, aliado à hospitalidade dos uruguaios, começou a chamar a atenção. E em poucos anos, a pequena vila foi sendo tomada pelo El Tranvía, que incorporou casas vizinhas, construiu espaços, pátios e hoje é referência, com 200 lugares para atender seus clientes com primazia. Tudo sem perder a característica, o DNA da família, que faz questão de manter as tradições da cozinha uruguaia, com cortes 100% importados do país vizinho, aliando duas paixões: o prazer despertado por uma boa refeição e o atendimento de excelência.

      E o que começou como um hobby tomou grandes proporções. Hoje o El Tranvía tem quatro casas: a de São Paulo, a de Alphaville, batizada de El Uruguayo, uma em Campinas, no Iguatemi Campinas, inaugurada em julho de 2013, e a mais recente delas, aberta no começo de 2014 em Sorocaba, no Iguatemi Esplanada.

      O nome El Tranvía, que em português significa "O Bonde", símbolo da marca, remete ao DNA 100% uruguaio. Antigamente, nas épocas de glamour do Rio Del Plata, quando o Uruguai era considerado a Europa na América, tranvía era o meio de transporte. Então, para os uruguaios, é uma espécie de homenagem e de lembrança. Além disso, a casa em São Paulo, em sua estrutura inicial, se assemelhava à área interna de um vagão, pois as mesas eram divididas por um corredor.

      O cardápio do El Tranvía possui opções para todos os gostos. Além das carnes bovina, suína e de cordeiro, há sugestões de frango, peixe, embutidos, entradas, acompanhamentos diversos, saladas e sobremesas. Uma das deliciosas sugestões de entrada é a Provoleta Caprese, com queijo provolone grelhado com tomate e manjericão. Um de seus diferenciais, além da harmonia dos ingredientes, é que o queijo é semi-defumado, o que o deixa mais leve.

      Dentre as várias opções de salada, está a Araminda, a preferida dos habitués da casa. É uma mistura perfeita de alface, rúcula, tomate, cenoura, mussarela de búfala, palmitos, batata palha e bacon torrado, servidos com um molho exclusivo à base de mostarda Dijon. Para os amantes de aves, a dica é o Galeto a la Napolitana, desossado, com tomate, mussarela e orégano. E para quem gosta de peixe, as opções ficam entre o Salmón (salmão), o Lenguado (linguado) e a Trucha (truta), que são servidos acompanhados de legumes na manteiga e com quatro opções de molhos: manteiga com amêndoas, meunière, limão e balsâmico. Entre as sobremesas, as tipicamente uruguaias chamam a atenção, como a torta Alfajor, com discos de massa crocante intercalados com doce de leite uruguaio, coberto com marshmallow e raspas de chocolate meio amargo.

      As carnes são o grande atrativo do El Tranvía. A preocupação do grupo com a carne começa pelo menos três anos antes de chegar à mesa dos clientes. Todas as carnes são importadas do Uruguai, de uma propriedade situada na cidade de Durazno, e o grupo cuida do animal desde que ele é bezerro até a hora do abate. "É uma carne especial, que leva o nosso selo e tem o nosso padrão de qualidade. Selecionamos o animal pelo peso e só trabalhamos com as raças irlandesas, como a Angus. Devido à geografia plana do país e à alimentação preferencialmente natural, o animal do Uruguai tem uma carne mais macia e textura diferente do que as encontradas no mercado brasileiro", explica o gerente geral da rede, Gabriel Mihaly.

      Mihaly conta ainda que mesmo depois do abate, a busca pela carne ideal continua.  "O frigorífico Sarubbi, um dos mais importantes do Uruguai, ainda faz a pré-seleção do marmorizado da carne, a medição do PH, que tem que ser ideal. Só depois disso, a carne é maturada, embalada com o selo El Tranvía e transportada para o Brasil", detalha.

      Para fazer o churrasco, ou o "asado", como é chamado pelos uruguaios, a receita também é bem diferente da brasileira. A carne é temperada apenas com sal refinado e assada na brasa à lenha, nas tradicionais parrillas uruguaias.

      Como destaques no cardápio, as sugestões são o Chorizo, linguiça de carnes bovina e suína suavemente temperada. Exclusividade da casa, é feita no restaurante, seguindo uma receita de mais de 100 anos; o Bife Uruguaio, que consiste no corte mais nobre do ancho e agrada a todos os paladares, e o Asado de tira, costela cortada em ripas, grelhada diretamente na brasa, não passando pelo processo de "bafo" tipicamente brasileiro.

       
      Serviço

      El Tranvía - Unidade Campinas

      Local:  3º piso do Iguatemi Campinas

      Horário: De segunda a quarta-feira das 11h30 às 23h30; de quinta a sábado das 11h30 à 0h e aos domingos das 11h30 às 23h.

      Informações e reservas: (19) 3294-1345

      Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito (todos)

       

      El Tranvía - Unidade Sorocaba

      Local: Ala Sul do Iguatemi Esplanada

      Horário: De segunda a quinta-feira das 12h às 15h e das 18h à 0h; de sexta das 12h às 16h e das 18h à meia noite; aos sábados das 12h à meia noite e aos domingos das 12h às 17h.

      Informações e reservas: (15) 3243-9221

      Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito (todos)

       

      El Uruguayo – Alphaville

      Local: Av. Copacabana, 166, Alphaville

      Horário: De segunda a sexta-feira, das 12h às 16h e das 18h à 0h; sábados, das 12h `a 1h; domingos, das 12h às 17h.

      Informações e reservas: (11) 4195-6784

      Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito (todos)






  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •