• NOTICIAS

      11/09/2015 | Concurso de Cantores Líricos

      INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE CANTORES LÍRICOS: ÚLTIMA SEMANA

      A Secretaria Municipal de Cultura e o CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes, com apoio técnico da ABAL Campinas, segue aceitando inscrições até o dia 14 de setembro para o VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos. A distribuição dos candidatos por eliminatória será definida por sorteio e o resultado será comunicado pela organização, por e-mail, até o dia 17 de setembro de 2015. Conforme o regulamento, podem candidatar-se pessoas físicas, estudantes das escolas de música de todo o Brasil, bem como profissionais em início de carreira, de nacionalidade brasileira, cuja idade, em 01 de setembro de 2015, não seja inferior a 18 ou superior a 35 anos.

      Os candidatos devem preencher Ficha de Inscrição, com breve currículo da vida musical, foto, cópia da Cédula Identidade, e três cópias legíveis das partituras de cada peça constante do programa proposto, mais um CD ou DVD contendo gravação recente das peças exigidas na Pré-Seleção.

      As inscrições devem ser entregues, ou enviadas pelo correio, em envelope lacrado para o CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes, Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas, SP, CEP 13010-151, aos cuidados do eng.o Marino Ziggiatti. A Secretaria Municipal de Cultura concederá prêmios de 4 mil reais aos vencedores como Melhor Intérprete de Ópera de Carlos Gomes; Melhor Voz Masculina; Melhor Voz Feminina; e de mil reais para o Melhor Intérprete de Canção de Câmera de Carlos Gomes e à Jovem Voz Revelação, prêmios esses sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos, conforme a legislação.

      Igualmente, serão atribuídos Diplomas de Honra ao Mérito, pelo CCLA, aos candidatos situados na faixa etária entre 18 e 25 anos que, segundo decisão da banca de jurados, se destaquem como “Melhor Intérprete de Canção de Carlos Gomes” e “Cantor ou Cantora Revelação”. Todos os candidatos finalistas receberão do CCLA Certificado de Participação no VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos.

      O concurso será desenvolvido em três etapas: a Pré-seleção consistirá na audição dos CDs e DVDs entregues no ato da inscrição, e a comissão escolherá dentre os candidatos concorrentes não superior a 18, pelos critérios de Timbre; Técnica vocal; Interpretação; Emissão; Qualidade artística e Adequação geral.

      As provas eliminatórias e final serão realizadas no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas - CCLA, localizado à Rua Bernardino de Campos, nº 989, Centro, Campinas. Os candidatos serão distribuídos em dois grupos de, no máximo, nove concorrentes cada para as provas semifinais, de caráter eliminatório. A audição do primeiro grupo será feita no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 19h00 e a do segundo grupo no dia 24 de setembro, quinta-feira, às 19h00 horas. No caso em que o número de candidatos seja inferior a 11, a organização poderá, a seu critério, realizar somente uma eliminatória no dia 24 de setembro (quinta-feira). O candidato deverá acatar a data de prova que lhe for atribuída, sob pena de desclassificação por não comparecimento. Neste caso, o candidato imediatamente classificado na pré-seleção será convidado a substitui-lo. A Prova Final realizar-se-á no dia 25 de setembro (sexta-feira), às 19h00, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas - CCLA.

      Em cada prova, as peças do programa serão sempre apresentadas sem interrupção, na ordem escolhida pelo candidato e de memória. A ordem de apresentação dos candidatos será sorteada, antes de cada prova. As provas serão abertas ao público em geral.

      A Pré-Seleção deverá ser constituída de uma Canção Erudita em língua portuguesa; uma Ária de Ópera ou Oratório, Modinha ou Canção de Câmera, em língua estrangeira de Antonio Carlos Gomes; uma Ária de Ópera de Antonio Carlos Gomes. A Prova Eliminatória deverá ser constituída de uma Aria de Ópera do Período Romântico; uma Canção de Câmera, Peça de Oratório ou Modinha de Antonio Carlos Gomes; uma Ária de Ópera de Antonio Carlos Gomes. A finalíssima deverá ser constituída de uma Canção de Antonio Carlos Gomes; uma Ária de Ópera, Peça de Oratório ou Canção de Câmera, em língua estrangeira, de livre escolha; uma Ária de Ópera de Antonio Carlos Gomes, de confronto, sendo para Soprano Leve ou Ligeiro – (Recitativo) Nel regno delle rose...Ohimé! Ia corda mi si spezzó! (Ária) – Dei miti sui profumi (Adin, da ópera Condor); Soprano Lírico – (Recitativo) Alba dorata del natio suol...(Ária) – O Ciel di Parahyba – (Lo Schiavo); Soprano Lírico Spinto ou Dramático – (Recitativo) Ahimè! Più intensamente io I'amo... (Ária) – Oh mie notti d'amor (Maria Tudor); Mezzo Soprano ou Contralto – Monologo di Zuleida. Orda crudel, feroce...(Zuleida, da ópera Condor); Tenor Lírico – (Ária) – Va, codarda falange... Sol ch'io ti sfiori (Maria Tudor); Tenor Lírico Spinto ou Dramático – (Recitativo) - (Ária) Era del Gran Perdono il sacro dí (Condor, da ópera Condor); Barítono – (Recitativo) Olá! Io solo per voler sovrano...(Ária) Lugubre giocoliero (Maria Tudor) ; Baixo – (Recitativo) Muta, confusa era Giovanna...(Ária) Tanti il mio cor, bell'angelo (Maria Tudor).

      Os certificados serão entregues no auditório do CCLA, no dia 31 de outubro de 2015, durante o recital dos vencedores.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •