• NOTICIAS

      27/02/2016 | Médico nutrólogo orienta sobre dietas da moda

      MÉDICO NUTRÓLOGO RECOMENDA CUIDADO COM AS DIETAS DA MODA

      Uma dieta focada em sucos pode provocar um alto índice glicêmico. Já uma dieta com alta ingestão de proteína pode sobrecarregar e comprometer o funcionamento dos rins, se a pessoa já tiver uma predisposição para uma doença renal.

      O médico nutrólogo, Erico Rolvare, recomenda muita precaução com as chamadas dietas da moda, que prometem resultados imediatos e muitas vezes podem até comprometer a saúde das pessoas.

      Temos dietas para todos os gostos, que prometem reduzir o peso e proporcionar o corpo ideal, mas o que as pessoas precisar realmente saber sobre elas?

      Erico Rolvare – O fato de sermos um País tropical onde a exposição de um corpo magro é uma necessidade constante faz com que surjam sempre as chamadas dietas da moda, que prometem resultados imediatos, mas podem trazer problemas para a saúde das pessoas. Essa necessidade de resultados imediatos pode descompensar o organismo, trazendo sérios danos à saúde.

      As dietas são dos mais diferentes tipos, uma das mais recentes, a chamada paleolítica, que remete aos homens das cavernas, se baseia na ingestão de proteínas e raízes e outra foca na ingestão de sucos.  Outras recomendam suprimir, por exemplo, o carboidrato da alimentação. Qual a sua avaliação sobre todos esses tipos de dietas?

      Erico Rolvare - Quando você retira um nutriente do organismo, por exemplo, o carboidrato, o organismo se adapta a sua falta. O problema é que quando volta a ingerir esse carboidrato, a absorção pelo organismo vai ser muito mais rápida, adquirindo tudo àquilo que se perdeu durante a dieta. É importante que se faça uma dieta equilibrada, com todos os aspectos nutricionais que o organismo necessita, para que ele vá se acostumando ao novo ritmo.
       

      Pela sua avaliação, uma dieta focada, por exemplo, na ingestão de sucos ou somente no consumo de proteína, não traz bons resultados para o organismo?

      Erico Rolvare – Sem dúvida.  Uma dieta focada em sucos vai resultar na ingestão de carboidrato simples. No suco, a fibra das frutas foi quebrada e o resultado é uma dieta com alto índice glicêmico. Isso vai liberar muita insulina pelo pâncreas, resultando um efeito rebote na fome, fazendo com que a pessoa vá buscar o consumo de mais carboidrato.

      Uma dieta pautada no consumo de proteína dá uma saciedade maior, mas a digestão é mais lenta, exigindo mais do organismo no seu processo metabólico. Quando se ingere uma grande quantidade de proteína, na metabolização dessas proteínas, o excesso vai ser eliminado através do rim, gerando uma sobrecarga nesse órgão. Em uma pessoa saudável, o rim consegue lidar razoavelmente bem com isso, já em uma pessoa que tem um problema renal, pode se agravar tanto, ao ponto que um paciente renal crônico, tem que ser submetido à hemodiálise. Para que as pessoas entendam como isso é sério, a principal medida nesses casos é ingerir pouca proteína animal.
       

      Como você resumiria uma alimentação saudável e equilibrada?

      Erico Rolvare – A alimentação saudável é pautada nos três grupos alimentares – proteínas, carboidratos e gorduras. Sempre consumir produtos saudáveis, de boa qualidade e de procedência reconhecida.

      Recomendo fugir das proteínas processadas ou embutidas. Opte por um bife, mesmo de carne vermelha, frango ou peixe. Até um ovo cozido, que já teve a sua fase de vilão, mas se for ingerido dessa forma, não tem problema. Nas gorduras saudáveis, o azeite e o óleo de coco são boas opções. Dentre os carboidratos sugiro o consumo in natura e quanto menos refinado melhor.  Isso vale para as farinhas. O arroz e o feijão são carboidratos que têm baixo índice glicêmico e são saudáveis para o organismo. Outra boa sugestão de ingestão de carboidratos são as frutas, uma vez que a frutose tem menor índice glicêmico.
       

      A alimentação em horários fracionados é importante para uma dieta saudável?

      Erico Rolvare - Temos que ter as três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar.  No jantar fuja dessa mania do lanche ou pizza e faça essa refeição com uma salada ou proteína, dependendo dos objetivos de emagrecimento. Não consuma arroz e feijão no jantar, somente no almoço. Outro aspecto importante é que quanto mais nos voltarmos para a qualidade de vida e uma alimentação saudável, mais redescobriremos o prazer de preparar o nosso próprio alimento.

       

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •