• NOTICIAS

      18/03/2016 | MRV e as Mudanças Climáticas

      MRV ENGENHARIA LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

      Esta é mais uma iniciativa que contribuirá para as ações de sustentabilidade da empresa

      A MRV Engenharia lança campanha alusiva ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, comemorado no dia 16 de março. Mensalmente serão realizados treinamentos abordando temas como mudanças climáticas, liberação de gases na atmosfera e efeito estufa.

      “A nossa proposta é que sejam feitos treinamentos virtuais mensais com os responsáveis pelas áreas de meio ambiente e segurança no trabalho de toda a empresa, para que possam desdobrar para as suas equipes conhecimentos sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo no nosso planeta e as formas sobre como atuar no dia a dia para minimizá-las”, explica Thaís de Morais Souza, analista ambiental da empresa e responsável pelo curso de capacitação. 

      Regional Campinas da MRV

      Na Regional Campinas da MRV, Fernanda Brandani Vieira, engenheira civil, Coordenadora de Segurança do Trabalho e responsável pela área ambiental, ressalta que, “já temos na empresa várias ações sustentáveis e que visam informar e conscientizar os colaboradores sobre a importância de se cuidar do planeta”. Fernanda afirmou que nas obras, a MRV está realizando treinamentos para que seja feito o descarte correto de resíduos, como madeira, plástico e restos de tubulações, entre outros. Nas obras foram criadas áreas cobertas e devidamente sinalizadas para o armazenamento desses resíduos. Também estão sendo utilizadas caçambas e caixotes, para o descarte correto desses resíduos.

      A coordenadora enfatiza que esses colaboradores que estão recebendo explicações sobre as mudanças climáticas e o efeito estufa, também serão agentes multiplicadores dessas informações. “No dia a dia, eles estão entendendo como o lixo jogado em qualquer lugar, por exemplo, pode contribuir para provocar enchentes”, acrescentou Fernanda.

      Na regional sul os treinamentos já estão sendo desdobrados. “Estamos buscando conscientizar todos os nossos funcionários e também terceirizados, por meio de treinamentos nesta temática”, explica o engenheiro ambiental da regional Sul da MRV Engenharia, Marcos Santiago. De acordo com Santiago, o objetivo é levar conhecimentos sobre o assunto que possam promover mudanças na atitude das pessoas.

      Continuidade

      O programa é uma continuação de ações desenvolvidas pela construtora no campo da sustentabilidade, que incluem a conscientização da comunidade do entorno dos empreendimentos, além da segregação dos resíduos das obras. Em 2014 foram segregados 75% dos resíduos das construções e 2015 cerca de 96%. Para se ter ideia do impacto em 2015, cerca de 247.000 m³ de resíduos, que tinham como destino o aterro sanitário, foram reciclados, reutilizados, doados, vendidos ou realizada a logística reversa.

       “Nossa equipe de engenheiros ambientais e técnicos já implementaram também diversas ações para diminuir o consumo de água tratada e de energia elétrica em nossos canteiros de obra”, conta o especialista.

      “Estamos utilizando água da chuva, captada nos telhados e armazenada no subsolo, e instalando lâmpadas feitas de garrafas PET ou ainda usando telhas transparentes em galpões, para diminuir a necessidade de lâmpadas elétricas”, explica Santiago. O engenheiro explica que essas ações são simples e podem ser replicadas por todos. “Agora queremos ampliar a capacitação dos nossos colaboradores para que tenham um papel multiplicador das boas práticas junto à sociedade”, frisa.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •