• NOTICIAS

      08/04/2016 | Dia Mundial da Doença de Parkinson

      NO DIA MUNDIAL DE PARKINSON, PRESIDENTE DA ACP AFIRMA QUE DISCRIMINAÇÃO É O MAIOR PROBLEMA

      Entidade luta ainda para que portadores da doença tenham tratamento igualitário na legislação.

      O próximo dia 11 de abril – Dia Mundial da Doença de Parkinson, marca a data de nascimento de James Parkinson, médico inglês, que em 1817 publicou pela primeira vez um estudo sobre a doença, que assim seria denominada em sua homenagem.  Passados 199 anos, a discriminação ainda é o principal problema, na avaliação do presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP), Omar Abel Rodrigues, ele mesmo portador da doença há 16 anos. “O maior desafio da Associação é descobrir os portadores de Parkinson. Somente no município de Campinas a estimativa é de mil portadores da doença. Pelas características do Parkinson, que em geral provoca tremores nas pessoas, elas têm vergonha, se sentem discriminadas e se escondem dentro de casa. Nosso trabalho é a inclusão social dessas pessoas”, explica o presidente da ACP. Em torno de 0,1% da população mundial tem essa doença e a sua presença nas faixas mais jovens de idade tem aumentado nos últimos anos. No Brasil, a estimativa é de 200 mil portadores de Parkinson.

      Legislação – A Associação Campinas Parkinson tem atuado em Brasília, junto aos deputados federais e senadores, no sentido de se alterar a legislação que rege a aposentadoria dos portadores do Mal de Parkinson. A Lei 8213, de 24 de julho de 1991, dispõe em seu artigo 45, que o valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar de assistência permanente de outra pessoa, será acrescido de 25%. Aqueles que se aposentaram por tempo de serviço ou por idade e a doença de Parkinson se manifestou após a aposentadoria, não tem o mesmo direito a esse benefício.

      Para o presidente da ACP, Omar Abel Rodrigues, isso é absurdo e inaceitável. “Que culpa tem essa pessoa de ter sido acometida pela doença após a aposentadoria? A doença é a mesma e pode além de Parkinson, ser Alzheimer ou Esclerose Múltipla, todas degenerativas”, explica. Em 27 de agosto de 2015, em audiência com os congressistas em Brasília, estiveram presentes portadores da doença e representantes de diversas Associações de Parkinson do Brasil, incluindo a de Campinas e a Associação do Distrito Federal, que coordenou esse encontro.

      Desde maio de 2011, os portadores do Mal de Parkinson de todo o País, têm feito gestões para mudanças nessa legislação.  O presidente da ACP informa que essa proposta de alteração na legislação foi aprovada em 2015 na primeira comissão da Câmara Federal, que é a Seguridade Social e Família. Atualmente se encontra na comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Falta ainda passar por mais duas comissões – a de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e Cidadania, para depois ir ao plenário da Câmara.

      “Estamos otimistas e esperamos que aos congressistas se sensibilizem para a justiça do nosso pleito”, justificou o presidente da Associação Campinas Parkinson.

      Sintomas – Os principais sintomas da doença de Parkinson são tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alteração no equilíbrio. Como a doença é progressiva e degenerativa, o paciente deve procurar suporte médico para realizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Por isso, o Dia Mundial da Doença de Parkinson é uma data propícia para a conscientização da sociedade.

      O fone da Associação Campinas Parkinson para maiores informações é  (19) 9-9792-6233. Site: www.campinasparkinson.org.br.


      Foto:  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •