• NOTICIAS

      11/04/2016 | Instituto SER

      Instituto SER realiza exposição de fotos no mês de Conscientização do Autismo

      “Desenquadramentos” reúne mais de 20 fotos dos educandos no Galleria Shopping
       
      Exposição, Workshop e Palestra começam na próxima quinta-feira comemorando o Abril Azul

      O Instituto SER - clínica escola que há mais de 27 anos atende crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) através de tratamento e escolarização - iniciou a programação do “Abril Azul” - Mês de Conscientização do Autismo, exibindo o filme “Robin Hood Procurado Vivo ou Morto por Ordem da Coroa”, no dia 02, no Cinemark Iguatemi Campinas, que tem no elenco 80% dos educandos. No dia seguinte, pela 5° vez, foi realizada a Caminhada pelo Autismo na Lagoa do Taquaral, que reuniu aproximadamente 400 pessoas.

      Os eventos que promovem a inclusão continuam. Na próxima quinta-feira, (14/04), será aberta a exposição “Desenquadramentos”, às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Galleria, em Campinas, SP. A iniciativa surgiu a partir das Oficinas de Fotografia realizadas entre o fotógrafo Samuel Lorenzetti e os educandos do Instituto SER.

      “Tudo começou quando participei em maio do ano passado da Oficina de Profissões cujo objetivo é levar profissionais de diferentes áreas ao Instituto SER na tentativa de despertar o interesse dos educandos e inseri-los no mercado de trabalho”, lembra Lorenzetti.

      As oficinas ocorreram de outubro a março de 2016 e contaram com a participação de 14 educandos. “Eles fotografaram com câmeras de celular, de tablet e também com equipamentos profissionais. Então, pensamos em mostrar esse trabalho para o público através da exposição”, afirma o fotógrafo.

      Na abertura da exposição haverá um coquetel com a presença dos educandos, pais e profissionais da área da saúde. “Desenquadramentos” terá mais de 20 fotos dos educandos, que foram escolhidas por meio de uma pré-seleção dos próprios educando do Instituto SER, com a seleção final de Samuel Lorenzetti.

      De acordo com a Diretora do Instituto SER, Cláudia Dubard, a exposição é mais uma oportunidade de compartilhar as habilidades de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). “Além de estimular os educandos que se identificaram com a fotografia e terão seus trabalhos expostos, podemos mais uma vez reforçar a inclusão, respeito e informação sobre suas capacidades e limitações”, ressalta.

      Fotógrafo profissional há mais de 20 anos, Samuel Lorenzetti atua em diversas áreas da fotografia. Como parte da exposição, dia 27, às 19h30 horas, ele vai ministrar uma palestra voltada para profissionais, professores, familiares e demais interessadossobre a sua experiência na Oficina.

      “Minha proposta foi utilizar a fotografia como forma de interação com o ambiente, estimulando a interpretação artística dos educandos com Espectro do Autismo. Foi a experiência mais incrível da minha vida e carreira, pois além de poder ensiná-los, estreitei meu contato e relacionamento com eles”, conta Lorenzetti.

       
      Palestra: Como identificar os primeiros sinais

      Fechando a programação do Abril Azul ocorrerá também na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, uma palestra com a fonoaudióloga do Instituto SER, Hedilamar Bortolotto. O tema “Como identificar os primeiros sinais” será abordado também no dia 27, às 20 horas. A palestra será voltada aos Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Profissionais das áreas da saúde e saúde mental, familiares e demais interessados.

      Hedilamar é graduada pela PUC Campinas (1979), com especialização em Fonoaudiologia Clínica pela PUC Campinas (1995). Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP (2008) com a dissertação “Linguagem e subjetividade: estudo de caso de uma criança com Síndrome de X Frágil”.
       

      Abril Azul- Mês de Conscientização do Autismo – Instituto SER
       

      Exposição “Desenquadramentos”

      Período: 14 a 24 de abril

      Horário: 10h às 22h  (Segunda à sábado) / 14h às 20h (Domingos)

      Entrada Gratuita

       

      Palestra com o Samuel Lorenzetti e Hedilamar Bortolotto.

      Data: 27 de abril

      Horário: 19h30

      Entrada Gratuita

      Local: Livraria da Vila – Shopping Galleria - Rod. Dom Pedro I, 131.5 - Jardim Nilópolis, Campinas – SP
       

      Sobre o Instituto Ser

      O Instituto SER é uma clínica escola que promove tratamentoe escolarização de crianças, jovens e adultos deficientes. Fundada em 1989, a organização oferece suporte e tratamento a pessoas com: autismo, hiperatividade, transtornos de personalidade ou comportamento, déficit de atenção, transtornos das habilidades motoras e retardos mentais. Além de proporcionar acesso a conteúdos norteados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a clínica escola tem o objetivo promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, estudos do meio, teatro, aula de música, computação e esportes.

      O Instituto SER realiza um trabalho de estimulação para crianças de 0 a 4 anos e um trabalho educacional direcionado a pessoas deficientes na faixa etária de 5 a 40 anos. O conteúdo pedagógico abrange o ensino fundamental e ensino médio, trabalhados em parceria com o CEEJA (Centro Estadual de educação de Jovens e Adultos).

      Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas e pedagogos buscam dia a dia desenvolver habilidades de comunicação, socialização em apoio aos educandos na inserção ao mercado de trabalho, na continuidade dos conteúdos pedagógicos e adaptação à rotina social.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •