• NOTICIAS

      01/06/2010 | Tenda Gastronômica oferece palestras no FILC

      Duas sobremesas exóticas foram destaques na Tenda Gastronômica do Festival Internacional da Leitura de Campinas (FILC) na tarde desta segunda-feira, 31 de maio. A palestra foi iniciada às 15h30 por Camila Valim, engenheira de alimentos e proprietária da linha de sorvetes artesanais Sallini. Camila contou brevemente a história do sorvete e explicou as propriedades nutritivas dessa sobremesa: “O sorvete é rico em gordura, proteínas e carboidratos, portanto é altamente recomendável para aqueles que querem uma alimentação completa”.

      Após o discurso, Everaldo Molina, chef há 24 anos, preparou duas sobremesas a base de sorvete. A primeira, regada por uma calda quente de frutas ao licor de limão, foi acompanhada por sorvete artesanal de canela. A segunda foi composta por pão-de-ló com calda de chocolate, sorvete de café e chantili. O bolo, que não foi preparado na hora, pode ser substituído. “O ideal é que essa sobremesa seja preparada com brownie”, conta Everaldo, referindo-se ao famoso bolo de chocolate com nozes. Após o preparo, os doces foram distribuídos para degustação. Cerca de trinta pessoas participaram da aula.

      Às 17h, Everaldo ministrou outra palestra, desta vez sobre a carne de avestruz como parte da gastronomia francesa. Para degustação, o chef preparou creme ao perfume de alfazemas com carne de avestruz e avestruz com molho de mostarda e champignon.

      O FILC acontece este ano em três locais: Estação Guanabara, Largo do Rosário e SESC. A Tenda Gastronômica está instalada na sede da Estação Guanabara até o próximo domingo, 6 de junho, com palestras diárias às 15h e às 17h. A programação completa está disponível no site www.filc.com.br

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •