• NOTICIAS

      01/06/2010 | Caravela do Taquaral começa a reforma

      As obras de reforma da Caravela Anunciação, uma das principais atrações do Parque Portugal,  a popular Lagoa do Taquaral, na região Leste), tiveram início nesta segunda-feira, dia 31 de maio. Uma equipe de trabalho coordenada pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ), orgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, começou o serviço retirando as tábuas danificadas que não poderão ser reutilizadas.

      De acordo com o diretor do DPJ, Ronaldo de Souza, a equipe manterá o trabalho em ritmo acelerado, com previsão de conclusão dentro de 10 meses.

      Os serviços preliminares englobaram a limpeza da área do estaleiro, montagem do alojamento e do escritório que irá gerenciar a reforma.

      O projeto de restauro da caravela envolveu, por parte dos técnicos da Administração Municipal, a realização de registro de preços para compra dos materiais, contratação de um engenheiro naval para acompanhar os trabalhos dos carpinteiros do DPJ e de reeducandos.

      Um grupo de estudantes também foi autorizado pela Prefeitura a acompanhar a recuperação e um filme do restauro será produzido. O custo total da reforma está estimado em R$ 600 mil, valor 70% menor do que o anunciado no ano passado.

      A reforma será completa, abragendo todos os compartimentos da embarcação, que foi construída no próprio local e inaugurada em 1972. A caravela é réplica da nau Anunciação, que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras em 1500.

      Para ser concebida fielmente à embarcação que aportou no Brasil em 1500, o Museu da Marinha Nacional, no Rio de Janeiro, enviou, na época, documentos e plantas da caravela original. A nau Anunciação do município passou por diversas reformas e modificações. No início ela girava 360 graus no centro da lagoa e era a principal atração do Parque Portugal. Havia em seu interior um museu naval aberto a visitação dos frequentadores do parque.

      A caravela tem 29,65 metros de extensão por 8,64 metros de altura e pesa cerca de 75 toneladas. Ao todo são cinco andares, contando o porão da réplica, onde os visitantes podiam ver como eram as antigas embarcações dos lobos do mar, como eram conhecidos os navegadores da época do
      descobrimento.

      Ela possui três velas triangulares que ficaram amarradas. A primeira vela mede 26 metros, tem 13,5 metros de esteira com uma área de 130 metros quadrados. A vela do meio tem 80 metros quadrados e a vela mezena (colocada no mastro) tem uma área de 55 metros quadrados. Em 2008, a caravela afundou devido a uma série de fissuras em seu casos e precisou ser içada para ser restaurada.

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •