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      08/06/2016 | Hora do lar

      Hora do lar auxilia, online, pessoas físicas na relação com os empregados domésticos

      Após a implantação da PEC das domésticas, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de contratar domésticas, cuidadores de idosos e babás. Justamente para facilitar a relação empregado/empregador foi criado o Hora do Lar, uma ferramenta que, online, faz o controle de ponto, de horas extras e de adicional noturno por meio de um aplicativo de celular. O sistema ainda gera as guias e-Social.

      Só quem já enfrentou ações trabalhistas envolvendo empregados domésticos sabe os transtornos, prejuízos e até a decepção que a situação provoca. Justamente por terem enfrentado na Justiça uma ex-empregada com quem acreditavam manter uma fiel relação trabalhista, o empresário do setor de Tecnologia da Informação, Adriano Marques Garcias, e sua esposa, a publicitária Débora Cristina Barbieri, decidiram investir em um novo negócio para auxiliar as pessoas a evitarem essa situação.

      Eles mergulharam a fundo na legislação trabalhista, inclusive na recém-implantada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das domésticas, e desenvolveram um sistema, o Hora do Lar, considerado uma das mais modernas ferramentas tecnológicas por apresentar uma solução segura e eficiente para a gestão dos contratos e que pode ser utilizada tanto pelo empregador quanto pelo empregado (domésticas, babás, cuidadores de idosos, motoristas etc.).

      Basta que o interessado acesse o site  www.horadolar.com.br  para usá-lo, ou apenas testá-lo gratuitamente. De forma resumida, o Hora do Lar simplesmente gerencia e automatiza a relação entre empregador e empregados domésticos. Funciona como o relógio de ponto convencional, só que utiliza o celular do próprio empregado para registrar o horário de entrada, saída e intervalos.

      Baseado nesses registros, o sistema realiza a compensação de atrasos e faltas X horas excedentes, calcula todas as horas extras, adicionais e descontos, gerando o salário da forma como a legislação exige, assim como as guias de recolhimento de impostos.

      O sistema disponibiliza e gera, também, todos os documentos necessários (contrato, recibos de salários, de vale transporte e de férias, entre outros) e até avisa o empregado e o empregador, através do celular ou de e-mail, sobre fatos importantes: entrada do funcionário em hora extra ou em horário que exija o pagamento de adicional noturno e a data de pagamento do salário e dos encargos trabalhistas.

      “O serviço foi desenvolvido em total consonância com a PEC das domésticas e com toda a legislação trabalhista em vigor. A nossa ferramenta pode ser usada gratuitamente para quem só precisa de auxilio para a elaboração de contratos, acordos e emissão recibos e do registro de ponto por grade horária fixa, embora a grande diferencial do sistema seja, justamente, o real controle do horário pelo aplicativo baixado no celular. Para os serviços mais completos é cobrada uma pequena assinatura mensal”, explica Adriano Marques Garcias, criador do serviço Hora do Lar.

      Por assinatura, o valor mensal varia de R$ 19,90 a R$ 32,90, dependendo dos serviços que o empregador necessita. “Grande parte dos empregadores sofre ações trabalhistas, não por má fé. A maioria desconhece a legislação e acaba deixando brechas para os processos judiciais. Nosso sistema evita justamente as brechas que levam as relações a serem resolvidas no Judiciário”, complementa Maurício Garcias, diretor comercial.

      Como a PEC das domésticas ainda é uma novidade, o Hora do Lar aceita sugestões para adequar ou desenvolver soluções, de acordo com as especificidades apresentadas.


      Como funciona

      Toda a gestão é feita pela web, através do site www.horadolar.com.br (na área restrita aos assinantes) e o serviço é suportado pelos aplicativos para celulares (Funcionário e Empregador), por onde o funcionário registra o ponto e, tanto funcionário como empregador, tem acesso a relatórios e notificações.

      Esses aplicativos podem ser baixados nos celulares pela App Store e Google Play. Tudo é feito online e de maneira muito simples, independente do número de funcionários.

      São disponibilizados modelos de contratos, acordos e recibos, além de permitidos os registros de ponto por grade horária ou por aplicativo de celular, cálculo de rescisão, controle de férias, notificações para funcionário e empregador (caso o empregado entre em hora-extra, por exemplo), fechamento e envio de recibos e da guia de encargos por e-mail, pagamento da guia de encargos e guarda de documentos, dependendo do plano contratado.

      O sistema é autoexplicativo. Basta entrar no site para uma demonstração. Ele é disponibilizado em quatro versões: gratuito, que oferece modelos de contratos, acordos e recibos e o registro de ponto por grade horária; o Básico, que custa R$ 19,90 por mês (podendo ser testado gratuitamente por 30 dias) e oferece os serviços acima e mais o registro de ponto por aplicativo de celular, rescisão de contrato, controle de férias e notificações para funcionário e empregador (no caso de horas extras etc.); o Vida Fácil, por R$ 26,90 mensais, que acrescenta o serviço de suporte por telefone/e-mail e o fechamento e envio de recibos e guia de encargos por e-mail; e o Tranquilidade Total, por R$ 32,90 por mês, com o acréscimo do pagamento da guia de encargos, com reembolso e a guarda de documentos.

      Experiência própria

      A ideia de criação do serviço começou após o casal Adriano Marques Garcias,  empresário do ramo de TI, e Débora Cristina Barbieri, publicitária, passar por uma experiência traumática com uma ex-empregada doméstica que culminou em ação trabalhista.

      Eles acreditavam estar completamente dentro da lei, pagando salário acima do piso, sempre em dia, computando décimo terceiro e férias e recolhendo corretamente os encargos, além de proporcionar todo tipo de ajuda à empregada.

      A surpresa da ação sofrida ocorreu alguns meses após a dispensa, justamente por conta da complexidade das leis trabalhistas brasileiras e das brechas a que se expõe a grande maioria dos empregadores domésticos, por puro desconhecimento de vários detalhes dessa legislação. Isso aconteceu justamente quando a PEC das domésticas tramitava na Câmara e no Senado Federal.

      O casal decidiu, então, elaborar um projeto para auxiliar o empregador doméstico na relação trabalhista empregado-empregador. Adriano e Débora levantaram o número de reclamações e ações trabalhistas envolvendo os empregados domésticos, as principais queixas registradas e estudaram profundamente na nova legislação.

      Desta forma, quando a PEC foi sancionada, toda a concepção do aplicativo já estava elaborada e os primeiros passos já haviam sido dados. No início de outubro de 2015 o serviço foi disponibilizado para o público, primeiro para a validação do modelo em escala reduzida (para poucos clientes).

      Com a eficácia comprovada, o serviço foi disponibilizado em larga escala e atraiu não só o nicho das pessoas físicas, mas, também, pequenas e médias empresas.

       
      Serviço

      Hora do Lar - www.horadolar.com.br

      11 3791 6480

      mgarcias@horadolar.com.br

      amarques@horadolar.com.br

      atendimento: de segunda a sexta feira das 8:00 às 18:00h





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