• NOTICIAS

      08/06/2016 | Exposição na Q Galeria até dia 25/06

             Cinco artistas, cinco mulheres, cinco cidades

              Q Galeria recebe recebe exposição inédita de cinco artistas sobre o olhar feminino acerca do ambiente urbano. Mostra será aberta no dia 10, com palestra gratuita da socióloga Silvana Rubino.

              "Alameda" é uma das obras de Gisele Ulisse feita com tinta acrílica sobre tela. Exposição "Urbana" ficará na Q Galeria até o dia 25.

             
              O importante papel das mulheres na história da criação e evolução dos cenários urbanos estará em destaque pelas paredes da Q Galeria a partir do dia 10, até 25 de junho. A exposição "Urbana", que reúne trabalhos de cinco artistas mulheres, traz ao público o espaço urbano representado por olhares femininos, por meio de diversas técnicas artísticas, como tinta em tela, caneta hidrográfica e tinta em papel, fotografias e instalações.

              Para a abertura da exposição, a Q Galeria promove mais uma edição do projeto "Troque Cultura", que oferece palestras e debates gratuitos e abertos ao púbico em troca de um livro que é encaminhado a entidades carentes. A palestra, no dia 10, às 20h, será proferida pela socióloga e professora de História da Arte da Unicamp Silvana Rubino. Na ocasião, Silvana destaca que, apesar da importância das mulheres na Arte e na Arquitetura do país, muitas vezes elas não são lembradas como autoras de grandes obras expostas por todos os cantos dos centros urbanos.
             

              URBANA

              Colocar as mulheres em posição de protagonistas, não só de suas próprias histórias, mas de uma história coletiva. Com este intuito o projeto "Urbana", que estará em exposição na Q Galeria, surgiu como proposta das artistas há algum tempo, porém tomou forma nos últimos meses, coincidentemente em um momento que muitas brasileiras se unem por maior reconhecimento na sociedade e no mercado.

              De acordo com a curadora da Q Galeria, Patrícia Freitas, o conceito da mostra se baseia na fundamental participação das mulheres na história das cidades. "Nós já conhecemos quase tudo o que homem fez nas cidades. Se pensarmos na história da arquitetura moderna, por exemplo, todos lembramos de nomes como Oscar Niemeyer e Lucio Costa, mas poucos pensam em Lina Bo Bardi, embora ela seja autora de um dos edifícios mais icônicos de São Paulo". Lina Bo Bardi foi uma arquiteta de origem italiana, que viveu muitos anos no Brasil, onde produziu diversos projetos, dentre eles o do Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

              Além de apresentar ao público o olhar singular de cinco artistas sobre o ambiente urbano, a exposição tem também como objetivo mostrar a riqueza de detalhes do olhar feminino por meio de trabalhos feitos em tela, papel, fotografias e ainda uma instalação.

              Fotografias de Isabela Senatore​​ retratam a cidade de São Paulo.

              CINCO MULHERES

              Na exposição Urbana, cinco artistas vão apresentar suas obras: Gisele Ulisse, Kika Marciano, Isabela Senatore, Luciana Miyuki, e a norte-americana Joan Hacker. Gisele nasceu em Jundiaí e traz para a exposição parte de uma séria chamada Urbanos. A artista conta que a inspiração para as telas veio de uma tarde na avenida Paulista, à espera de um compromisso. O resultado são  obras que retratam o dia a dia da cidade no caminhar das pessoas, na conversa em uma mesa de restaurante e no bater das sacolas em um dia de compras.

              Kika nasceu em Campinas e constrói suas obras a partir de sua experiência de 25 anos como arquiteta. Em seu universo criativo se ressaltam os elementos que se repetem e apelam à nossa visão, como os letreiros e fachadas de estabelecimentos comerciais. Todos estes sinais são traduzidos em cores e traços marcantes, feitos com tinta e caneta hidrográfica sobre papel.

              Isabela Senatore também nasceu em Campinas, e se graduou em fotografia em Boston, nos Estados Unidos. Dentre seus interesses está a fotografia documental de rituais religiosos e festividades na Índia, México e Brasil, de onde a artista recolheu durante anos um precioso material, resultando na bela publicação do livro "Devoção" (2014). Para Urbana, a artista traz uma série de fotografia feitas em São Paulo, nas quais brinca com sobreposições e camadas para criar um verdadeiro tecido urbano.

              Luciana Miyuki nasceu em São Paulo e se formou em artes plásticas na Unicamp em 2010. Seus projetos envolvem a criação de instalações e objetos que tensionam as relações entre o espaço arquitetônico e aquilo que ele abriga. Na exposição, Luciana deve mostrar a instalação "Presenças Postais", na qual reflete sobre o vazio deixado por monumentos que são destruídos ou movidos de lugar em São Paulo.

              Fechando o grupo, está a fotógrafa nova-iorquina Joan Hacker, que mandou suas fotos diretamente de Nova Iorque para a Q Galeria. As obras, inéditas no Brasil, fazem parte da série At Night (À noite) e mostram uma versão nada comum da cidade que nunca dorme.

                   TROQUE CULTURA


              Socióloga da Unicamp, Silvana Rubino fala sobre a participação das mulheres na arquitetura moderna em palestra gratuita no dia 10.


              Para a noite de abertura, a Q Galeria vai oferecer mais uma edição do Troque Cultura. O evento, que teve o historiador da arte Jorge Coli em sua primeira edição, traz desta vez a também socióloga e professora de História da Arquitetura da Unicamp, Silvana Rubino, especialista na presença das mulheres na arquitetura moderna. "Nossa ideia é oferecer uma abertura que condiz com o forte conceito da exposição e oferecer ao público não somente a chance de conhecer o trabalho destas incríveis artistas, mas de também participar de uma experiência de cultura e conhecimento", afirma a curadora da exposição, Patrícia Freitas. A proposta busca manter fielmente a essência do projeto lançado pela Q Galeria em abril deste ano e trazer para Campinas eventos gratuitos, que fomentem a cultura e a arte na cidade. Como o nome sugere, para entrar nos eventos do Troque Cultura, a Galeria pede em troca a doação de um livro interessante, em bom estado. Acima de tudo, a iniciativa da Q em promover tanto a exposição quanto o Troque Cultura é proporcionar um espaço livre de debates e troca, no qual seja possível respeitar os múltiplos pontos de vista e tornar o ambiente urbano realmente aberto a todos. O Troque Cultura deve acontecer das 19h as 20h, com vagas limitadas e, em seguida, as 20h a exposição é aberta a todos.

              Serviço

              Urbana - Cinco artistas, cinco mulheres, cinco cidades.

              Exposição na Q Galeria

              Abertura: 10 de junho, 20h. Visitação segue até dia 25 de junho, das 9h às 18h (de segunda a sexta) e das 9h às 13h (aos sábados).

              Troque Cultura: 10 de junho, das 19h às 20h. Inscrições pelo site: www.qgaleria.com.br

              Informações: 19 3251.2288

              Vagas limitadas (para o Troque Cultura, mediante inscrição prévia e doação de um livro em bom estado).

              Exposição com entrada gratuita.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •