• NOTICIAS

      10/06/2016 | Erico Rolvare - médico nutrólogo

      NUTRÓLOGO ORIENTA SOBRE O USO SAUDÁVEL DOS ÓLEOS NA CULINÁRIA

      O médico nutrólogo, Erico Rolvare, explica como o reaproveitamento excessivo do óleo na fritura dos alimentos é nocivo para a saúde.

      Ele orienta sobre o consumo saudável e quais os óleos mais indicados para o uso culinário, incluído o azeite.

      Apesar dos alimentos ficarem saborosos, a fritura não é saudável. Quando se aquece o óleo, essa gordura acaba saturando (queimando) e isso passa para o alimento. Levando-se em conta que normalmente o óleo da fritura é reaproveitado algumas vezes, a cada aquecimento esse óleo queima mais um pouco e essa toxina vai diretamente para o alimento consumido, o que é muito nocivo para a saúde. O alerta é do médico especializado em Nutrologia, Erico Rolvare, que recomenda que as frituras sejam consumidas com muita moderação – no máximo uma ou duas vezes por semana – se não for possível ficar sem consumi-las e ainda assim em pequenas quantidades.

      O médico Nutrólogo, Erico Rolvare, explica que o óleo na fritura deve ser usado uma única vez. “Esses óleos vegetais têm uma temperatura de queima muito baixa e quando atingem essa temperatura, ficam cada vez mais queimados, que é a saturação da gordura. Isso passa para o alimento. No caso de ser um alimento empanado, essa saturação é ainda maior”, acrescenta o especialista, que também lembra que esse óleo deve ser descartado adequadamente.

      Essa gordura saturada, afirma Erico Rolvare, vai se depositar nas veias e artérias do organismo. “É uma gordura ruim, que vai formar placas nesses vasos”. O médico acrescenta que a queima do óleo gera um composto cancerígeno e isso se deposita no organismo das pessoas. Rolvare explica que os óleos vegetais não têm utilidade para o organismo, que se utiliza da gordura animal para fazer hormônios.

      Óleos Para Culinária – O nutrólogo Erico Rolvare recomenda como o mais adequado para uso na fritura o óleo de girassol, que não é transgênico e é bastante inócuo no processo de fritura. O melhor e mais saudável de todos para a fritura é o óleo de coco, que pode ser usado em altas temperaturas de cozimento.

      Ele não recomenda o uso do óleo de soja, uma vez que “para aumentar a produtividade o grão da soja foi geneticamente modificado e não se sabe o que essa mudança pode acarretar para o organismo humano”. Ainda na avaliação do especialista, “o óleo de canola, como é conhecido, é pior ainda, uma vez que ele é originário de um grão que foi usado na Guerra do Vietnã para produzir o temido gás mostarda, usado para queimar pessoas”. Quando a guerra terminou, como existiam grandes plantações desse grão, passou-se a se extrair comercialmente esse óleo para o mercado mundial.

      Azeite – O azeite é rico em ômega 3, 6 e 9, o que é muito saudável à saúde, mas desde que consumido a frio. Segundo Erico Rolvare, à medida que se aquece o azeite, ele perde todas as suas propriedades funcionais.

      Cozidos e Grelhados – Para driblar todos esses problemas, o nutrólogo sugere que os alimentos sejam consumidos cozidos, assados ou grelhados.  Os perigos da fritura estão associados ao aumento da hipertensão, do entupimento de artérias e da obesidade infantil, entre outras doenças.

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •