• NOTICIAS

      05/08/2016 | Cayena Bistrô 6 anos em 2016

      Uma festa regional com sotaque contemporâneo: seis anos de Cayena Bistrô

      Em maio deste ano, o Cayena Bistrô completou, formalmente, seis anos de atividade. Um marco! Foram inúmeras as histórias colecionadas até aqui e infinitos os laços criados com clientes, fornecedores e parceiros. Para celebrar os encontros, a chef e sócio proprietária Manuella Delatorre, preparou, para o dia 20 de agosto, a partir das 19h, um menu divertido, carinhoso, repleto de referências de um Brasil que ela sabe valorizar como poucos cozinheiros, marchado de um jeito bastante peculiar. Será a Festa de Seis Anos do Cayena Bistrô. O restaurante será dividido em cinco estações, identificadas pelas cinco regiões brasucas. Em cada "cantinho de Brasil", ao menos dois pratos estarão à disposição para serem experimentados à vontade ao preço fixo de R$ 95,00 por pessoa. O Cayena servirá bebidas e o brinde... será por conta da casa! Ah! A haverá atividades artísticas para as crianças!

      A ideia surgiu no início deste ano, numa conversa entre Manu e os funcionários da casa - os sotaques e a identidade cultural de muitos brasis convivem em harmonia entre as brigadas de cozinha e salão desde o início. "Sempre tivemos funcionários de diferentes Estados conosco. Migrantes que escolheram Campinas para viver e encontraram no Cayena um segundo lar", observa Manu, cujas raízes tem um quê dos imigrantes cubanos e espanhóis que, noutros pontos da linha do tempo, também ajudaram a constituir a nação.

      A lógica do evento se consolidou quando Manu se deu conta de quanto as comidas de rua eram representativas nas metrópoles e, sobretudo, nas cidades do interior dos Estados. Ponderou, então, que o próprio Cayena, que volta e meia está na rua participando de eventos super legais, como o Chefs na Praça ou Fiestas Pátrias ou Chefs no Ceasa, poderia convidar as pessoas a desfrutarem de pratos típicos das regiões deste país de extensão continental, relidos à moda da chef.

      "Todo o menu será adaptado para ser consumido como normalmente ocorre com a comida de rua servida nos quatro cantos do Brasil. Serão servidas porções reduzidas de cerca de 15 receitas identitárias (entre doces e salgadas), revistas de forma autoral. A ideia é que as pessoas se sintam à vontade para experimentar pratos icônicos, sem firula, no aconchego do Cayena Bistrô. E que comemorem conosco esse momento tão especial", pontua Manu.

      Comida de rua no aconchego do Cayena Bistrô

      O novo menu à la carte do Cayena Bistrô, lançado em maio deste ano, por si só, pode ser considerado um doce registro das andanças de Manuella Delatorre pelo Brasil, onde se formou cozinheira, e pelos países pelos quais passou ao longo de seus 16 anos de carreira de cozinheira. Nesse período, a chef sempre demonstrou interesse pelas histórias empratadas e engarrafadas que ouviu, com destaque àquelas compartilhadas pelos funcionários do Cayena, oriundos de Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

      Não raro, gosta de criar novos pratos com base no comer e nos hábitos regionais - daí trocar ideias com a brigada e pesquisar muito sobre ingredientes e técnicas aprimoradas geração a geração.

      Dentre as mini porções que serão servidas na festa de aniversário, o Charutinho de Feijoada, o Brusteco e preparações feitas na parrilla (autêntica), criados para festivais e eventos especiais, já constam no menu à la carte do restaurante, tamanho sucesso.

      Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), como a ora-pró-nobis; além do pequi e do jambu (usado no tacacá) conferem graça às preparações regionais reforçam a predileção da chef pelo aproveitamento integral de alimentos.

      Confira, a seguir, alguns dos pratos que serão servidos na Festa de Seis Anos do Cayena Bistrô:

      Região Sul: carnes preparadas na parrilla; espetinhos mistos (de carne suína, linguiça e contrafilé); guarnições: arroz carreteiro e nhoque de batata doce com queijos dos pampas gaúchos e funghi;
      Região Sudeste: broinha de pau-a-pique (receita ancestral, com variações pelo Brasil, provavelmente originada no Vale do Paraíba) à base de mandioca e servida em folha de bananeira; pastel de angu com carne suína, queijo da serra da canastra e ora-pro-nóbis; Brusteco (bruschetta em pão de milho, queijo da serra da canastra, linguiça na cachaça, crispe de couve, caldinho de feijão e ovo cozido ralado); e charutinho de feijoada.
      Centro-Oeste: Galinhada com pequi
      Região Norte: Tacacá e Pato no Tucupi
      Região Nordeste: Moqueca; Baião de dois; mandioca rosti; picles de maxixe.
      Doces: Pavê paulista; Bolo de fubá cremoso com queijo minas e goiaba em calda; e cartola (doce tipicamente pernambucano).

      SERVIÇO:
      O quê: Festa de Seis Anos do Cayena Bistrô
      Quando: 20 de agosto (sábado), das 18h às 23h
      Onde: Cayena Bistrô - Rua Capitão Francisco de Paula, 264, bairro Cambuí, Campinas/SP. Fone: (19) 3395-3141.
      Quanto: R$ 95,00 por pessoa, à vontade. Reservas: cayenabistro@gmail.com e (19) 3395-3141.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •