• NOTICIAS

      22/08/2016 | Videomonitoramento

      Governo do Estado traz Detecta para a RMC e integra ao Videomonitoramento

      A Segurança por Videomonitoramento será reforçada em toda Região Metropolitana de Campinas por meio da integração das informações do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento e dos radares com o Detecta, principal instrumento de inteligência utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo na solução de crimes. O convênio que visa a integração das câmeras foi anunciado hoje pelo Secretário da Segurança Pública do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, em reunião que retoma as ações do Gamesp (Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública) na Região.

      Com a integração dos sistemas, as prefeituras terão acesso a algumas informações do Detecta e a Polícia Militar poderá utilizar as informações dos radares e do sistema metropolitano de Videomonitoramento para rastrear veículos roubados ou furtados, entre outras ações de inteligência.

      Segundo o Secretário de Segurança, "ainda nesta semana será publicada uma resolução criando um grupo de trabalho para estudar essa ligação ao sistema. Traremos para o Detecta as câmeras OCR e as de radar de toda Região Metropolitana de Campinas dentro de 20 dias", informou Dr. Mágino. Para o cumprimento desta ação, a Agemcamp coordenará juntamente com os 20 Prefeitos da Região a formação deste grupo de trabalho.

      A reunião do Gamesp teve a participação também do Secretário Adjunto de Segurança – Sergio Turra Sobrane, Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Edmur Mesquita, a Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, Prefeitos, Secretário Municipais de Segurança, além de membros das Polícias Civil, Militar e Federal, Guardas Municipais, Ministério Público e Poder Judiciário.

      O Gamesp foi realizado após a reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMC, que contou com a presença dos Prefeitos, Vice-Prefeitos e membros do Estado na Região. Em sua fala, o Prefeito de Itatiba – João Fattori – destacou a importância da integração das câmeras para a Região. "A Segurança Pública e, principalmente, a população será muito beneficiada com a união entre os governos municipais e estadual". Já a Diretora da Agemcamp – Ester Viana – ressaltou a força do Sistema Regional de Videomonitoramento. Para o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Edmur Mesquita - a política de integração que o Governo do Estado vem desenvolvendo e o espírito de parceria entre os Prefeitos são fundamentais para a Segurança Pública da Região de Campinas.

      Gamesp

      Os Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública são grupos regionais formados para discutir políticas de segurança, com objetivo de estimular ações de prevenção e combate ao crime.

      Detecta

      O sistema Detecta é um big data que integra bancos de dados das polícias paulistas (como RDO, Fotocrim, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados e clonados) e imagens de câmeras de diversos órgãos, privados e públicos, que podem ser acessados por todas as unidades policiais do Estado, tanto da Militar como da Civil, melhorando a atuação das polícias no combate ao crime.

      Como funciona

      O Detecta foi desenvolvido a partir de um programa da Microsoft desenvolvido e implantado na cidade de Nova York, que utiliza, desde 2012, um sistema similar, que levou sete anos para ser desenvolvido. O sistema de big data permite fornecer aos policiais um panorama abrangente das ameaças potenciais e atividades criminosas, como a identificação em tempo real de suspeitos. O sistema permite que os dados cheguem aos 2.800 novos tablets das viaturas da PM, também em todos os batalhões, delegacias, centros de comando e sedes de órgãos de segurança municipais, estaduais e federais, além dos celulares dos agentes de inteligência.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •