• NOTICIAS

      15/09/2016 | Homenagem no monumento de Carlos Gomes

      Comunidade cultural rende homenagens a Carlos Gomes em seu monumento túmulo

      População, artistas e entidades culturais prestarão homenagens ao compositor de O Guaraní

      Neste domingo, 18/09, a partir das 8h30min, a Praça Bento Quirino, onde está localizado o monumento túmulo do Maestro Antônio Carlos Gomes, estará movimentada por um público diversificado. Quem circular pelas ruas Barão de Jaguara e Thomas Alves terá sua atenção despertada pela concentração, na praça, de populares, artistas, representantes de entidades culturais e artísticas, autoridades municipais, estudantes de música, integrantes de corais: o motivo disso é a homenagem, marcada para ter início às 9 horas, seguindo uma programação organizada para durar 180 minutos, e que relembrará os 120 anos de morte do compositor que gostava de ser chamado de Tonico de Campinas.

      O evento contará de 9 horas, Abertura com agradecimento às autoridades e personalidades presentes; 9:10h, palavras introdutórias sobre a solenidade pelo Secretário de Cultura, Claudiney Rodrigues Carrasco; 9:30h, homenagem do Conservatório Carlos Gomes – de Carlos Gomes - Hino Municipal Campinas “Progresso”, Modinha, Quem Sabe?!, de Orlando Fagnani e Léa Ziggiatti, Hino Iniciação Musical do Conservatório Carlos Gomes; de Cyro Alves Mourão e Renato Ribeiro dos Santos, Hino do Conservatório Carlos Gomes e, também, de Léa Ziggiatti e João Nilton, a peça Cante o Samba Guarany, com os corais Meninos Cantores de Campinas (MECCA), Coro de Câmara do Conservatório Carlos Gomes e Coral Lírico CCCJ, sob a regência de Leandro Gouveia.

      Às 9:45, Vera Pessagno Bréscia, membro do Rotary Clube Carlos Gomes, cantora lírica, proferirá o discurso “Carlos Gomes, Glória que transcende ao Tempo”, como Orador Oficial do evento. Às 10:00h, Poema A Carlos Gomes, declamação de Geny Fuzato Dagnone, poeta e artista plástica; e o Poema Acróstico a Carlos Gomes, declamado pela autora, Norma Guimarães Ribeiro, poeta e Membro da Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA). Às 10:20h será feita a deposição de coroas de flores pelas entidades culturais e pessoas em geral, notadamente por representações do Rotary Carlos Gomes, Lions Carlos Gomes, Conservatório Carlos Gomes, Centro de Ciências, Letras e Artes, ABAL Campinas e Jockey Clube Campineiro. Às 10:30h, haverá recital com músicas de Carlos Gomes pelos cantores líricos da ABAL Campinas: Marina Gabetta, soprano; Rita de Oliveira Souza, mezzo-soprano; Rafael Leoni, baixo e Vicente Montero, tenor, com acompanhamento ao piano elétrico por Chiquinho Costa.
       

      Participantes

      MECCA (Meninos Cantores de Campinas) - Fundado em 1991, o Coral Meninos Cantores de Campinas é uma Instituição permanente do Conservatório Carlos Gomes, entidade sem finalidades lucrativas, e está filiado à Federação Nacional e Internacional de Pueri Cantores, desde 1994. Regente Leandro Gouveia.

      Coro de Câmara Conservatório Carlos Gomes - Formado por alunos do Conservatório Carlos Gomes. Regente Leandro Gouveia.

      Coral Lírico CCCJ - Fundado em 2015, o coral CCCJ nasceu de oficinas de canto coral realizada pelo Centro Cultural Casa de Joana em Hortolândia, o qual hoje mantém sua sede para ensaios e atividades do coro. Atualmente em seu repertório o coro se prepara para eventos corporativos, cerimonias, Concertos entre outros, seguindo a direção e regência do jovem Leandro Gouveia.

      A trajetória do regente Leandro Gouveia começou aos 8 anos de idade, quando teve seu primeiro contato com o violino. Mais velho, o jovem de 15 anos encontrava uma nova paixão, o piano. Os estudos a partir de então nunca cessaram. Leandro se formou em piano no Curso Técnico em Instrumento Musical pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas.

      Hoje, é estudante de Licenciatura plena em Música na Faculdade Claretiano. Durante sua carreira como pianista, destacou-se em co-repetição para instrumentistas e cantores líricos para festivais e concursos. Também como co-repetidor em aulas de Ballet clássico no curso Técnico de Dança do Conservatório Carlos Gomes. Em 2013, Leandro encontrava uma nova etapa de sua carreira. Começou a trabalhar com o Coral infanto-juvenil Meninos Cantores de Campinas (MECCA), sendo pianista e regente assistente da maestrina Natalia Laranjeira.

            O Conservatório Carlos Gomes continuou presente na sua trajetória mesmo após sua formação. Um importante momento foi sua participação no Master Class de Regencia, no qual foi assistente da renomada maestrina Simone Menezes. Atualmente Leandro é Maestro e Diretor Artistico do Coral Lirico CCCJ de Hortolandia, professor nos cursos de Iniciação artística e musicalização para bebes do Conservatório Carlos Gomes, além de Regente Titular do Coral intanto-juvenil MECCA, como também regente do Coro de Câmera Carlos Gomes.

      Regente Assistente MECCA: Thaís Costalonga

      Thaís nasceu em Campinas e começou seus estudos de Piano Erudito aos 6 anos com Cassiana Zamith. Dos 8 aos 10 estudou com Mathias Claus na Städtische Musikschule, em Braunschweig, Alemanha, onde também fez aulas de canto. Desde 2006 tem aula de Piano com Maria Lucila Junqueira. No Canto, teve 6 anos de aula com a Soprano e Regente Ciça Baradel e desde 2014 estuda Canto Lírico no Conservatório de Tatuí, começando com o Sopranista Marcos B/aldini, e atualmente com a Mezzo-Soprano Cristine Bello Guse. Desde 2012 é estudante de Música na UNICAMP, tendo iniciado seus estudos na Licenciatura, e desde 2015 mudou para a Regência Plena. Atualmente é Regente Assistente do Coral Meninos Cantores de Campinas, MECCA.

      Pianista: Flavia Cavalcanti.

      Pianista, natural de Presidente Prudente, iniciou seus estudos em música na Escola Municipal de Artes Profª Jupyra Cunha Marcondes onde completou o curso técnico em música, em 2011. É Bacharel em piano erudito pela UNICAMP, 2015, e tem se dedicado ao aprimoramento técnico-musical, à construção de repertório pianístico, à performance e à construção de perfil artístico.

      Tem se apresentado a importantes pianistas do cenário musical brasileiro e internacional como: Profº Dr. Richard Stenibach (EUA), Profª Alexandra Aubert (FRA/CHILE), Profª Drª Luciana Noda (BRA), Profº Dr. Fernando Corvesier (BRA), Profº Fábio Luz (BRA/ITÁLIA), Profª Drª Solungga Liu (TAIWAN/EUA) e Profº Dr Ney Fialkow (BRA). Atua na área de educação musical como professora de música e piano na cidade de Campinas e na área camerística com o Duo Arabesque, formado juntamente à flautista Joana Gorenstein, atualmente Pianista Titular do coro Infanto-Juvenil MECCA (Meninos Cantores de Campinas), no Conservatório Carlos Gomes.

      Todos estão convidados para esse ato público.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •