• NOTICIAS

      24/09/2016 | Sabores da Terra chega a Valinhos

      Sucesso do Festival Gastronômico Itinerante  Sabores da Terra ganha segunda edição e chega a Valinhos

      E para dar a largada em grande estilo ao evento, uma festa especial e aberta ao público será realizada nos dias 8 e 9 de outubro no Parque do Figo e depois seguirá para os estabelecimentos até o dia 23 de outubro

      A segunda edição do Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra" está pronta e muito especial. O palco dessa edição será a cidade de Valinhos entre os dias 8 e 23 de outubro. Entre as muitas novidades do evento será a abertura, que contará com uma grande festa nos dias 8 e 9 (sábado e domingo) no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", conhecido como parque da Festa do Figo.

      O Festival Sabores da Terra é um evento que percorre as cidades do interior para contar a história de cada região, seus ingredientes típicos e sua cultura, valorizando a gastronomia local e promovendo o turismo, o comércio e os produtores rurais. A primeira edição foi realizada em Indaiatuba no mês de junho desse ano e o objetivo dos organizadores é repetir o sucesso, tornando o evento anual no calendário das cidades por onde passar.

      O festival, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, vai oferecer atrações diversas que prometem encantar todos os públicos. Já na festa de abertura a comemoração não será apenas voltada à gastronomia. Mas é certo que as opções irão agradar a todos, pois já estão confirmadas 15 barracas entre chefs e operações de gastronomia, 4 cervejarias artesanais e uma feira com 10 produtores. Além disso haverá exposição de produtos com empresas do setor de gastronomia, apresentações culturais, música ao vivo e um parque com brinquedos para as crianças. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível que será doado para entidades assistenciais da cidade.

      Chefs e produtores de renome darão aulas e workshops gratuitos nos dois dias de evento, incluindo uma oficina culinária para os baixinhos. Após a abertura, as aulas continuam no Hotel Blue Tree Towers Valinhos (um dos patrocinadores do festival) e também no espaço do Restaurante Laura e Francesco Cucina Italiana. Em breve a agenda completa será divulgada no site do evento: www.festivalsaboresdaterra.com.br

      Com um formato inédito no país, o evento possui ações que atraem um público diversificado que vai desde o cliente que aprecia uma boa comida até o profissional que quer se atualizar. "A ideia é fazer a cidade mergulhar no universo gastronômico durante 14 dias (em Valinhos serão 16 dias), oferecendo uma extensa programação gratuita e aberta ao público. Vamos além da parte tradicional da maioria dos festivais que conta com a participação dos restaurantes com menus fechados a preços fixos e acessíveis, porque também oferecemos uma rica agenda de aulas, palestras e workshops que valorizam o lado educacional da gastronomia com profissionais de renome. Nosso diferencial é que promovemos um intercâmbio entre o produtor rural e o chef de cozinha, aproximando os dois lados para valorizar os insumos locais com máxima qualidade. Esses produtores estão presentes na feira, nos pratos servidos durante o evento e também na agenda educacional", explica Renata Tannuri Meneghetti idealizadora e sócia da Elo Produções, empresa que realiza o Festival.

      As cervejas geladas serão garantidas por quatro cervejarias artesanais durante a Festa de abertura do festival. Túlio Henrique Waetge, responsável por levar a seção cervejeira para a festa explicou que quatro fabricantes tratarão de oferecer as melhores bebidas aos visitantes. "Vamos atender o público com cervejas da melhor qualidade. São cervejas artesanais e muito boas, para combinar com a comida boa do festival", garante.

      As cervejarias presentes na festa de abertura do Festival Sabores da Terra de Valinhos serão a Landel, a Cervejaria Campinas, a Burgman e a Sauber.
                                                             

      Primeira Edição

      A primeira edição do Festival foi em junho na cidade de Indaiatuba e contou com a participação de 12 estabelecimentos de gastronomia e 9 produtores. Durante o evento, 400 pessoas passaram pelas aulas e workshops num total de 7 eventos com chefs e produtores renomados. A feira de produtores reuniu em torno de 1800 visitantes e o lançamento do festival no Chefs no Campus promovido pela Faculdade Max Planck, patrocinadora do evento, contou com um público de 6 mil pessoas. "A primeira edição surpreendeu pela adesão do público e pela riqueza dos menus oferecidos nos restaurantes que registraram um aumento médio de 35% no movimento no período do festival", pontua Arian Carneiro de Mendonça (Guia do Lugarzinho), curador da área de gastronomia e co-realizador do evento.

      Cultura gastronômica e sustentabilidade

       O pilar mestre do Festival Sabores da Terra é aproximar os chefs e cozinheiros do pequeno produtor, aquele cuja agricultura respeita a biodiversidade local, para que esses alimentos mais saudáveis possam entrar nas cozinhas e chegar ao prato do consumidor final com mais qualidade. "No Brasil ainda são poucos os que buscam essa alternativa, mas ações como essas que estamos propondo já trazem bons resultados. Na primeira edição várias casas passaram a comprar dos produtores e também a população pode se aproximar da riqueza desses produtos e comprar diretamente", explica Tannuri.

      A temática dessa edição é "Um Toque de Figo" uma vez que Valinhos é a terra do figo e possui inúmeros produtores da fruta que pode ser utilizada tanto em pratos salgados como sobremesas.

      A partir do dia 10 de outubro, para difundir a boa mesa, cada restaurante convidado participará com um menu fechado (entrada, prato principal e sobremesa), contendo um toque de figo, ingrediente que deve surpreender pelo sabor e criatividade. Os valores dos mesmos são fixos e acessíveis (R$ 40,00 no almoço e R$ 50,00 no jantar). Foram convidadas as melhores casas da cidade e nove já confirmaram a participação: Aô Sushi, Albuquerque Gastronomia (restaurante do Hotel Blue Tree Towers Valinhos), Giò Cucina, Laura e Francesco Cucina Italiana, Pizza Fratello, Sisters Burguer, Só Aki Sorveteria, Via Marguta e Zuphen Gastrobar.

      O fotógrafo Guillermo White, do Food Studio Brasil, especialista em imagens de gastronomia, fará todo o registro do festival, incluindo os pratos dos restaurantes participantes.

      Para garantir o sucesso do evento, o Festival acaba de ganhar corpo com a entrada de quatro gigantes do mercado que confirmaram sua participação como patrocinadoras. São elas: a  água mineral Lindoya Verão com 65 anos de história reconhecida internacionalmente por sua qualidade e pureza oriunda das fontes da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo; a Castelo Alimentos com 111 anos no mercado e que chancelou a primeira edição em Indaiatuba, a Vodka KADOV produzida pela CRS Brands que completou 90 anos como uma das maiores empresas de bebidas da América Latina e a Barry Callebaut, maior fabricante de produtos de cacau e chocolate gourmet do mundo. A marca que atende toda a indústria alimentícia por meio de suas marcas globais Callebaut® (Bélgica), Cacao Barry® (França) e a local Sicao®, vai promover um wokshop exclusivo para convidados (chefs e confeiteiros) no dia 17 de outubro.

      A coordenadora de Marketing da Castelo, Gislaine Pavani de Freitas, garantiu que os produtos da marca estarão presentes em todos os cardápios da festa de abertura e nos restaurantes participantes. "Nós participamos da primeira edição do festival em Indaiatuba e ficamos muito satisfeitos com os resultados. Esperamos que em Valinhos, com essa festa de que dará início ao evento e que é aberta ao público, o sucesso seja ainda maior", falou. Além da Castelo, Gislaine trouxe como parceira do festival outra empresa do Grupo, a CRS Brands, antiga Cereser, que apresenta ao mercado um novo produto: a Vodca Kadov, feita de cereais e destilada sete vezes.

      Em breve serão divulgados os menus completos dos restaurantes participantes pelo site do festival.

      Shows, Palestras e Aulas

      Seguindo o formato da primeira edição, o Sabores da Terra também levará conhecimento e diversão para o público. Palestras e worshops estão sendo preparados para atender quem quer informação ou aprender mais com chefs renomados. Uma das atrações será uma aula-show com o chef Sic David Marzan sobre "Cardápios com Cogumelos", no dia 9 de outubro, das 15h30 às 17h. O chef David é formado Chef e Administrador de Empresas pela Universidade de Lyon e fez Mestrado em Hotelaria no IAE também em Lyon na França. Brasil afora acumula experiências na Hotelaria Internacional de grande porte e tem passagens como Chef e Gerência pelas principais redes: Sheraton, IHG, Steinberger e LHW.

      David vai ensinar quatro criações feitas com cogumelos da Monte Cogumelos, de Valinhos.

      A Produção e Consumo dentro da cadeia curta de distribuição de produtos orgânicos será o tema de uma palestra ministrada por um dos maiores nomes em Agricultura Orgânica do Brasil, Richard Bryan Charity, especialista em olericultura e fruticultura sustentáveis e atua na conversão de empreendimentos agropecuários convencionais a orgânicos. A palestra de Charity será no dia 8 de outubro, das 11h às 12h30.

      Além de agricultura orgânica, ele falará sobre biodinâmica e comércio associativo de hortaliças orgânicas em Valinhos, em parceria com a Fazenda Malabar, de Itatiba.

      Já os pequenos irão se deliciar com as Oficinas Kids de brigadeiros que será ministrada pela premiada chef Isabella Ferracini, proprietária da brigaderia Madame Formiga, de Campinas. Os chocolates usados durante a oficina serão da marca belga Callebaut. E o melhor: as crianças poderão levar para casa os brigadeiros que fizerem e as receitas exclusivas da chef. As Oficinas Kids serão dias 8 e 9 de outubro antecedendo o Dia das Crianças, das 14h às 14h45, com entrada gratuita limitada a 20 vagas. Inscrições pelo site.

      Muitas outras aulas entrarão no site ao longo da semana, basta acompanhar a programação.

      E quem pensa que as atrações musicais não serão contempladas está muito enganado. Diversos cantores e bandas irão se apresentar durante a festa de abertura do Festival Sabores da Terra. Para uma verdadeira Roda de Samba, nada mais que a sambista Ilcei Mirian, cantora, compositora e cavaquinhista fará duas apresentações, no dia 8 e no dia 9, a partir das 13h30.

      À noite de sábado, dia 8, será especial com o jovem João Violante, que traz na alma o gosto pela música sertaneja de raiz e viola caipira. Seu show será às 19h.

      No domingo a roda de viola toma conta da festa, com início marcado para as 18h30. Essa roda consistirá num bate papo entre violeiros e chefs de cozinha, com causos e muita música. O encerramento com chave de ouro será feito às 20h com a Orquestra de Viola de Valinhos, que apresenta músicas que traduzem a verdadeira cultura caipira da cidade.

      SERVIÇO

      Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra"

      Período: de 8 a 23 de outubro

      Evento de Abertura

      Data: dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo)

      Horário: das 11h às 22h

      Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo) - Rua Dom João VI, 82 - Jardim Planalto, Valinhos - SP

      Preços dos pratos nas barracas da alameda de chefs: de R$ 5 a R$ 25,00

      Informações: (19) 99733.1398 ou e-mail: renata@eloproducoes.com.br

      Site: www.festivalsaboresdaterra.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •