• NOTICIAS

      27/09/2016 | Erico Rolvare - médico nutrólogo

      MÉDICO NUTRÓLOGO SUGERE ‘ARROZ E FEIJÃO’ PARA VIDA SAUDÁVEL EM TODAS AS IDADES

      Erico Rolvare destaca alguns hábitos saudáveis, relativamente simples, que podem ajudar na prevenção de doenças, inclusive contribuindo para um envelhecimento com maior qualidade de vida.

      Arroz, feijão, uma proteína animal (carne de vaca ou de frango ou peixe), verduras, legumes, frutas e uma boa hidratação diária com água. Essa é a sugestão do médico especializado em Nutrologia, Erico Rolvare, para uma alimentação direcionada para a vida saudável e que ao mesmo tempo contribua para a diminuição do sobrepeso ou da obesidade nas pessoas. “É fundamental que no dia a dia as pessoas retomem o hábito de comer comida de verdade. Quanto menos industrializada melhor. A obesidade atualmente já é um problema de saúde pública, com todas as suas implicações. Se alimentar de forma saudável diminui a ocorrência de doenças e também permite que as pessoas envelheçam com qualidade de vida”, afirma Erico Rolvare.

      Junto com essa alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e um sono com qualidade são destacados pelo médico como fatores fundamentais para uma vida saudável. “Sabemos hoje que a má qualidade do sono pode ser indutora de doenças degenerativas. Ressalto a diferença importante entre qualidade e quantidade de sono, que são coisas distintas. Muitas vezes as pessoas confundem dormir muitas horas com boa qualidade sono, o que nem sempre tem relação. Precisamos averiguar que tipo de sono a pessoa tem e se ele é mesmo reparador”, explicou Rolvare.

      Hábitos Saudáveis – O médico destaca que esses hábitos saudáveis, relativamente simples como que sugere – alimentação equilibrada e hidratação com água, atividade física regular e sono reparador, proporcionam a prevenção de doenças e contribuem para melhorar a saúde pública no País. “Avalio que uma campanha pública nessa linha ajudaria muito a melhorar a saúde das pessoas, com maior longevidade e vida saudável. É importante se investir na prevenção das doenças”, sugere.

      Envelhecimento – Na mesma linha, o médico Erico Rolvare sugere que para o envelhecimento com vida saudável, juntamente com todos esses hábitos saudáveis, deve-se avaliar a necessidade de reposição hormonal – para mulheres e homens, principalmente na prevenção de doenças que podem aparecer com a idade, como a diminuição da memória.  Outro aspecto importante é que a partir dos 40 anos, as pessoas apresentam perda de massa muscular e dessa forma a atividade física tem papel fundamental para atenuar esse processo. Deve-se também nessa fase ter uma alimentação com mais proteína, que é a responsável pela formação dos músculos.

      Na avaliação de Erico Rolvare nunca é tarde para as pessoas começarem a ter hábitos saudáveis. “Quando mais cedo começarmos melhor. O que fazemos com o nosso organismo agora, determinará o futuro dele. Portanto, investir em hábitos saudáveis no nosso dia a dia e prevenir doenças e a melhor forma de se garantir um futuro com qualidade de vida”.

      Foto :  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •