• NOTICIAS

      02/02/2017 | Rosas à Iemanja

      Homenagens à Iemanja incrementam em 30% o comércio de rosas no Brasil

      Rosas, principalmente as brancas, são comercializadas em Holambra e seguem em caminhões climatizados para as cidades praianas do Nordeste, Sudeste e Sul do país para serem ofertadas à Rainha do Mar.

      Os produtores estão comemorando o crescimento de 30% nas vendas de rosas neste final de janeiro, motivado pelos festejos em homenagem à Iemanjá no litoral do Nordeste e à Nossa Senhora dos Navegantes, no Sul e Sudeste. Apenas na Cooperativa Veiling Holambra, para se ter uma ideia, foram comercializados só de rosas esta semana cerca de 1,6 milhão de hastes, o equivalente a 135 mil dúzias.

      A maior parte das rosas é destinada à decoração. No entanto, a Cooperativa acredita que pelo menos 10% sejam destinados para oferendas à Iemanjá, levadas em barcos pelos pescadores em procissão e colocadas na água como presentes para a Rainha do Mar.

      O Grupo Swart, um dos maiores produtores de rosas e kalanchoes do Brasil, atendeu à demanda do mercado neste final de janeiro com sua unidade de Andradas, Minas Gerais. “A procura por rosas brancas para o Dia de Iemanjá aumenta em torno de 30%, principalmente para atender as celebrações em cidades praianas do Nordeste do país, especialmente no Recife, Salvador e Fortaleza. Já na região Sul, onde se comemora o Dia de Navegantes na mesma data, existe grande demanda também pelas rosas amarelas”, explica a produtora Henrika Swart.

      A mais procurada nesta data é a rosa branca, da variedade Avalanche, a mesma que foi escolhida para a abertura da novela Alma Gêmea da TV Globo (2005). Para os produtores, a data é importante por fomentar os negócios justamente em uma época de férias quando as vendas de flores geralmente são mais fracas devido à ausência de eventos e outras comemorações.

      “As homenagens à Iemanjá nos ajudam manter as vendas em janeiro. Agora começamos a nos preparar para o Carnaval, quando é o mercado de decoração que colabora para movimentar o comércio de flores destinadas a enfeitar os camarotes do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, principalmente”, acrescenta Henrika.

      Sobre o Grupo Swart

      O Grupo Swart é referência nacional no cultivo de rosas de corte e de kalanchoes, sendo considerado um dos principais produtores de flores de alta qualidade do Brasil. Em suas quatro unidades produtivas (duas de kalanchoes em Holambra, São Paulo, uma de rosas em Andradas (MG), e, outra, em Ubajara (CE), o Grupo produz cerca de 16,1 milhões de rosas e 5,8 milhões de vasos e 38.400 maços de kalanchoes por ano, comercializados para todo o Brasil por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

      Todos os cultivos são feitos em estufas climatizadas, adequadas às necessidades de cada cultura. O sucesso da marca Swart deve-se a três importantes fatores: decisão de produzir apenas flores de alta qualidade; escolha correta das áreas de produção; e a realização de parcerias com importantes breeders (melhoristas) europeus. Essas parcerias permitem a manutenção da qualidade das flores e o lançamento recorrente de novidades em variedades.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •