• NOTICIAS

      01/07/2010 | Festival Gastronômico 2010

      Prefeitura lança Festival Gastronômico 2010 nesta 5ª


       

      A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, lança nesta quinta-feira, dia 1º de julho, às 8h30, no Espaço Terrazza, o Festival Gastronômico 2010.

      Quarenta restaurantes aderiram ao evento, que este ano dará enfoque à culinária paulista. O evento acontecerá em três finais de semana a partir da sexta, 16 de julho até 01 de agosto, sempre de quinta a domingo.

      O Festival Gastronômico 2010 integra o Muito + Campinas, um macro projeto que prevê atividades em diversos setores, como negócios, cultura, gastronomia, entre outros. Para o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, o evento movimenta todos os setores. “Além de mostrar o que Campinas tem de melhor na gastronomia, o Festival também é muito importante para movimentar diversos segmentos da cidade, como hotéis, taxis, entre outros”, disse Rabelo.

       

      Antônio Dias, presidente do Conselho Deliberativo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SP) destaca que o desejo é que Campinas "tenha um festival a cada mês - um diferente do outro (cultural, gastronômico, entre outros), para estimular a movimentação dos moradores da cidade e o fluxo de visitantes".

      “O número é expressivo principalmente no aspecto qualitativo, pois são estabelecimentos referência na cidade”, comenta Luiz Antônio Guimarães, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau que, juntamente com a Secretaria de Comércio Indústria, Serviços e Turismo de Campinas e o Conselho de Turismo de Campinas (Comtur), organizam o evento.

      Guimarães também se entusiasma com a ideia. "O importante é lançar a marca Campinas e criar eventos ancorados neste nome. Pois já pensamos no que fazer para a terceira e quarta edição do Festival Gastronômico; pensamos um evento a longo prazo. O Festival Gastronômico de Tiradentes, em Minas Gerais, é fantástico, atrai muita gente; mas já é realizado há muitos anos", finaliza.

      Uma novidade na edição 2010 do evento é a participação de restaurantes convidados das cidades de Vinhedo, Holambra, Indaiatuba e Valinhos, para envolver a região no evento.

      Restaurantes Participantes: 68 La Pizzeria, Astor, Bar do Marcelino, Baracat, Bráz Pizzaria, Broune, Casa Rio, Cervejaria Devassa, Estação Marupiara, Fellini Ristorante e Vinheria, Forneria San Pietro, Joe & Leos, Kilimanjaro Galleria Shopping, Kilimanjaro Shopping Iguatemi, La Pasta Gialla, Olavo Restaurante e Tasca, Olivetto Restaurante e Enoteca, Pizzaeria Fiducia, Ryuu Sushi Bar, Spice Restaurante, Stefano’s Express, Strog&noff, Theo Medeiros, Tonico's Boteco, Vila Paraíso, Casa de Maria e Matsu.

      Os hotéis participantes são: Bellini (Vitória), Del Jardin (Tryp Hotel Campinas), La Palette Restaurant (Royal), O Maestro (Hotel Premium Norte), Park Tower Hotel Residence, Restaurante Matisse (Royal), Restaurante Vila Real (Royal) e Ópera Morena (Mercure Hotel).

      Os restaurantes convidados: Jensen Gastronomia (Vinhedo), Vila de São Paulo (Holambra), Laura e Francesco (Valinhos), Le Triskell (Indaiatuba) e Bar da Praia (Jaguariúna).


      Culinária Paulista

      Para os bons gourmets a dica: vale conhecer o menu confiance que poderá ter de um a três pratos tematizados sobre a Culinária Paulista, que é repleta de deliciosos sabores e harmonizações. Cada restaurante oferecerá suas opções e preços.

      A Culinária Paulista é muito especial. Privilegia os produtos regionais – mandioca, milho, frutas, palmito – base da culinária indígena; agrega o paladar dos descobridores portugueses com bacalhau e doces, abre espaço ainda aos sabores africanos – com a chegada dos escravos – e ainda à culinária dos imigrantes italianos, japoneses, árabes e tantos outros.

      Com o vai e vem dos tropeiros, a culinária paulista ganhou o Brasil. Foi adotada em outros estados e acabou ganhando um sotaque local com as constantes adaptações. É esta riqueza cultural que Campinas oferece na edição 2010 de seu Festival Gastronômico. Algumas sugestões: Virado a Paulista, Picadinho, Frango com Banana, Carne Seca, são algumas das opções.


      30/06/2010 - 12:04
      Marianne Hartung
      Departamento de Comunicação
      Prefeitura Municipal de Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •