• NOTICIAS

      05/07/2010 | Concerto abre série comemorativa 115 anos

      A Banda Carlos Gomes atravessou o século 20 com boa música. O repertório de sambas, maxixes, dobrados e clássicos atemporais, que sempre cativaram o público, voltaram a mexer com os campineiros durante o concerto comemorativo dos 115 anos do grupo ontem, no teatro interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. Para a ocasião, que abriu uma série de dez concertos, o regente Wilson Dias selecionou obras de compositores como Pedro Salgado, Herman Belstedt e Anacleto de Medeiros.

      Mais de 400 pessoas prestigiaram a apresentação, para orgulho do presidente da banda, Valdir Poiani, no cargo desde 1999. “É uma alegria imensa ver tantas pessoas reunidas para nos prestigiar”, disse, ao observar a fila na porta do teatro.

      O músico João Evaristo, que integrou o corpo de metais da Banda Carlos Gomes tocando pistão na década de 60 estava na plateia. “Era aluno do Conservatório Carlos Gomes e fui convidado a entrar no grupo por um professor. Foi uma das melhores épocas de minha vida”, lembra, mostrando um documento que atesta os tempos de participação no grupo.

      “Campinas têm uma tradição de bandas que começou com Maneco, pai de Carlos Gomes, e seguiu séculos adiante. E a Banda Carlos Gomes é uma das únicas que resistiu ao tempo. O que o poder público precisa é valorizar nossos músicos”, afirmou o tenor Alcides Acosta, presidente da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, de Campinas.

      As irmãs Jaqueline e Priscila Jana da Silva, filhas do trompetista Maurício Rodrigues, estavam ansiosas pelo solo do pai e de Thiago Caíres da Silva, que fez um solo diferenciado, de eufônio — instrumento que produz som semelhante à tuba.

      A banda conta hoje com 40 músicos, entre efetivos, bolsistas e alunos e mantém escola com cursos gratuitos na sede da Avenida Benjamin Constant, 1423 A apresentação comemorativa dos 115 anos integra projeto selecionado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria do Estado da Cultura, que além de dez concertos programados, prevê a implantação da banda-escola. No dia 31 de agosto, a partir do meio-dia, a Banda Carlos Gomes se apresentará no Convívio — Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral.

      Publicada em 5/7/2010
      Correio Popular
      Cidades
      Concerto abre série comemorativa

      Érica Araium
      DA AGÊNCIA ANHANGUERA
      erica.nogueira@rac.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •