• NOTICIAS

      21/02/2017 | Habicamp - Plano diretor de Campinas

      Habicamp apresenta propostas para o Plano Diretor de Campinas

      A Habicamp – Associação da Habitação de Campinas e Região –, entidades representativas do setor da construção civil, integra o grupo que trabalha na formulação e propostas para o novo Plano Diretor da cidade de Campinas. Na semana que passou, o presidente eleito para o biênio 2017/2018 Francisco de Oliveira Lima Filho esteve reunido com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro, oportunidade que entregou um conjunto de propostas concretas da entidade para o embasamento das discussões com todas as partes envolvidas com o tema.

      Entre as propostas defendidas pela Habicamp, viando um desenvolvimento sustentável da cidade, destacam-se: Perímetro urbano: a inclusão total de todo o Município no Perímetro Urbano, uma vez que a restrição sem critérios ou a restrição total poderá provocar um incentivo às atividades clandestinas e criação de áreas degradadas na zona rural. O problema não está na expansão ou não do perímetro urbano, e nem no vertical ou horizontal, mas sim, em seu planejamento bem feito para suportar um crescimento ordenado com infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade.

      Adensamento X Mobilidade: a mobilidade de ponto a ponto e o adensamento de polos específicos devem ser estudadas profundamente, considerando todas as questões urbanísticas. INPLAN – Instituto de Planejamento: criação de um Instituto de Planejamento que pense Campinas e desenvolva projetos para mais de uma década. Garagens Urbanas: implantação de sistemas de estacionamentos mecânicos nas regiões mais adensadas, como a área central. Este sistema aliviaria a falta de estacionamentos, especialmente pelo reduzido número de estabelecimentos para esta finalidade, por conta da restrita oferta de imóveis comerciais.

      Gestão Equilibrada: crescimento sustentável da cidade com base em quatro fundamentos: ideologia (propósito), política (vontade e força), economia (recursos financeiros) e técnica (viabilidade operacional).

      “Trazer equilíbrio nestas quatro áreas é o princípio da sabedoria dos bons gestores públicos. A Habicamp coloca toda sua energia para colaborar com as cidades de Campinas e região, no intuito de ajustar os Planos Diretores neste nivelamento e medição do prumo nestes quatro apoios para maior perenidade e sucesso”, acrescenta o arquiteto e vice-presidente da Habicamp, Welton Nahás Curi.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •