• NOTICIAS

      07/07/2010 | Alckmin anuncia apoio a Viracopos e ao TAV

      Candidato do PSDB deu largada à campanha em Campinas

      Confiante na sua eleição, o candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou ontem, no primeiro dia oficial de campanha eleitoral, que vai dar todo o apoio a Campinas e ao governo federal para a consolidação da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos e a implantação do trem de alta velocidade (TAV) entre a cidade, a Capital paulista e o Rio de Janeiro. A declaração foi dada após Alckmin praticamente descartar a possibilidade de apoio do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) à sua candidatura. “O Doutor Hélio é do PDT, e o PDT está numa outra coligação. Apesar disso, quero dizer do meu apreço e do meu compromisso com Campinas”, disse, durante a caminhada pelo Centro de Campinas que marcou o início de sua campanha.

      A discussão em torno do apoio de Hélio à candidatura ao governo do Estado ocorre porque o prefeito ainda não se posicionou a favor de Alckmin ou do senador licenciado Aloizio Mercadante (PT). Como Hélio já anunciou apoio à ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à Presidência da República, a expectativa é de que siga o partido e anuncie seu apoio a Mercadante. No entanto, por causa de uma disputa dentro do PDT, que incluiu a escolha do vice na chapa com o senador — Hélio queria emplacar o ex-secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto —, o prefeito campineiro ainda não se posicionou. Segundo auxiliares, o anúncio será feito na segunda quinzena do mês, após reunião com Mercadante.

      O tucano garantiu apoio ambiental, de acesso e logística para as obras de Viracopos, e esforços na implantação do TAV. “Esses projetos são de interesse nacional e terão todo apoio do governo de São Paulo. Vamos ser grandes parceiros da consolidação de ampliação de Viracopos e parceiros do governo federal na implantação do TAV. Vamos fazer juntos”, disse, contrariando opinião do atual governador, Alberto Goldman (PSDB), que não vê viabilidade no TAV.

      Depois, questionado pela imprensa, afirmou que a extensão do trem para outras regiões do Estado e do País poderá ser feita somente após a consolidação do projeto atual. Na semana passada, Mercadante defendeu mais ligações no Estado por meio de trens rápidos, de 200km/h, entre Campinas e Ribeirão Preto e Bauru. “Eu acho ótimo (a extensão para outras regiões), mas a primeira coisa é tirar do papel a ligação entre Campinas, São Paulo e Rio. Depois, é óbvio, estender para outras regiões”, disse Alckmin.

      A extensão do TAV para outras regiões do Brasil também está nos planos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua candidata à Presidência. O estudo de viabilidade, com ligações ao Triângulo Mineiro e Belo Horizonte, está previsto na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do governo federal.

      Comitiva

      Alckmin chegou a Campinas às 10h45 e desembarcou no Largo do Rosário acompanhado por caciques do partido, como o deputado José Aníbal (SP) e do candidato ao Senado, Aloysio Nunes Ferreira Filho, além do candidato do PMDB ao Senado Orestes Quércia, e de lideranças municipais e regionais, caminhou pelo calçadão da Rua 13 de Maio, cumprimentou eleitores, tomou café em um bar e foi embora para a Capital às 12h30.

      O NÚMERO

      761.730 ELEITORES
      Estão cadastrados para votar em Campinas nas eleições deste ano

      Tucano diz que não fechará DPs

      Ex-governador promete contratação de mais investigadores e delegados em SP

      O candidato a governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que não vai fechar delegacias ou distritos policiais (DPs) para otimizar a mão de obra deficitária. “O fechamento de DPs não será feito. O atual governo de São Paulo, inclusive, desistiu da ideia. O que vamos fazer é contratar mais investigadores e delegados, além de ampliar a videoconferência para diminuir a escolta e acabar com as cadeias estaduais, que absorvem muito trabalho dos policiais civis.”

      Ainda na área de segurança, o tucano prometeu mais policiais militares (PMs) nas ruas, com a possibilidade de o Estado ou as prefeituras contratarem policiais para regime de trabalho de oito horas diárias, ao invés do sistema de 12 por 36 horas utilizado hoje. Além disso, está prevista a contratação de 6 mil PMs.

      Na área de habitação, o candidato afirmou que vai transformar a Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) em um “BNDES da habitação”, algo parecido com o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. “Com o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social e a iniciativa privada, vamos pagar um subsídio para que as famílias com até três salários mínimos consigam comprar sua casa própria. Vamos construir muito mais moradias populares do que é feito atualmente.”

      Alckmin disse ainda que, sendo eleito, pretende começar por Campinas o ensino integral nas escolas estaduais. “Foi publicado ontem (anteontem) o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e vamos procurar implantar o período integral nas escolas que não atingiram o índice, propondo o reforço escolar aos alunos.” O tucano afirmou ainda que Campinas será a primeira cidade no Estado a receber o programa Via Rápida para o Emprego, que oferece cursos profissionalizantes para atender ao mercado de trabalho. (VBF/AAN)

      Publicada em 7/7/2010

      Cidades

      Venceslau Borlina Filho
      DA AGÊNCIA ANHANGUERA
      venceslau.borlina@rac.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •