• NOTICIAS

      10/03/2017 | Trote da Sustentabilidade.

      Na próxima quarta-feira, dia 15 de março, acontece a segunda edição do Trote da Sustentabilidade.

      O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas por intermédio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), terá a participação de cerca de 60 calouros da PUC-Campinas e autoridades locais, que contribuirão com o plantio de 100 mudas nativas na região do Parque Jambeiro. O trecho a ser reflorestado pertence à  Floresta Estadual de Serra D`Água.

      A Anubz Innovative Solutions apoia o Trote da Solidariedade e fará a identificação digital de cada muda por QR Code.

      Para mais detalhes, encaminho abaixo o release e foto do trote do ano passado.
      Caso haja interesse na cobertura do evento, basta confirmar presença neste e-mail, pelo telefone ou WhatsApp que constam na assinatura.



      Segunda edição do Trote da Sustentabilidade acontece na próxima semana em Campinas

      Realizada em trecho da Floresta Estadual de Serra D'água, participam da ação de educação ambiental cerca de 60 alunos ingressantes da PUC-Campinas

      A segunda edição do projeto Trote da Sustentabilidade que acontece na próxima quarta-feira, dia 15, às 9 horas, em Campinas, vai levar calouros da PUC-Campinas e autoridades para que vivenciem, na prática, importante atividade de educação ambiental. Promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas por intermédio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), a ação consiste no plantio de 100 mudas de espécies nativas, que irão colaborar com o reflorestamento de relevante trecho da Floresta Estadual de Serra D`Água, localizada no Parque Jambeiro.

      Além do plantio de árvores, a agenda oficial do evento inclui apresentação do gestor ambiental da SVDS, Marcos Boni, que irá abordar aspectos relevantes sobre as técnicas de manejo e de recuperação florestal que serão adotadas durante a ação, bem como algumas curiosidades sobre o bioma que compõe o fragmento de mata atlântica do local do plantio.

      As atividades serão acompanhadas por equipes especializadas em reflorestamento e identificação digital de árvores, que irão orientar os cerca de 60 estudantes durante todos os processos em campo. A iniciativa tem como principal objetivo estimular os jovens sobre a importância de adotar práticas sustentáveis na busca por melhorias na qualidade de vida.

      "Essa ação de levar jovens a campo para a prática ambiental, para que tenham experiências com arborização, natureza e proteção ao meio ambiente, é de extrema relevância para a sociedade. Porque mais que plantar novas árvores, também forma multiplicadores, ou seja, pessoas que acabam se tornando militantes naturais em pequenas ações do dia a dia, como não jogar lixo em local inadequado, não desperdiçar água, entre outras ações que possam comprometer ainda mais nosso planeta", explica Boni. "A ideia de levar esses jovens que estão entrando na faculdade para o campo, agrega valores que formam cidadãos conscientes", reforça.

      Segundo ele, mais do que dar continuidade ao Trote da Sustentabilidade, a SVDS pretende fazer com que esse tipo de atividade seja acolhido por outras universidades e escolas da cidade, de modo a formar cada vez mais cidadãos conscientes e multiplicadores, de todas as idades. "Sem falar que o evento torna a recepção festiva aos novos estudantes das universidades de Campinas algo mais prazeroso, alegre e educativo",  finaliza o gestor da SVDS.

      O Trote da Sustentabilidade conta com o apoio das empresas campineiras Anubz Innovative Solutions, que fará a identificação digital por QR Code de todas as mudas plantadas no evento; da Pérola Verde Jardinagem, na parte de plantio e atividades de manutenção das mudas; e da MRV Engenharia, empresa responsável pelo Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que integra o projeto.


      QR Code facilita acesso às informações

      Durante o evento, as árvores plantadas pelos calouros serão identificadas, de forma individual, por tags confeccionadas em polipropileno de alta resistência, todas gravadas com QR Code. Sistema digital inovador desenvolvido com exclusividade pela Anubz, o SID permite, além da geolocalização de cada muda, o acompanhamento em tempo real das informações lançadas no sistema, tais como a foto e o nome de quem realizou o plantio, o nome científico da árvore e a data da ação.
       
      A época em que as espécies plantadas florescem, se produzem frutos comestíveis, bioma de origem e altura que chegam, entre outras curiosidades, também constam no sistema. De acesso público, qualquer pessoa pode acessar as informações sobre as árvores identificadas digitalmente, com exceção dos relatórios de sustentabilidade e dados técnicos com fins de fiscalização, que são de acesso restrito a usuários com loggin administrativo ao SID.

      A solução vem sendo grande aliada no acompanhamento de ações de compensação ambiental realizadas em todo o país. Por um lado, as empresas conseguem gerenciar e relatoriar à Prefeitura o processo que envolve plantio, adubagem, desenvolvimento e cuidado das mudas plantadas em um banco de dados conjunto e totalmente informatizado. Por outro, o governo municipal fiscaliza, em tempo real e de forma mais eficiente, o que de fato tem sido feito pelas empresas para compensar os impactos e intervenções provocadas ao meio ambiente.

      Serviço

      TROTE ECOLÓGICO

      Local: Balão principal da Rua Otacílio Ferreira de Souza, Parque Jambeiro

      Datas e horários: 15/03, das 9h às 12h

      Sobre a Anubz - Empresa sediada em Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, a Anubz Innovative Solutions é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma inovadora para identificação digital de árvores – o SID Anubz. Tecnologia pioneira no Brasil, o exclusivo sistema viabiliza a realização de cadastro georreferenciado das árvores que permite, com praticidade e exatidão, o rápido mapeamento e monitoração de plantios a baixíssimo custo.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •