• NOTICIAS

      16/03/2017 | Amcham Campinas apresenta pesquisa

      Amcham Campinas apresenta Pesquisa de Competitividade da Região Metropolitana de Campinas

      Dos 160 empresários entrevistados, 76% acreditam que a RMC apresentará um crescimento superior ao de outras localidades do país

      A Amcham Campinas apresentou nesta terça,14, os resultados inéditos da Pesquisa de Competitividade da Região Metropolitana de Campinas. A divulgação foi feita durante o evento Campinas Competitiva, que contou com a participação do prefeito Jonas Donizette.

      “A pesquisa traça um panorama sobre a competitividade da região, apontando pontos fortes e de melhoria. Nosso papel com esse estudo foi ouvir o empresariado e atuar como um fomentador do diálogo entre o setor privado e o público”, afirma Nádia Rabechi, gerente de filias do interior paulista da Amcham.

      O estudo avaliou o atual cenário da região, o que envolveu cerca de 160 profissionais de empresas de médio e grande porte, de diversas áreas de atuação como financeiro, indústria, comércio, serviços, varejo, entre outras.

      Para a Amcham, o otimismo do empresariado em relação ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas foi um dos destaques do estudo, pois 76% dos entrevistados acreditam que a RMC apresentará um crescimento superior ao de outras localidades do país. Além disso, na comparação, 63% dos entrevistados alegam que a região é muito competitiva.

      Entre as vantagens competitivas, 69% dos entrevistados apontaram as facilidades logísticas como um ponto forte. Os aspectos relacionados à infraestrutura também foram citados como benefício por 65% dos empresários.

      A falta de incentivos fiscais federais e estaduais foi apontada como uma das dificuldades enfrentadas (71,9%). Assim como o número excessivo de normas (71,8%) e a complexidade das normas a serem seguidas (72,9%). Apenas 6,1% dos entrevistados acreditam que os incentivos fiscais da RMC representam uma vantagem competitiva em relação a outros munícipios.

      Já como melhorias, promover ações que possibilitem a instalação de novas empresas no município foi citada como uma maneira de criar um ambiente de negócios positivo, por meio da geração de empregos e renda para população. Assim como, melhorar a educação superior e técnica para qualificação profissional.

      Sobre a Amcham

      Inaugurada em 2001, foi a primeira unidade regional da Amcham Brasil (American Chamber of Commerce for Brazil) no interior paulista. O escritório hoje conta com um quadro de 630 empresas associadas, a maior parte atuante nos setores automotivo, industrial e de serviços. No ano, são mais de 250 atividades com um público total de quase 11 mil executivos.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •