• NOTICIAS

      04/04/2017 | ABAL Campinas - Encontros Musicais

      Recital em Clave de Fá

      Laura Aimbiré, Carlos Wiik e Pepes do Valle

      Duas vozes notáveis, dedicadas a papéis dramáticos ou bem humorados na ópera, são as do barítono e do mezzo-soprano, cuja música é escrita em clave de fá pelos compositores. No concerto desta sexta-feira, 07 de abril, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, promovido pela ABAL Campinas, haverá a oportunidade de apreciarmos uma dupla de cantores que possuem uma rica bagagem operística, construída nos principais teatros de São Paulo e do País, ou seja, a mezzo-soprano Laura Aimbiré e o barítono Pepes do Valle, tendo ao piano Carlos Wiik, professor e diretor do Conservatório Pro Música. Este será o 1.172 programa da série Encontros Musicais e é totalmente operístico, reunindo obras de Mozart, Donizetti, Massenet, Purcell, Ponchielli, Gounod, Bizet, Wagner, Saint-Saënz e o nosso Carlos Gomes. Serão ouvidas as árias Il core vi dono (da Così fan tutte), La calunnia (da Le Nozze di Figaro), Oh mio Fernando (da La Favorita), Madamina, il catálogo è questo (da Don Giovanni), Va! laisse couler mes larmes (da Werther), o dueto Sí, morri ella dé (da La Gioconda); When I am laid in Earth (Dido and Aeneas); Vous, qui faites l’endormie (da Faust); Prés des rempart de Seville (da Carmen); O du mein holder Abendstern (Tannhäuser); Amour! viens aider ma faiblesse (Samson et Dalila), e encerrando, Era un tramonto d’oro (do poema vocal sinfônico Colombo).

      Laura Aimbiré, mezzo-soprano, completou, com bolsa do Conselho Britânico, sua pós-graduação em Canto Lírico pela Royal Northern College of Music, na Inglaterra, onde recebeu diversas premiações. Participou de masterclasses com Brigitte Fassbaender, Fredericka Von Staden e June Anderson. Recebeu a Medalha da Academia Maurice Ravel por sua atuação em Shehèrazade, com a Orquestra Filarmônica de Montpelier. Tem atuado nos papéis solistas de mezzo em títulos como Aída, Nabucco, Falstaff, Rigoletto, M. Butterfly, La Forza del Destino, Carmen, Orfeu, de Monteverdi, Cavalleria Rusticana, Réquiem, de Verdi, 2º Sinfonia, de Mahler, sob a direção de Isaac Karabtchevsky, Túlio Colacioppo, Mário Záccaro, Luiz Fernando Malheiro, Ira Levin, Karl Martin, Jamil Maluf, Yuval Zorn e Abel Rocha. Sua participação como Flosshilde e a Valquíria Schwerteleite, no Ciclo Wagneriano O Anel dos Nibelungos, do Theatro Municipal de São Paulo foi expressivamente elogiada pela crítica especializada. É integrante da Companhia de Ópera Curta, onde tem se apresentado nos papéis de Carmen e Suzuki pelo Estado de São Paulo.

      Pepes do Valle, baixo-barítono, é um dos mais representativos Baixos do cenário lírico Brasileiro. Sua voz clara e de timbre penetrante tem sido uma das presenças mais aclamadas nas temporadas dos principais teatros brasileiros. Natural de Curitiba, onde iniciou seus estudos, teve como professores de canto Neyde Thomas e Rio Novello. Com 29 anos de palco, já participou de mais de 40 óperas.

      Seu debut internacional realizou-se com o papel de Don Antonio (Il Guarany), no teatro São Carlos de Lisboa. Sua ampla extensão vocal lhe permite interpretar papéis de barítono que exploram a região grave e de centro de voz, atingindo notas extremamente agudas para um baixo característico. Sua grande musicalidade, aliada a um timbre de cena afinadíssimo, fez com que deixasse uma marca inconfundível em papéis como Don Bartolo (O Barbeiro de Sevilha), Don Magnifico (La Cenerentola), Leporello (Don Giovanni) e Dulcamara (O Elixir do amor), Coline (La Bohème) e Leporello (Don Giovanni). Recebeu excelentes críticas pelo papel de Alberich, na Tetralogia de Wagner.

      Carlos Wiik é pianista e educador, formado em piano pela Unicamp na classe do professor Fernando Lopes. É doutor em Educação Musical pela Universidade da Flórida, instituição onde completou seu mestrado em piano na classe do professor Boaz Sharon. É formado pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, tendo estudado com Antonio Bezzan e Olga Husemann Levermann, entre outros. Na Universidade da Flórida foi professor assistente e coordenador do curso de piano em grupo. Como pianista, tem atuado como camerista, tanto com instrumentistas como com cantores líricos e corais, além de um extenso trabalho como pianista correpetidor, com recitais solo e na produção do musical “O Homem de La Mancha” e do poema lírico “Colombo”, de Carlos Gomes. Seu trabalho como solista inclui uma apresentação com a orquestra de Americana/SP e recitais em diversas salas no Brasil e nos EUA e em congressos em Paris e em Praga. Suas recentes apresentações incluem participações com a Orquestra da Unicamp, sob regência de Simone Meneses, além de recital com o clarinetista Reinaldo dos Anjos. É diretor da Escola de Artes Pró Música, na cidade de Campinas desde 2004, onde leciona piano, teoria, estruturação musical e curso de preparação para o vestibular. À frente dessa instituição, tem ajudado a projetar a escola no cenário musical campineiro, com destaque às apresentações semanais de música erudita e popular que promove desde 2007. Tem procurado intensificar relações com o departamento de música da Unicamp, onde já participou de mais de uma dezena de bancas de mestrado e doutorado. Apoiou estágios supervisionados na Pró Música para alunos de licenciatura em música da Unicamp, e realizou workshops em conjunto.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •