• NOTICIAS

      07/04/2017 | Dia Mundial da Doença de Parkinson

      Dia 11 de abril é o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

      Doença Degenerativa e que ainda não tem cura, mas que com acompanhamento médico e de equipe multidisciplinar adequada, pode proporcionar mais qualidade de vida aos portadores. Descoberta há 200 anos, nos dias atuais ainda é desconhecida da grande maioria das pessoas, que desconhecem seus sintomas, como tremor de repouso, rigidez muscular, o que dificulta bastante


      NO DIA MUNDIAL DE PARKINSON, PRESIDENTE DA ACP AFIRMA QUE DISCRIMINAÇÃO É O MAIOR PROBLEMA

      Associação Campinas Parkinson anuncia o 9º Congresso das Associações de Parkinson do Brasil em outubro na Unicamp.

      O próximo dia 11 de abril – Dia Mundial da Doença de Parkinson, marca a data de nascimento de James Parkinson, médico inglês, que em 1817 publicou pela primeira vez um estudo sobre a doença, que assim seria denominada em sua homenagem.  Passados 200 anos, a discriminação ainda é o principal problema, na avaliação do presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP), Omar Abel Rodrigues, ele mesmo portador da doença há 17 anos. “O maior desafio da Associação é descobrir os portadores de Parkinson. Somente no município de Campinas a estimativa é de mil portadores da doença. Pelas características do Parkinson, que em geral provoca tremores nas pessoas, elas têm vergonha, se sentem discriminadas e se escondem dentro de casa. Nosso trabalho está voltado para a inclusão social dessas pessoas”, explica o presidente da ACP. Em torno de 0,1% da população mundial tem essa doença e a sua presença nas faixas mais jovens de idade tem aumentado nos últimos anos. No Brasil, a estimativa é de 200 mil portadores de Parkinson.

      Congresso das Associações – O presidente da ACP, Omar Abel Rodrigues, anuncia que a entidade está realizando o 9º Congresso das Associações de Parkinson de todo o Brasil, de 25 a 27 de outubro de 2017, no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas. “Vamos ter uma programação bastante diversificada, reunindo associados, seus familiares e cuidadores, de diversas regiões do Brasil, que estarão em Campinas. Serão palestras com renomados especialistas da área de saúde, abordando temas ligados à doença de Parkinson e atividades lúdicas e confraternização social entre os participantes desse 9º Congresso. Teremos também uma reunião entre os presidentes e representantes de todas as associações do Brasil para a discussão de temas de interesse dos parkinsonianos. Nossa meta é fazer um grande evento em Campinas”, explicou Omar.

      Perfil – A Associação Campinas Parkinson foi fundada em 15 de setembro de 2007 e é uma entidade sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública municipal. Sua missão é ajudar e compreender a enfermidade, o tratamento e os recursos existentes para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com Parkinson e de seus familiares. Seu objeto é acolher, apoiar, informar e incluir, por meio de eventos, palestras, festas, passeios e orientações dos direitos do portador da doença.

      Sintomas – Os principais sintomas da doença de Parkinson são tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alteração no equilíbrio. Como a doença é progressiva e degenerativa, o paciente deve procurar suporte médico para realizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Por isso, o Dia Mundial da Doença de Parkinson é uma data propícia para a conscientização da sociedade.

      A doença costuma aparecer depois dos 60 anos, mas 10% dos pacientes têm menos de 50 anos e 5% têm menos de 40. Ela ocorre pela perda de neurônios do Sistema Nervoso Central (SNC), em uma região conhecida como substância negra. Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas clínicos, principalmente motores, característicos da doença de Parkinson.

      A dopamina produzida pelos neurônios pertence a uma classe de substância denominada neurotransmissores, cuja função básica é levar adiante a informação recebida na forma de sinais elétricos, de um neurônio para outro formando sinapses. A dopamina atua especificamente em centros cerebrais ligados às sensações de prazer e dor, tendo papel comprovado nos mecanismos que geram dependência e vícios e também no controle motor. Nos casos de Parkinson, o movimento se mostra claramente afetado devido à falta da dopamina. A causa da doença é ainda desconhecida. Sabe-se que fatores genéticos, ambientais e envelhecimento podem ser alguns de seus causadores.
       

      Os contatos da Associação Campinas Parkinson para maiores informações são: (19) 9-9602-0408/9-9792-6233. Site: www.campinasparkinson.org.br e e-mail: acpcampinas@yahoo.com.br.

      Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •