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      12/07/2010 | APACC é a 4ª Casa Ronald McDonald Brasil

      APACC se credencia para operar com a chancela de programa social
      internacional coordenado pelo Instituto Ronald McDonald

      A Associação de Pais e Amigos das Crianças com Câncer e Hemopatias - APACC, que hospeda crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Centro Infantil Boldrini e em outros hospitais da cidade, se tornou a partir desta quinta-feira, dia 08 de julho, a quarta Casa Ronald McDonald no Brasil. A partir de um longo processo de análise e adequações, a instituição foi licenciada para receber uma certificação internacional da Ronald McDonald House Charities - RMHC, passando a fazer parte do programa de âmbito mundial, que visa oferecer "uma casa longe de casa" a jovens pacientes em tratamento e seus familiares.
      No mundo existem atualmente mais de 290 Casas Ronald McDonald, sendo que no Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald. A unidade de Campinas, somada às já existentes no Rio de Janeiro, Santo André e São Paulo, coloca o país em evidência exercendo um papel estratégico na América Latina com casas em importantes pólos de atendimento. Para a instituição, entre outros benefícios, operar sob esta chancela agrega profissionalização, alto padrão de qualidade de atendimento, alinhamento internacional e a adoção de um moderno sistema tecnológico de gestão.
      Segundo o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, o lançamento da nova Casa Ronald McDonald é um momento de comemoração para todos. "O Instituto Ronald McDonald tem como objetivo disseminar e contribuir com as melhores práticas no tratamento do câncer infantojuvenil no Brasil. Campinas constitui-se em um pólo de atendimento de relevância no cenário nacional, daí a importância de reconhecermos e o apoiarmos ainda mais o trabalho de excelência da APACC, agora como Casa Ronald McDonald", declara.
      Com a licença para operar como Casa Ronald McDonald, a entidade agrega valor ao trabalho que já realiza na região e também terá oportunidade de estreitar relacionamento com parceiros do Sistema McDonald's. Para a presidente da APACC, Maria Angela Sigrist Lopes, esta certificação significa um grande reconhecimento para instituição e sela a parceria de nove anos com o Instituto Ronald McDonald, através da campanha McDia Feliz. "A APACC representa anos de conquistas e realizações. Saber que o trabalho que nós desenvolvemos desde a fundação, em 1992, teve um reconhecimento não só nacional, mas internacional, me faz muito feliz e orgulhosa. Entendemos que fomos merecedores dessa confiança e fazer parte deste programa nos dará maior subsídio para profissionalização de processos, abrindo portas para novas parcerias", explica.
      O processo de licenciamento
      O Instituto Ronald McDonald identificou a APACC como instituição potencial para se tornar Casa Ronald McDonald e formalizou o convite. A partir daí, iniciou-se um processo que durou cerca de quatro anos e envolveu o Instituto Ronald McDonald, a RMHC e a McDonald's Corporation. Foram analisados diferentes aspectos, entre eles a relevância do serviço oferecido pela instituição a crianças e adolescentes atendidos na localidade. Além disso, a instituição recebeu total apoio do Centro Infantil Boldrini, principal hospital onde os pacientes hospedados são tratados. A adequação às normas internacionais das Casas Ronald McDonald rendeu também melhorias à infraestrutura da APACC tais como a implantação de cozinha industrial e acessibilidade total, com a instalação de elevador, entre outros itens.
      Para o franqueado do McDonald's de Campinas, José Alberto Saltini, que atua como embaixador do Instituto Ronald McDonald na região, este novo status traz ainda mais reconhecimento à instituição, ratificando sua importância. "A inauguração da Casa Ronald McDonald - Campinas vem reforçar a confiança e admiração pelo trabalho da APACC e seus voluntários, bem como o compromisso do Instituto Ronald McDonald e de todo Sistema McDonald's com a causa do câncer infantil em nossa região".


      APACC, INSTITUTO RONALD McDONALD e McDia Feliz


      A parceria entre o Instituto Ronald McDonald e APACC teve início em 2001. Neste período, a parceria contribuiu para uma série de melhorias na instituição, incluindo reformas, aumento da capacidade de atendimento e a aquisição de um veículo, que também foi apresentado no dia 8 de julho. Cerca de 80% da infraestrutura física atual da APACC é proveniente das arrecadações da campanha McDia Feliz. Em 2009 a arrecadação foi destinada ao projeto de construção da Ala de Vivência que abrigará as áreas de estudo, lazer e atendimento psicossocial, com o desenvolvimento de atividades adequadas às diferentes faixas etárias. Com uma estrutura física de 462,56 m2, a nova obra está orçada em mais de R$ 1 milhão, entre construção, mobiliário e equipamentos. A ampliação prevê salas de multimídia, artesanato, suporte psicológico, Assistência Social, Salão de Beleza, solarium, auditório e sala para reuniões, com as instalações adequadas às pessoas com deficiência. Para a edição 2010,  que acontece dia 28 de agosto, a arrecadação (McDia Feliz) será destinada à manutenção da Casa Ronald McDonald.


      Sobre a APACC
      Fundada em outubro de 1992, a APACC ampara crianças, adolescentes e jovens, de O a 25 anos, vindos de todo Brasil e até da América Latina, que estão em tratamento nos hospitais e centros especializados de Campinas. É parceira no processo de cura e recuperação de pacientes, provendo alojamento em instalações adequadas, transporte próprio para os hospitais, esclarecimento sobre uso correto dos medicamentos prescritos e outros cuidados necessários. A casa de hospedagem tem capacidade para atender 56 pacientes e seus familiares. Ocupa uma área construída de 1.281 m2, no Bosque das Palmeiras. São 28 quartos e 112 leitos, 16 banheiros, brinquedoteca e sala de computação. Em 2009, passou por reformas de infraestrutura, que resultaram em uma nova lavanderia e uma modçrna cozinha industrial, áreas de estocagem de produtos secos, resfriados e congelados e um refeitório com 40 lugares, tendo capacidade de preparar e atender com conforto até 120 pessoas por refeição. O projeto foi concebido dentro dos mesmos princípios de qualidade, praticidade e segurança observados nos restaurantes McDonald's.


      Sobre as Casas Ronald
      Tudo começou em 1974 na Filadélfia, quando um jogador de futebol americano, que tinha uma filha com câncer, uniu-se ao hospital infantil local e ao McDonald's para implantar a primeira casa de apoio para hospedar crianças. A ideia era simples: prover "uma casa longe de casa" para as famílias das crianças em tratamento nos hospitais vizinhos. Mais de 10 milhões de famílias já se beneficiaram do conforto fornecido por uma casa Ronald McDonald.


      Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
      O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer com o objetivo de aumentar o índice de cura da doença no país. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald - que promovem diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os pequenos pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto são o McDia Feliz - maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil - e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação dos trocos dos clientes McDonald's.


      Sobre o McDonald's Brasil
      A marca McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 577 restaurantes e 60 unidades de McCafé. Há 31 anos atuando no Brasil, a rede está presente em 143 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal. Na América Latina, a marca é operada pela empresa Arcos Dourados, de capital latino-americano e detentora da maior franquia McDonald's no mundo, com 1.700 restaurantes distribuídos em 19 países da região. No Brasil, foram atendidos 1,6 milhão de clientes por dia em 2009, com faturamento de R$ 3,45 bilhões, que representou um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. Esses números garantiram a primeira posição em vendas na América Latina e a oitava posição no ranking global da corporação.

       



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