• NOTICIAS

      21/05/2017 | Dr. Ricardo Campos adepto da Medicina Integrativa

      SAUDÁVEL POR TODA A VIDA

      O médico Ricardo Campos, adepto da Medicina Integrativa, afirma que os pais devem pensar na saúde dos filhos muito antes da gestação. Ele explica os principais procedimentos que as mulheres devem adotar para que seus filhos tenham uma vida saudável.

      Quando a mulher decidir ter um filho, ela deve necessariamente procurar um médico.  A partir de exames relativamente simples, podem ser identificadas doenças infecciosas, diabetes, hipertensão arterial, toxoplasmose, entre outras. Importante também verificar a sua carteira de vacinas. A afirmação é do médico Ricardo Campos, adepto da Medicina Integrativa, que recomenda uma série de outros procedimentos que as mulheres devem adotar para uma gestação tranquila e para que tenham um bebê saudável.

      Suplementação – O médico Ricardo Campos recomenda para a mulher obesa, que faça uma reeducação alimentar, para que perca peso e diminua os riscos para a sua saúde e de seu filho, “o que inclusive aumenta a fertilidade”. Ele sugere atividade física regular, mas não intensa. “Antes da gravidez, com orientação médica e uso criterioso, para não ter efeito contrário, a suplementação com ácido fólico previne a incidência de lábio leporino e também algumas más formações no feto. Existem estudos que apontam que a suplementação durante a gravidez com ômega 3 e iodo, contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança”, acrescenta.

      Durante a gravidez, o médico frisa que a mãe não deve fumar e eliminar o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica. “O álcool influencia na diminuição da capacidade intelectual do bebê”. A alimentação da gestante deve ser variada e com todos os tipos de nutrientes, incluindo saladas e frutas (não em excesso) e evitar a ingestão de sucos em demasia, pela quantidade de açúcar contido neles. Evitar alimentos prontos, congelados e processados e suprimir o refrigerante.

      Outro aspecto que o médico ressalta é com relação a ingestão de água – dois litros por dia, que nesse caso vale para todas as pessoas em todas as fases da vida e é fundamental para o bom funcionamento metabólico. “Deve-se respeitar a sede, observar a urina – se estiver muito escura, está faltando água”, acrescenta.
       
      Salão de Beleza – Ricardo Campos recomenda que as gestantes conversem com o seu médico sobre a utilização de produtos no salão de beleza, que podem ser prejudiciais a sua saúde e do bebê, tais como tinturas para cabelo, escova definitiva, esmaltes e outros cosméticos que contenham parabeno e formol. Ele recomenda que as mulheres optem por tonalizantes que não tenham amônia.

      Amamentação – Com relação ao parto, o médico afirma que para o bom desenvolvimento da criança é melhor que seja normal. “Com o parto normal, a mãe produz ocitocina. Na amamentação precoce, o recém-nascido ingere o colostro, que evita os processos alérgicos”.

      Ricardo Campos recomenda amamentação exclusiva com leite materno nos primeiros seis meses. Nem água deve ser dada nesse período. “O leite materno é o mais completo alimento para o ser humano. A mãe precisa ter cuidado com o que se alimenta, porque isso vai direto para o bebê. A partir do sexto mês ou quando se pensar em introduzir a alimentação no bebê deve-se conversar com o pediatra”.

      O médico recomenda que as mamadeiras sejam livres de substâncias químicas, como o bifenol A. Ele sugere que se retorne ao uso das mamadeiras de vidro.

      Formação – Ricardo Campos afirma que a criança não deve ser superprotegida. “Um pouco de contato com a sujeira e alergênicos, cria anticorpos. A bactéria boa na pele é benéfica porque cria anticorpos, que são importantes para a nossa saúde. Deve-se tomar cuidados normais com a higiene da criança”. Ele explica que a criança precisa tomar sol, pelo menos 15 minutos por dia. Isso ajuda na formação óssea.

      A formação do caráter se dá nos primeiros sete anos e os exemplos vêm de casa. “Criança tem que ter rotina e respeitar o horário para dormir. Cabe aos pais prestar atenção na alimentação da criança, sem excessos de proteção. A criança precisa ter contato com as frustrações naturais da vida, para que não se transforme em um adulto inseguro. Os pais são os maiores exemplos para os filhos”, finaliza Ricardo

      Foto : Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •