• NOTICIAS

      16/07/2010 | Medalha Carlos Gomes

      No aniversário de Campinas, musicóloga pede apoio ao Museu Carlos Gomes


      Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (14/07), a Câmara Municipal de Campinas homenageou 16 personalidades e entidades ligadas ao setor cultural com a entrega da Medalha Carlos Gomes. Na solenidade, realizada no plenário da Câmara e que foi acompanhada por cerca de 200 pessoas, a musicóloga Lenita Mendes Nogueira fez um alerta. “Numa data tão importante quanto esta (aniversário de Campinas), gostaria de chamar a atenção da cidade não apenas para a figura de Carlos Gomes, mas também para o trabalho de preservação e divulgação da obra do maestro”, disse. A especialista pediu apoio ao Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA) e ao Museu Carlos Gomes.


      Considerado um dos mais importantes centros de documentação iconográfica, museológica e de preservação do patrimônio cultural de Campinas, o CCLA enfrenta problemas, segundo Lenita. “A sede já não comporta o acervo, que cresce a cada dia, não conta verba regular e recebe pouco apoio oficial”, disse.

      Fundado há 109 anos por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais, o CCLA mantém o Museu Carlos Gomes, o Museu Campos Salles, além da biblioteca César Bierrenbach e a pinacoteca, e sobrevive hoje com dificuldade, basicamente, com a doação de associados e o trabalho voluntário. “O CCLA é mantido por abnegados, que nunca visaram a notoriedade ou buscaram a obtenção de benefícios e, apesar disso, mantêm um dos centros de pesquisas mais importantes não apenas da obra de Carlos Gomes, como também de toda a musica brasileira do Século 19”, lembrou.


      O Museu Carlos Gomes abriga importantíssimo arquivo musical formado por diversas coleções de manuscritos, impressos - tanto de música erudita como de música popular - desde o século XIX até meados do século XX, com aproximadamente 3 mil obras. Além disso, preserva extensa bibliografia sobre o compositor e suas obras, além de libretos de óperas e partituras de comprovado valor histórico (uma delas de 1810), além outros inúmeros documentos.

      A solenidade de entrega da Medalha Carlos Gomes foi aberta pelo presidente da Câmara, Aurélio Cláudio (PDT). “Espero que essa homenagem seja mais um estímulo para que vocês continuem a produzir uma atividade essencial como a cultura e a divulgar a obra do maestro Carlos Gomes – o filho mais ilustre de Campinas”, afirmou o presidente.

      A honraria é concedida a qualquer cidadão - independentemente de sua naturalidade ou nacionalidade - e a entidades de qualquer ramo de atividade, que tenham se destacado na produção ou divulgação de atividades artísticas no município de Campinas. Ou então, para aquelas que, por suas ações e atividades, tenham contribuído para divulgar e enaltecer a figura e a obra de Carlos Gomes.

      Veja quem foram os homenageados:


      Por indicação do vereador Arly de Lara Romêo:

      Coral Vozes de Outono

      Léa Maseli Ziggiatti

      Marino Ziggiatti

      Por indicação do vereador Artur Orsi

      Marcelo Novaes


      Por indicação do vereador Aurélio Cláudio

      Parcival Módolo

      Roberto Duarte

      Sebastião Teixeira

      Por indicação do vereador Biléo Soares

      Marisilda Tescaroli

      Por indicação do vereador Jorge Schneider

      Wilson Domingos Dias

      Por indicação do vereador Josias Lech

      Comunidade Jongo Dito Ribeiro

      Por indicação do vereador O Politizador -AFS

      Adriana Castello Branco Pannoni Maricato

      Por indicação do vereador Paulo Oya

      Larissa Bernardi de Souza

      Marcus Cesar Hüsemann


      Por indicação do vereador Prof. Alberto

      Gerci Silva Nunes Junior

      Por indicação do vereador Sebastião dos Santos

      Denise de Oliveira Maricato


      Por indicação do vereador Thiago Ferrari

      Jerusa Ferraz



      Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

       

      Confiram as fotos da solenidade ==>  Medalha Carlos Gomes

       

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •