• NOTICIAS

      23/07/2010 | Meninos Cantores de Campinas

      XIV Congresso Nacional de Meninos Cantores terá regência de professor da UFSM

      Maestro Marcio Buzatto


      De 27 de julho a 1º de agosto, será realizado o XIV Congresso Nacional de Meninos Cantores do Brasil – Pueri Cantores, sediado pelo Coral Arautos do Grande Rei, na cidade de Xaxim, em Santa Catarina. O maestro convidado é o professor de Regência e Canto Coral do curso de Música da UFSM, Marcio Buzatto. Ele fará a condução da obra principal do Congresso, a “Missa Brevis” do compositor holandês Jacob de Hann e do “Hosanna” de Miklós Rózsa.

      Participa também do Congresso Nacional de Meninos Cantores o Octeto de Metais de Santa Maria, formado por Jordelei dos Santos e Tássio Furtado de Oliveira (trompete), Cristiano Henrique Bencke e José Munhoz (trompa), Diego da Silva Ramires Leite e Samuel Antônio Lopes (trombone tenor), Mauro Castro Madruga (trombone baixo) e Nilton Oliveira (tuba).

      Doze coros de meninos de todo o país estarão presentes, totalizando cerca de 500 cantores para as peças em conjunto, e dois Concertos de Gala para o repertório individual de cada coro. Os concertos serão realizados na Igreja Matriz de Xaxim e também na Catedral de Chapecó.

      Participam do Congresso os coros: Canarinhos de Petrópolis (Petrópolis/RJ), Coral Mater Verbi (Juiz de Fora/MG), Coral Dom Silvério (Sete Lagoas/MG), Coral Pequenos Cantores de Cássia (Cássia/MG), Canarinhos de Itabirito (Itabirito/MG), Coral Arautos do Grande Rei (Xaxim/SC), Coral Carpe Diem (Itajaí/SC), Canarinhos de Campo Largo (Campo Largo/PR), Meninos Cantores de Campinas (Campinas/SP), Coral Mater Ecclesiae (Santa Luzia/MG), Meninos Cantores de Nova Erechim (Nova Erechim/SC) e Meninos Cantores da Catedral de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/RS).


      Maestro

      O maestro gaúcho Marcio Buzatto volta às suas origens, porque foi no Coral Arautos do Grande Rei, em Santa Catarina, que aos 6 anos de idade iniciou suas atividades musicais, como soprano, e aos 11, dirigiu o grupo por um ano inteiro. Permaneceu por 10 anos no grupo realizando concertos com o Coral em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Neste período estudou teoria musical e solfejo, flauta doce, trombone, órgão e piano, além de cantar no coro e orientar musicalmente os iniciantes nestas habilidades. Mais tarde transferiu-se para os Canarinhos de Novo Hamburgo, onde participou de concertos na Bélgica, França, Áustria, Alemanha, Suíça, Uruguai e várias cidades no Brasil. Somente depois dessa experiência foi estudar música na UFRGS, e hoje desenvolve intensa atividade musical no Rio Grande do Sul, onde é professor no Centro de Artes e Letras da UFSM, maestro do Coro da URI-Erechim e do Coro de Câmara da UFSM e coordena o Departamento de Regentes da Federação de Coros (FECORS).


      Programação – Xaxim/SC

      27/07 - Chegada das Delegações / Concerto de Abertura

      28/07 - Cerimonial da Paz

      I Concerto de Gala:

      Canarinhos de Petrópolis

      Cora Mater Verbi

      Coral Dom Silvério

      Coral Pequenos Cantores de Cássia

      Canarinhos de Itabirito

      29/07 - II Concerto de Gala:

      Coral Arautos do Grande Rei

      Coral Carpe Diem

      Canarinhos de Campo Largo

      Meninos Cantores de Campinas

      Coral Mater Ecclesiae

      Meninos Cantores de Nova Erechim

      Meninos Cantores da Catedral de Novo Hamburgo

      30/07 - Apresentação na Catedral de Chapecó/SC

      31/07 - Missa de Encerramento: celebrada por Dom Manuel Francisco, Bispo Diocesano de Chapecó

      01/08 - Encerramento e Confraternização


      Federação de Meninos Cantores

      A Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil é conhecida por sua tradição e manutenção do repertório coral dos grandes compositores da história, com elevada qualidade musical, fazendo parte da Federação Internacional “Pueri Cantores”. Dentre os mais populares coros no Brasil está os Canarinhos de Petrópolis, com mais de 50 anos de atividades.

      Foi criada em 1967 pelo frei Leto e Pe. José Maria Wiesniesvsky. Sediada em Petrópolis/RJ, atualmente possui 16 coros federados, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Realiza a cada 3 anos seu congresso nacional e dois congressos regionais entre os nacionais, alternados entre região centro (SP, RJ e MG) e região sul (PR, SC e RS).


      Federações

      Cada país procura reunir seus coros de meninos cantores numa Federação Nacional. As federações nacionais são filiadas à Federação Internacional.

      Um dos meios de fortalecer as federações é a realização periódica de congressos. No Brasil são realizados a cada 3 anos, geralmente no mês de julho, o período das férias escolares. Os congressos internacionais são realizados a cada 2 anos, iniciando no dia 26 de dezembro e terminando no dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz.

      No mundo todos os coros pertencentes à Federação Internacional ultrapassam o número dos 1000. No Brasil há 18 coros inscritos na Federação Nacional.

      Mais informações no endereço:

      http://www.meninoscantores.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •