• NOTICIAS

      24/08/2017 | Médica endocrinologista alerta

      OBESIDADE É UMA DAS CAUSAS DA SÍNDROME METABÓLICA

      Médica endocrinologista alerta para os diversos fatores de risco, que  combinados levam à doença.

      A obesidade que antes era mais comum em pessoas da faixa dos 40 aos 50 anos, atualmente já atinge o grupo dos  30 aos 40.  A obesidade dispara entre os jovens no Brasil. A médica endocrinologista, Suzikelli Souza, alerta para a ocorrência da chamada  Síndrome Metabólica, doença  associada ao sobrepeso ou obesidade, que com um conjunto de outros fatores de risco, aumentam as chances das pessoas desenvolverem doenças cardíacas, derrames e diabetes.

      Fatores de Risco – A médica Suzikelli Souza  afirma que um conjunto de fatores  combinados levam a ocorrência da Síndrome Metabólica, tais como, pressão alta, circunferência abdominal com excesso de gordura, triglicérides aumentado, baixo HDL (colesterol bom) e claro, sobrepeso ou obesidade.

      A endocrinologista explica que, com a ocorrência conjunta desses fatores, a insulina é um dos primeiros hormônios que têm a produção aumentada, “provocando a fadiga do pâncreas e a elevação dos níveis de glicose no sangue, onde acima de 126 já indica que a pessoa tem diabetes”. A partir desse quadro de diabetes, as outras doenças podem ocorrer.

      Ela explica que a insulina aumenta quando a pessoa tem o hábito de ingerir muito carboidrato.

      Mudanças de Hábitos – Suzikelli Souza afirma que as pessoas podem reverter esse quadro da Síndrome Metabólica, desde que mudem seus hábitos alimentares e  façam atividade física regularmente.

      A médica faz uma ressalta muito importante. “Quando a pessoa tem uma glicose que estava em 130 e retorna para 90, significa que está com a diabetes controlada, mas não está curada. Ela vai precisar de um controle nutricional, mesmo que não precise de medicamento. Nesse caso, a cura acontece se ela mantiver permanentemente esse controle”. Portanto, conforme Suzikelli Souza, a reeducação alimentar é fundamental em todo esse processo.

      Foto:  Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •