• NOTICIAS

      30/08/2017 | União Cristã Feminina completa 45 anos

      União Cristã Feminina completa 45 anos de atividades

      A União Cristã Feminina (UCF), que atende 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Região dos Amarais, em Campinas, encontrou uma maneira saborosa de comemorar seus 45 anos de atividades. No próximo dia 5 (terça-feira), a partir das 18h30, será lançado o livro "Receitas de Norma Jorge - Volume 2", que reúne 120 receitas elaboradas por uma das fundadoras da instituição.

      O lançamento acontecerá durante coquetel para convidados na Senzala da Sociedade Hípica de Campinas, onde estará montada uma exposição de trabalhos efetuados pelas crianças atendidas. Haverá apresentação de um coral de ex-assistidos pela entidade, formado exclusivamente para o evento, e de violinos por crianças e adolescentes da UCF.

      Parte da renda obtida com a comercialização do livro será revertida à manutenção das atividades da instituição, localizada no Jardim Santa Mônica, que oferece diariamente às crianças e adolescentes, além da alimentação, aulas de informática, inglês, música e atividades físicas. O livro estará à venda por R$ 70 na unidade da Print Company, localizada à Rua Maria Monteiro, 18117, Cambuí.

      Os descendentes de dona Norma Jorge continuam prestando serviços à UCF por meio dessa bela edição de receitas, muitas delas usadas no passado para os prestigiados e disputados bazares beneficentes de bolos em prol da entidade.

      Campanha sócio contribuinte

      Durante o lançamento da nova edição, a instituição reforçará a campanha para ampliar o número de sócios contribuintes, com o objetivo de garantir a sustentabilidade das atividades nesse período de crise econômica que o Brasil encontra-se e que compromete o terceiro setor.

      Segundo a presidente da instituição, Cristina Rubim Podolsky, um sócio contribuinte é um parceiro que contribui regularmente com recursos financeiros para a manutenção dos serviços oferecidos. “Ele tem o direito de tomar parte nas assembleias, frequentar as dependências da entidade, fazer críticas e apresentar sugestões. Pode também votar e ser votado para os cargos eletivos. É o sócio contribuinte quem nos ajuda a escrever a história da nossa instituição”, diz Cristina.

      Elaine Renata Alves do Carmo, assistente social coordenadora da UCF, lembra que outra forma de auxiliar a entidade é com a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido de uma pessoa física ou jurídica, sem que essa ação represente um gasto para o colaborador. “Toda pessoa física ou jurídica pode destinar parte do seu Imposto de Renda devido para uma entidade assistencial no final de cada ano fiscal. Em Campinas, isso é feito via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas (FMDCA). A pessoa física que utiliza a declaração do IR no modelo completo pode destinar ao FMDCA até 6% do seu imposto por ano calendário (de 1 de janeiro a 31 de dezembro). Já a pessoa jurídica que realiza a apuração do IR com base no lucro real pode destinar ao FMDCA até 1% de seu imposto de renda devido. As destinações são feitas pelo site www.fmdca.campinas.sp.gov.br. Depois de preencher o cadastro necessário e indicar a entidade a ser beneficiada, gera-se um boleto bancário online para ser pago na data indicada nesse documento. Com a confirmação de recebimento das destinações, o fundo repassa 80% do valor para a entidade escolhida pelo contribuinte e os 20% restantes ficam com o Fundo. É um processo simples e confiável, que muito pode nos auxiliar em volume de recursos”, explica Elaine.


      Sobre a União Cristã Feminina

      A União Cristã Feminina (UCF) foi fundada em 1972 por um grupo de mulheres que desejavam promover uma mudança da realidade de famílias moradoras do bairro Jardim Santa Mônica, em Campinas (SP).

      Lideradas por Norma Rubim Podolsky, primeira presidente da instituição, as mulheres mobilizaram setores público e privado para erguer a sede e iniciar o atendimento à comunidade local, implantando um programa inovador elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) para atender crianças de zero a cinco anos, reforçando sua “alimentação proteica” e beneficiando seu futuro aproveitamento escolar. Paralelamente, uniram-se às mulheres do bairro e plantaram a semente de um trabalho feminino e moderno em um ambiente de vulnerabilidade social e pessoal.

      Hoje a instituição desenvolve ações de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dentro da Proteção Social Básica, oferecendo várias atividades, como inclusão digital, prática esportiva e instrumental nos grupos de convivência e tem capacidade para receber diariamente 180 crianças de 6 a 15 anos.

      Como associação de assistência social sem fins econômicos, a UCF atende a criança e o adolescente, oferece assistência às famílias, participa de ações sociais comunitárias, sem distinção de cor, raça, credo religioso ou político, tendo como objetivo promover a cidadania junto aos moradores de cinco bairros da Região dos Amarais. Ao longo de sua existência, a UCF já atendeu cerca de quatro mil usuários.

       

      Serviço:

      Coquetel dos 45 anos da UCF

      Data: 05/09/2017.

      Horário: a partir das 18h30.

      Onde: Sociedade Hípica de Campinas (Rua Buriti, sem número, Bairro das Palmeiras, Campinas/SP).

      Livro "Receitas de Norma Jorge - volume 2" - Preço: R$ 70. Ponto de venda: unidade da Print Company localizada à Rua Maria Monteiro, 18117, Cambuí, Campinas/SP (a compra precisa ser em dinheiro, pois não serão aceitos cartões de débito ou crédito).

      Apoiadores: Sociedade Hípica de Campinas, Studio Eletrônico, Carol Silveira Assessoria de Comunicação, Ifanger Design e Print Company.

      Evento fechado para convidados.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •