• NOTICIAS

      08/09/2017 | Expoflora e sua Gastronomia

      Gastronomia: doces no formato de flores fazem sucesso entre os visitantes da Expoflora

      A gastronomia do evento não oferece apenas pratos típicos holandeses. Os chefs dos restaurantes e das confeitarias estão sempre apresentando novidades para atrair o turista também pelo paladar. O evento começa no dia 25 de agosto e vai até 24 de setembro, de sexta a domingo, e na quinta-feira, dia 7, feriado da Independência, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 km da capital paulista.

      As flores não decoram apenas os jardins e os ambientes na Expoflora. No formato de doces, elas se transformam também em deliciosas sobremesas para deixar com água na boca os 300 mil turistas esperados nesta 36ª edição do evento, que acontece de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no feriado da Independência, das 9h às 19h, em Holambra (SP).

      O Casa Bela Restaurante apresenta a Flor da Terra, uma sobremesa linda e deliciosa que traz rosa de biscoito, bolo de chocolate (simulação da terra) e brigadeiro de hortelã no formato de vaso, além da Torta Toffee, feita com ganache de especiarias.

      A Confeitaria Martin Holandesa criou a Applebloem (junção das palavras appel - maçã - e bloem - flor), sobremesa de maçã que parece uma flor. A pedido do público, a Oma Beppie decidiu incrementar com cobertura de chocolate o tradicional Stroopwafel, biscoito típico holandês, tipo waffle, recheado com calda de caramelo.

      Tem também o Picolelé, “o picolé que você monta do jeito que quiser”, que a sorveteria Vanilla Ice traz como novidade. Com bases de sabores variados de baunilha, pistache, avelã, chocolate, caramelo e menta, a cobertura pode ser chocolate branco ou ao leite, já que é escolhida na hora, e montada com as opções de castanha, coco, cereais, amendoim, confeitos coloridos, chocolate granulado ou farofa crocante. A sorveteria ousou, ainda, na criação dos sovertes de beterraba e de bacon, apostando no paladar de quem gosta de inovar.

      Pratos típicos

      Os ingredientes típicos estão presentes em releituras de vários pratos, como o eisbein (joelho de porco), que agora vem desfiado junto com salsichões holandeses e escondidinho sob dois purês de batata e de queijos (Hollandse Verbogen). O Prato do Opa (vovô em holandês) traz filé mignon grelhado e servido com três purês típicos, molho de maçã verde e cebola échalote.

      Culinária holandesa

      A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias instalados no parque da Expoflora oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como o pannekoek (panquecas), eisbein (joelho de porco), batata holandesa, o vis holand (peixe holandês) nas versões vis en friet (peixe frito) e zure haring (feito com a sardinha fresca maturada), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), festival stamppot (purês típicos acompanhando dois salsichões) e stamppot wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja).

      Como sobremesa ou nas confeitarias, as sugestões são os doces e as bolachas, como o poffertjes (minipanquecas doces), speculaas (bolacha feita a partir da mistura de especiarias, com acentuado gosto de canela), stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana) e vlaai de damasco (waffel recheado com damasco), entre outros.

      Sobre a Expoflora

      A Expoflora é a maior exposição de flores e de plantas ornamentais da América Latina. O evento recebe, anualmente, cerca de 300 mil visitantes. Entre as atrações estão a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra. O evento tem o patrocínio da Coca-Cola, Crystal, Amstel, Ultragaz, Porto Seguro Auto e o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra e do Banco do Brasil.

      Receitas

      Torta Toffee com ganache de especiarias (Casa Bela)
      Rendimento: 24 unidades

      Massa
      200g de manteiga
      125g de açúcar de confeiteiro peneirado
      125g de amêndoas em pó
      1 ovo
      Essência de baunilha em gotas
      260g de farinha de trigo peneirada

      Modo de preparo
      Misture a manteiga, a amêndoa, o açúcar de confeiteiro, o ovo e a baunilha na batedeira. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo. Retire a massa da batedeira. Polvilhe uma superfície com farinha e vá misturando a massa enquanto trabalha com as mãos. Reparta a massa em três pedaços, forme bolinhas e achate. Envolva em papel filme e leve à geladeira por 2 horas. Modele em círculos de 8 cm de diâmetro em forminhas. Deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno a 160ºC até dourar. Reserve.

      Caramelo toffee
      540g de açúcar
      200g de creme de leite fresco aquecido.
      187g de manteiga

      Modo de preparo:
      Derreta o açúcar até ficar na cor caramelo (amolecido). Acrescente o creme de leite fresco aquecido e espere encorpar. Finalize com a manteiga e misture até ficar homogêneo. Reserve.

      Ganache de especiarias
      200g de chocolate meio amargo
      200g de creme de leite
      Especiarias em pó

      Modo de preparo
      Derreta o chocolate com o creme de leite e as especiarias até ficar cremoso e homogêneo. Reserve.

      Montagem da torta
      Coloque o caramelo toffee sobre a tortinha e cubra com a ganache de especiarias. Decore e deixe gelar.

      Prato do Opa – (vovô, em português) - (Casa Bela)
      Rendimento: serve 2 pessoas

      Purês de batata
      250g batata
      Pitada de noz moscada
      1 colher de sopa de manteiga
      30 ml de leite
      Alho-poró fatiado fino
      Chicória fatiada
      Gorgonzola

      Modo de preparo
      Descasque e cozinhe as batatas com sal. Depois de escorrê-las, amasse-as e tempere-as com a manteiga, leite, noz moscada e ajuste o sal. Reserve. Divida o purê em duas partes: em uma, coloque o alho-poró fatiado, na outra, a chicória e o queijo gorgonzola. Reserve.

      Stamppot
      100g de batata
      30g de cenoura
      30g de cebola
      Manteiga
      Sal
      Noz moscada

      Modo de preparo
      Cozinhe os legumes na pressão. Depois de escorrê-los, amasse-os e tempere-os com sal, noz moscada e manteiga.

      Molho
      150 ml de molho de carne
      6 unidades de cebola em conserva
      1/2 maçã verde descascada em fatias

      Modo de preparo
      Ferva o molho de carne, acrescente a cebola em conserva e a maçã. Cozinhe até que a maçã fique macia.

      Filet Mignon
      400g de filet mignon
      Sal
      Pimenta do reino

      Modo de preparo
      Corte o filet mignon em escalopes de 100g cada. Tempere com sal e pimenta do reino. Grelhe até o ponto desejado.

      Montagem
      Coloque os purês intercalados no fundo de uma travessa. Acomode os escalopes grelhados sobre os purês. Cubra com o molho, decorando com as cebolas e a maçã. Sirva quente.

      Flor da terra (Casa Bela)
      Rendimento: 24 unidades

      Rosas de biscoito
      250g de manteiga sem sal
      330g de açúcar refinado
      180g de claras de ovos
      200g de farinha de trigo
      5g de extrato de baunilha

      Modo de preparo
      Bata todos os ingredientes na batedeira até ficar homogêneo. Modele com saco de confeiteiro em discos. Asse, preferencialmente em uma base de silicone (para não grudar), a 190ºC de 8 a 10 minutos. Modele as pétalas com a massa ainda quente até formar a rosa. Reserve.

      Bolo
      3 ovos
      1 1/2 xícara de açúcar
      2 xícaras de farinha de trigo
      1 xícara de chocolate em pó
      1/2 xícara de óleo
      1 colher de sopa de fermento em pó
      1 pitada de sal
      1 xícara de chá de água quente

      Modo de preparo
      Bata os ovos com o açúcar, o óleo, o achocolatado e a farinha. Adicione a água quente e, por último, a farinha. Misture. Asse a 180ºC por 40 minutos. Reserve.

      Brigadeiro de hortelã
      1 lata de leite condensado
      100 ml de leite
      1 maço de hortelã

      Modo de preparo
      Bata o leite com as folhas de hortelã. Ferva o leite. Acrescente o leite condensado e ferva até encorpar. Reserve.

      Montagem
      Esfarele o bolo e forre o fundo do potinho. Coloque 1 colher de sopa cheia de brigadeiro de hortelã. Cubra com mais um pouco do bolo esfarelado. Decore com a rosa de biscoito e sirva.

      Hollandse Verbogen - Escondidinho Holandês (Martin Holandesa)

      Purê
      250g batata cozida e espremida
      3 folhas de escarola
      ½ cenoura ralada.
      1 colher de manteiga
      100 ml de leite
      Sal a gosto

      Recheio
      100g de bacon em cubos e fritos
      1 eisbein cozido, desossado e cortado em pedaços grandes
      100g de salsicha schüblig
      50g de salsicha cervela
      50g de salsicha weisswurst
      50g de cebola
      100g de queijo cremoso
      50g de muçarela
      50 ml de creme de leite fresco

      Modo de Preparo
      Faça um purê, juntando a batata, a manteiga e o leite, deixando-o macio. Divida-o em duas partes iguais. Em uma delas, misture a cenoura e, na outra, a escarola e o bacon. Reserve. Para o recheio, refogue o joelho de porco desossado, as salsichas e as cebolas fatiadas. Tempere a gosto. Em outra panela junte o queijo cremoso, a muçarela e o creme de leite. Em fogo baixo, mexa até a mistura ficar homogênea. Em um refratário, monte o escondidinho em camadas: purê de cenoura, recheio, purê de escarola e o creme de queijo. Leve ao forno para gratinar.

      Serviço:

      36ª Expoflora
      Localização: Holambra/SP
      Data: 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil)
      Horário: das 9 às 19 horas
      Ingressos: R$ 46,00
      Onde comprar: na bilheteria do Parque da Expoflora (nos dias do evento), no site www.ingressorapido.com.br ou com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.
      Informações para o público: (19) 3802-1499 / (19) 3802-1421





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •