• NOTICIAS

      25/09/2017 | Mérito Cultural a Kohdo Tanaka

      Câmara Municipal outorga Mérito Cultural a Kohdo Tanaka por divulgar a música de Carlos Gomes no Japão

      Grande entusiasta da música de Carlos Gomes, que conheceu há 10 anos em Campinas, Kohdo Tanaka, renomado tenor japonês, será homenageado pelos seus 80 anos de idade e pela divulgação das árias de ópera e canções do Tonico de Campinas no Japão, percorrendo diversas cidades em recitais e, também, na China. O tenor japonês, que reside em Osaka, receberá da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Mérito Cultural na próxima sexta-feira, 29 de setembro, às 20 horas, dentro das comemorações do Mês de Carlos Gomes. Na solenidade, Kohdo Tanaka e diversos cantores líricos, que atuam em S. Paulo e Campinas, apresentam um recital recheado de obras do imortal Maestro Carlos Gomes. Participam das homenagens, além de Tanaka, as sopranos Taís Víera e Érika Andrade; o barítono Nelson Nicola Dimarzio e o tenor João Gabriel Bertolini, com o pianista José Francisco da Costa, ao piano eletrônico. No repertório gomesiano se encontram as árias Ad ogni mover lontan di fronda (Fosca), Vendetta! vendetta! (Maria Tudor), All infelice suora sol rea d amor (Salvator Rosa), Ah! Se tu sei fra gli angeli (Fosca), Forma sublime (Salvator Rosa), Vanto io pur (Il Guarany), Era un tramonto d’or (Colombo), Sogni d’amore (Lo Schiavo), e as canções Addio, Quem sabe?!, La Preghiera dell’orfano, Realtá, Sul lago di Como – La Regata; e Canta ancor. 

      Taís Víera, um dos nomes de destaque nesse recital, foi vencedora dos concursos Maria Callas, Aldo Baldin e Estímulo para Cantores Líricos, do mês de Carlos Gomes. Ela teve sua formação vocal orientada por Martha Herr e Benito Maresca. Excursionou com a Casa da Ópera pelo estado de São Paulo cantando as operas Carmen, Madame Butterfly, La Traviata e La Bohème. Cantou em Portugal e nos EUA com Placido Domingo. Em Tóquio, se apresentou em concerto para uma plateia de mais de cinco mil pessoas e protagonizou o Brazil Inside Out, programa de TV da BBC de Londres. Criou e produziu os espetáculos: Festa de Santo, Afro Brasil, Águas Negras e Iemanjânica, recebendo o troféu Força da Raça por sua pesquisa e difusão da música afro brasileira. É professora titular da cadeira de canto e ópera da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Atualmente desenvolve a pesquisa de doutorado sobre as Heroínas de Carlos Gomes, e está ministrando a Oficina de Heróis e Heroínas, na Unicamp.

      A homenagem ao tenor Kohdo Tanaka teve a iniciativa do vereador Vinícius Gratti (PSB). Tenor de reconhecimento internacional, também participou por nove anos do corpo de jurados do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, organizado pela CCLA – Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas – e ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos – o qual revela todo ano novos nomes na arte do canto erudito. O Diploma de Mérito Cultural é entregue às pessoas que se destacam por relevantes serviços prestados à Campinas na área da cultura. A solenidade está marcada para começar às 20 horas, no Plenário da Câmara - localizado na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 - Ponte Preta. E será  transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, no canal 61.3 em UHF Digital, no canal 4 da NET, no site, no Facebook da Câmara e, ainda, pelo canal da TV Câmara Campinas no YouTube.
       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •