• NOTICIAS

      07/08/2010 | Festival de fotografia é aberto com palestra!

      Festival de fotografia é aberto com palestra de Walter Firmo

      Fotógrafos profissionais e amadores e admiradores da fotografia, lotaram na noite desta quinta-feira, dia 5 de agosto, o Café Filosófico da CPFL para a abertura oficial do Festival Hercule Florence, que nesta quarta edição reúne a Semana Municipal Hércules Florence e o Mês da Fotografia, em uma realização da Prefeitura de Campinas e PUC-Campinas.

      Desde o dia 1º de agosto, diversas mostras fotográficas estão espalhadas pela cidade, dando à população a oportunidade de conhecer trabalhos de fotógrafos campineiros e de outras cidades. O Festival vai até o final do mês.

      Uma palestra com o reconhecido fotógrafo carioca Walter Firmo abriu o Festival, após a apresentação do pianista Marcelo Onofre e do curta-metragem El Pabellón Alemán, de Juan Milllares, que conquistou o primeiro lugar do Concurso Iberoamericano de Curtametragem Documental, no 38º Festival Internacional de Cinema de Huesca, na Espanha.

      Enquanto Firmo fazia uma retrospectiva de sua história de 53 anos com a fotografia, imagens clicadas por ele eram projetadas em vários telões mostrando trabalhos em cores e em preto e branco, como as famosas fotos que fez do compositor Pixinguinha, da cantora Clementina de Jesus, do cantor Chico Buarque e muitos outros personagens conhecidos e anônimos.

      Animado com a plateia, o fotógrafo que ficou conhecido por usar a cor nos seus trabalhos, fez questão de responder a perguntas e fazer algumas considerações sobre o uso das cores, do preto e branco, de filmes e da nova era com as máquinas digitais. Segundo ele, não há diferença entre as fotografias feitas com o uso de filmes e da câmera digital, mas citou que enquanto que com o filme você faz uma foto “bem pensada” e planejada, com a máquina digital faz-se mais de cem fotos para retirar uma.

      Hoje, aos 73 anos de idade, Firmo está desenvolvendo um trabalho fotográfico sobre os sertões brasileiros que será lançado em breve e dá aulas e palestras em todo o Brasil.

      Representando o prefeito Hélio de Oliveira Santos e o secretário de Cultura Arthur Achilles Gonçalves, o diretor de Cultura, Vinícius Gratti salientou que a Semana Hércules Florence virou o Mês, justamente pela grande quantidade de eventos que estão sendo propostos. “É uma Semana que no calendário da cidade ano a ano cresce tanto no número de eventos, quanto na quantidade de pessoas que participam. Muitos trabalhos são desenvolvidos em homenagem ao grande inventor da fotografia e à produção fotográfica em nossa cidade. Vamos continuar com esse padrão”.

      A série de atividades programadas para ocorrer em diversos pontos da cidade, entre elas exposições, palestras e concursos, está disponível no site: www.seminarioimagemeatualidade.com.br

      O Festival Hercule Florence é promovido pela Prefeitura de Campinas e a PUC-Campinas, conta na sua organização com diversas entidades, inclusive com a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som, Museu da Cidade, e CPFL Cultura, além de várias empresas da iniciativa privada e órgãos públicos.


      Exposição

      O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre nesta noite de sexta-feira, dia 6 de agosto, às 20h, a 10ª Exposição Coletiva do Núcleo de Fotografia de Campinas (Nufca), com o tema “A cidade que eu vejo”.

      A mostra aborda o tema sobre a ótica de que muitas vezes vemos, mas não enxergamos detalhes da vida cotidiana. Por isso, a importância da fotografia que “congela” momentos e destaca detalhes. A exposição vai até o dia 9 de setembro.
       

      Serviço:

      10ª Exposição Coletiva do Núcleo de Fotografia de Campinas (Nufca), com o tema “A cidade que eu vejo”

      Abertura: sexta-feira – 6 de agosto





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •