• NOTICIAS

      10/11/2017 | Secretaria do Meio Ambiente Campinas

      Verde faz licitação para estudo de viabilidade de 43 parques lineares

      A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) abriu licitação para contratação de serviços técnicos especializados para elaboração dos estudos técnicos preliminares que subsidiem os projetos de implantação de 43 trechos de parques lineares no município. A licitação será do tipo menor preço e os interessados têm até as 10h do dia 4 de dezembro para entregar os envelopes. Com valor estimado em R$ 1.048.294,00, após a contratação da empresa vencedora e emitida a Ordem de Serviço, o prazo para execução do trabalho será de 18 meses.

      A abrangência geográfica do projeto inclui 43 trechos de parques lineares da lista de 49 trechos previstos no Plano Municipal do Verde (Decreto 19.167 de 6 de junho de 2016), que totalizam aproximadamente 879 hectares e 96 km lineares.

      De acordo com a SVDS, o projeto básico deve definir o conteúdo mínimo que deve constar nos estudos técnicos preliminares como diagnóstico do local; entendimento da dinâmica dos processos socioambientais;levantamento da viabilidade técnica e orçamentária,e o adequado tratamento do impacto ambiental de implantação, gerando diretrizes que nortearão os projetos básicos.


      Parque linear

      O conceito de Parque Linear é contrário ao de parque isolado, pois não possui desenho geométrico e limites definidos, em continuidade espacial, ligando espaços construídos e abertos.

      Os Parques Lineares possibilitam a promoção de atividades de lazer e esporte, circulação não-motorizada, promoção de educação ambiental e cidadania melhorando a qualidade de vida da população, bem como a manutenção, recuperação de aspectos físicos e bióticos (fauna, flora, recursos hídricos) por meio da recomposição das APP, medidas de manejo de águas pluviais, aumento da zona de inundação (amortecimento de enchentes), controle de erosão, com a possibilidade de integração de ecossistemas, podendo atuar também como corredores ecológicos.

      As empresas interessadas em participar da licitação devem acessar o Edital de Concorrência nº 06/2017 disponível no portal eletrônico licitacoes.campinas.sp.gov.br. O edital foi publicado no Diário Oficial no dia 30/10 (http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1186823310.pdf .



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •