• NOTICIAS

      22/11/2017 | Corrida e Caminhada do Café

      2ª CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ
      EVENTO ESPORTIVO-CULTURAL TEVE MIL PARTICIPANTES NA FAZENDA SANTA ELISA
       
      Nem a chuva que caiu na manhã desse domingo – 19 de novembro, diminuiu a animação das mais de mil pessoas, que compareceram na segunda edição da Corrida e Caminhada do Café, na histórica Fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).


      Foi também uma manhã de muitas emoções. A madrinha da Corrida e Caminhada do Café, a ex-atleta Conceição Geremias, pentacampeã do heptatlo e três participações em olimpíadas, trouxe o seu pai de 97 anos, Luiz Geremias, que trabalhou na Fazenda Santa Elisa. Conceição morou com a família na Santa Elisa até 1977 e afirma que ali, aos 13 anos de idade, começou a dar os primeiros passos no atletismo, treinando na Fazenda. “Ser madrinha desse evento que une o esporte e a história do café e ainda trazer o meu pai para um local de muitas lembranças boas, como a Santa Eliza, é uma felicidade muito grande”, afirmou a ex-atleta, que participou da largada da Corrida.
       
      Para o secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Dario Saadi, a 2ª edição da Corrida e Caminhada do Café consolida o evento em um espaço que traz a história do café na região de Campinas e é um importante centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas. “Temos aqui todos os fatores para que esse evento entre no calendário anual dos eventos esportivos da cidade, acrescentando o resgate da história do café na região de Campinas”, afirmou o secretário, que representou a Prefeitura de Campinas no evento.
       
      O presidente da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, Luís Cortez, destacou o viés cultural do evento, que mostra ao público como a indústria do café trouxe riqueza para São Paulo, especialmente na região de Campinas, mostrando a sua importância até os dias de hoje, através do importante trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do IAC. “O café é um dos mais importantes produtos exportados pelo Brasil. Um evento como esse, valoriza e divulga a cultura do café para a população”, acrescentou Cortez.
       
      O idealizador da Corrida e Caminhada do Café, Ali El-Khatib, afirmou que o sucesso de público da segunda edição mostra a consolidação da união do esporte com a cultura do café. “O café é o aroma do conhecimento e o sabor da felicidade”, completou Ali, com a frase tema do evento.
      Completando a manhã de emoções, Paulo Henrique Amarante, de 90 anos, participou desde a ‘dança’ do aquecimento até o fim da caminhada de seis quilômetros. Mesmo molhado pela chuva que caia, no final ele se dizia “muito feliz por conhecer as belezas” da Santa Elisa, com a promessa de voltar no próximo ano. 
       
      Os participantes nos seis quilômetros da Corrida e Caminhada passaram por trechos com plantações de café e pelo corredor de bambuzal histórico, plantado no início dos anos 1900, pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha que era albina, se proteger do sol.

      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • Revista Vip Virtual

  •