• NOTICIAS

      28/11/2017 | ABAL - Encontros Musicais

      Tenor carioca e soprano unem vozes em recital

      Duas vozes, a de um carioca e uma paulista, dividirão o recital desta sexta-feira, 01 de dezembro, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, (rua Bernardino de Campos, 989, Centro) promovido pela ABAL Campinas.

      Poderemos apreciar esses cantores em escolhido repertório de canções, árias e duetos. Será o 1.186º. programa da série Encontros Musicais, onde estarão reunidas obras de Mozart, Puccini, Carlos Gomes, Franz Lehar, Alberto Costa, Bixio, Reinaldo Hahn, M. Penella, Sorozabal, Babi de Oliveira, Velasques, constando melodias inesquecíveis como: O soave fanciulla e Sí, mi chiamano Mimí, da La Bohème; Ah! Se tu sei fra gli angeli, da Fosca; Canto da saudade; Parlami d´amore Mariù; Dove sono, de Le Nozze di Figaro; Da geh ich zu Maxim e Lippen schweiggen, da opereta A Viúva Alegre; La dernière valse; No Puede Ser, da zarzuela La Tabernera Del Puerto; Me Llamavas Rafaelito, da zarzuela El Gato Montes; Poema para tuas mãos e Besame Mucho.

      Dono de colorido e potência vocais marcantes, o tenor lírico-spinto carioca André Figueiredo iniciou seus estudos de técnica vocal com Maria Helena Bezzi, passando depois para o tenor Alfredo Colósimo. Hoje é orientado pelo tenor Eduardo Alvares.  Participou de várias apresentações pelo Brasil como solista. Tem se apresentado com frequência em vários teatros do Rio de Janeiro, incluindo o Municipal de Niterói, Trianon, em Campos dos Goytacases, acompanhado pelas orquestras Municipal de Campos e Mariuccia Yarcovina; em Campinas, SP, na ABAL Carlos Gomes, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, além de várias apresentações no Projeto Música no Museu, Forte de Copacabana, na Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, no teatro da ACM, Sala Baden Powell, Centro Cultural da Justiça Federal e outros. Apresentou-se, acompanhado pelo Maestro Claudio Vettori, nos programas “Sala de Concerto” e “Música e Músicos do Brasil”, ambos da rádio MEC, conduzido por Lauro Gomes. Em Ópera, interpretou Rodolfo, na ópera La Bohème, de G. Puccini e D. Jose, na ópera Carmen, de G. Bizet; Luigi, na ópera Il Tabarro, de G. Puccini, em montagens da Cia Lírica no Centro Cultural da Justiça Federal e sala Baden Powell.

      A soprano e pianista Ana Carolina Sacco, natural de Limeira, teve como professores Maysa Viotto, no Conservatório Musical São José (Limeira-SP) e Maria Elisa Leal Cardoso (S. Caetano do Sul-SP), em Piano. Graduou-se em Piano pela Unicamp, sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy Martin. Participou de master classes com renomados professores como Caio Pagano (Brasil/ EUA), Max Barros (Brasil/ EUA), Paul Rutman (EUA), Paulo Álvares (Brasil/Alemanha), Flávio Augusto, Ksenia Nosikova (Rússia), Timothy Shafer (EUA). Vem destacando-se como solista, recitalista e camerista sendo premiada em concursos de piano e música de câmara. Solista frente às Orquestras Sinfônicas de Limeira e da Unicamp, além de participar junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidada a se apresentar junto ao violista Wilfried Strehle e o clarinetista Manfred Pries (ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlin) em recital de encerramento da Semana de Máster Class ministrado pelos mesmos, promovida pela Fundação Vitae e Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Dentre as salas em que tem se apresentado destacam-se: Josephine Campbell Recital Hall (North Dakota), Charles Ives Concert Hall (Connecticut), Teatro Ouro Verde (Londrina-PR), Centro de Convivência Cultural de Campinas, Teatro São Pedro, Teatro Unimep (Piracicaba-SP). Laureada com o Troféu Fumagalli 2005, como pianista, prêmio destinado aos cidadãos limeirenses que se destacam a cada ano nos mais diversos segmentos. Recebeu bolsa de estudos do Rotary Club Internacional para aperfeiçoar-se durante um ano em Paris, França, em 2008. Mais recentemente, Ana Carolina estudou Canto com a Profa. Suzel Cabral e com Dr. Ângelo Fernandes (UNICAMP), com quem vem se aprimorando e explorando, também, este seu outro lado artístico.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •