• NOTICIAS

      18/01/2018 | Espaço Italiano na Festa do Figo Valinhos

      69º Festa do Figo e 24º Expogoiaba - Tombo da Polenta - Espaço Italiano

      Espaço Italiano é destaque entre visitantes


      De 20/01 a 04/02

      O espaço é um resgate da história italiana em Valinhos

      A Festa do Figo e Expogoiaba de Valinhos ganhou um espaço tipicamente italiano idealizado e organizado pela Associação Cultura Ítalo Brasileira de Valinhos com parceria da Paróquia São Cristóvão.

      O cheirinho de comida feita no fogão à lenha, que lembra a casa da nona; receptividade tipicamente italiana, ou seja, com animação de sobra; músicas italianas, muita fartura seja nas comidas ou nos doces fabricados ali mesmo e, cenários que remetem aos visitantes, lembranças da Itália. Essas são algumas das características do Espaço Italiano, destaque entre os visitantes da Festa do Figo, que a cada ano ganha novas atrações.

      "O objetivo deste espaço é resgatar a tradição italiana, a cultura e lembrar os costumes dos imigrantes que fizeram parte da história de Valinhos e trouxeram para a cidade sua cultura e as riquezas da culinária italiana além de seus costumes que fazem parte de nosso convívio",  explica Zélia Crisanti, presidente da Associação Italiana .

      Segundo José Carlos Buen, um dos idealizadores do espaço, muitos visitantes chegam ao Espaço Italiano, e comentam "que saudade da época dos meus nonos e desse cheirinho de comida feita no fogão à lenha". Contando com uma cozinha rústica, construída em madeira e com material reciclável doado pela comunidade, o Espaço Italiano, oferece pratos salgados e doces preparados de forma artesanal. Entre os pratos salgados está a polenta brustulada (que depois de um dia de descanso é cortada e colocada na chapa para tostar e servida com queijo parmesão); polenta cremosa com molho ao sugo ou bolonhesa, acompanhada de queijo parmesão; tagliarin, lasagne, gnocchi com molhos ao sugo, bolonhesa ou branco além de frango frito, polenta e batata frita. Já entre os doces, os visitantes podem se deliciar com goiaba cascão, figo maduro em calda, geléias de figo e goiaba, pão da nona e brioches de goiaba e figo.

      A arrecadação do Espaço Italiano é revertida para a manutenção dos trabalhos da Associação Italiana de Valinhos bem como para a Paróquia São Cristóvão. A produção e atendimento conta com um grupo de mais de 100 voluntários, formado por 40 pessoas por dia, divididas em dois turnos.

      Este ano a Comissão Organizadora ampliou o Espaço Italiano e tem dado todo o apoio para as apresentações culturais desenvolvidas no espaço. Contamos com a instalação de um palco para apresentações típicas italianas, teremos shows ao vivo, uma padaria para assar os pães no local, além da tradicional pisa da uva, um museu com o resgate da história da imigração italiana em Valinhos e o esperado "Tombo da Polenta", num tacho de aproximadamente 300 litros.

      Franklin, um dos idealizadores ressalta "a cada ano o Espaço Italiano vem aumentando, tanto em tamanho como em atividades e, que o sonho de resgatar as tradições italianas dentro do nosso maior evento turístico, já é uma realidade". Teremos apresentações típicas que marcarão a nossa festa e que por consequência poderão se tornar uma tradição para nosso município. Convidamos a todos para visitar este espaço e prestigiar as atividades típicas, finaliza Franklin.

      Atrações do Espaço Italiano:

      O espaço contará com shows ao vivo de música italiana, sempre aos domingos à partir das 13h30. Teremos a apresentação dos cantores: Jonas Francisco, Vicente Montero e Felipe Carro.

      A pisa da uva foi retomada com sucesso em 2017 e marcará presença na 69ª Festa do Figo 24ª Expogoiaba. O objetivo é mostrar para o público como era feito o vinho antigamente e também dar a oportunidade para que as pessoas vivenciem a sensação da pisa da uva. A atividade tem duração de meia hora e é embalada por músicas italianas, muita alegria e descontração. A pisa da uva acontecerá aos domingos.

      No espaço do museu, nossos visitantes terão a oportunidade de voltar no tempo através de fotos que resgatam a história da imigração italiana em Valinhos. Entre a década de 1870 e os vinte primeiros anos do século XX, estima-se que quase um milhão de italianos emigraram para o Brasil em busca de terra, trabalho e melhores condições de vida. O espaço ficará aberto todos os dias da festa e é um convite para saber um pouco mais sobre esse povo que muito influenciou nossa cidade.

      Já o "tombo da polenta", pela tradição, a matriarca é quem preparava a polenta. Depois de pronta, a matriarca ficava na ponta da mesa, tombava a polenta em uma tábua e fazia a divisão do alimento. No Brasil, o "tombo da polenta" ganhou proporções bem maiores. Dois utensílios são indispensáveis para fazê-la: um grande caldeirão e uma colher grande de madeira, além de muito esforço para misturar a pasta de milho no caldeirão que é aquecido sobre o fogo. A polenta é um prato típico da região norte da Itália. Sua base é a farinha de milho e a receita é quase um ritual e um símbolo de união familiar. O tombo da polenta acontecerá aos domingos.

      https://www.facebook.com/festadofigo

      Contatos:

      Franklin (19) 99613-4905

      José Carlos Buen (19) 99781-4333





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •