• NOTICIAS

      12/08/2010 | Prefeito recebe comitiva do governo japonês

      Representantes do governo japonês fizeram na manhã desta quinta-feira, 12 de agosto, uma visita oficial ao município de Campinas com o objetivo de comunicar ao governo local o interesse daquele país em participar do processo seletivo para escolha da concessionária que realizará as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV).

      A comitiva veio em busca de informações sobre o andamento do processo e aproveitou a oportunidade para relatar um pouco da experiência que o Japão tem na área tecnológica.

      "Nós temos a tecnologia mais avançada e estamos dispostos a compartilhar nosso
      conhecimento e experiência", disse o embaixador do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Ken Shimanou Chi.

      O encontro, que aconteceu no Gabinete do prefeito Hélio de Oliveira Santos, contou também com a presença do primeiro secretário da embaixada do Japão em Brasília e enviado do Ministério dos Transportes do Japão, Seishi Nakatani; de Toru Iwasaki, do Grupo Tozan no Brasil; dos secretários municipais de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Ruy Rabello, de Cooperação Internacional, Romeu Santini, entre outros representantes das duas nacionalidades.

      O prefeito, por sua vez, apresentou um panorama geral das necessidades do empreendimento e ressaltou os aspectos principais que devem ser analisados: o compromisso com o prazo de entrega (visando a Copa do Mundo de 2014), o capital para investimento e a capacidade de transferência de tecnologia.

       

      "Assim como já fizemos com a Coreia, China e Espanha, colocamos nossos técnicos à disposição para explicar o que o País e o Município esperam da empresa vencedora da concessão", disse Dr. Hélio.
       
      A comitiva despediu-se do prefeito enfatizando a boa impressão deixada pelo Município."Ficamos muito impressionados com os novos projetos desenvolvidos como o novo Terminal Rodoviário, a CIMCamp, o projeto de expansão de Viracopos e outros. Vejo um grande potencial para muitas parcerias entre o Japão e Campinas", disse o embaixador Ken Shimanou Chi.

      Compuseram o roteiro da comitiva japonesa a Fazenda Tozan, o Terminal Rodoviário Álvares de Azevedo, a base da CIMCamp, o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Gabinete do prefeito, no Palácio dos Jequitibás.

      Visita à CIMCamp

      Completando a visita à cidade, a comitiva do governo japonês fez uma visita à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, e também conheceram o Terminal Multimodal Ramos de Azevedo.

      Segundo o embaixador Ken Shimanou Chi, o grupo ficou muito impressionado. “Campinas usa tecnologia de última geração na Central, que desempenha um papel fundamental na segurança da cidade”, afirmou.

      A equipe conhecerá, ainda, o Aeroporto de Viracopos. O representante do Grupo Tozan no Brasil, Toru Iwasaki, que também acompanha o grupo, acredita que a reação dos japoneses foi positiva. “Eles têm sistemas muito interessantes de controle de tráfego, mas estão sempre buscando melhorias. O trabalho da CIMCamp é um modelo a ser seguido”, contou Iwasaki.

      Durante a visita, o diretor da Central, João Carlos Fagundes, detalhou aos visitantes como funciona o monitoramento; e mostrou que o trabalho depende tanto da organização do trânsito, quanto da segurança. Por isso, a CIMCamp reúne representantes da Guarda Municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Defesa Civil, da Serviços Técnicos Gerais (Setec) e da EMDEC

       

      Essa união garante combate à criminalidade, segurança no trânsito, qualidade no
      transporte, prevenção a desastres naturais e fiscalização do solo público. Atualmente, são utilizadas 372 câmeras, distribuídas em 143 pontos da cidade; além de radares e agentes de campo. O monitoramento ainda conta com informações recebidas pela Central Telefônica.
       

      “A CIMCamp é uma referência não só para o Brasil, mas para o mundo todo”, concluiu o embaixador Ken Shimanou Chi.




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •