• NOTICIAS

      17/08/2010 | Mostra de Curtas Metragens no C C L A

      Dia 27 as 20Hs no Centro de Ciências Letras e Artes - em Campinas- Rua Bernadino de Campos 989 - Tel 3231.2567

       
      Exibição de 04 curtas metragens de Marcos Craveiro , premiados e selecionados em Vários Festivais no Brasil e no Exterior-
      O Programa vai exibir ainda um filme do Sr. Henrique de Oliveira Jr - intitulado SER - que ganhou em 1969 o melhor filme de 16MM no Festival do Jornal do Brasil no Rio de Janeiro ( 0 filme tem 90 segundos)
      Serão exibidos - 04 curtas de Marcos Craveiro - ENTRADA FRANCA
       
      "João da Mata - Um Documento"(Documentário) realizado em 1983 , em co produção com a LC BARRETO , e conta a história de um dos primeiros filmes de lonha metragem feitos em todos o Brasil em 1923- em Campinas ,por Amilar Alves , e apresenta entrevistas com o cinegrafista ,técnico de laboratório e camera Tomaz de Tullio- Além de mostrar cenas raras do filme , o curta também tem entrevistas com Angelo Fortes , um dos primeiros atores do Cinema Nacional ( Ambos na época estavam com 84 anos de idade)
      Esse filme foi premiado em Los Angeles no Festival anual do American Film Institute (FILMEX em 1983) e ainda foi convidado para fazer parte da coleção perpétua da Academia de Cinema de Hollywood e do acervo de mais de 20.000 filmes , do AFI em Washington ,que fica na Biblioteca do Congresso Americano. A coleção apresenta obras raras e coleções de filme como os de Alfred Hitchcock e Francis Ford Copolla . Em 2011 o filme também foi convidado para fazer parte do World Cinema Foundation , cujo presidente é Martin Scorsese.
      A duração do filme é de 10 minutos.
       
      "A Máquina do Tempo " (Documentário de 2010) ,foi feito com roteiro de Marcos e Paulo Queiróz e conta a História da Associação Brasileira Ferroviária em Campinas.Este filme foi selcionado para o II Festival Paulinia de Cinema.
       
       
      "A Última Estação " (Ficção de 2010), um dos primeiros trabalhos de Marcos Craveiro já em Digital , com roteiro do próprio Marcos e Sidney Laranjeira e atuações de Helcio Henriques, Sidney Laranjeira e Ricardo Rosa ,foi selecionado o ano passado no Festival Curta Cabo Frio, no Festival Internacional de New York e esse ano no festival Internacional de Los Angeles.Ele conta a história de um rapaz humilde , cujo avô era ferroviário e trabalhava em uma estação de trem antiga , no tempo da Maria Fumaça , e ele tem uma idéia de fazer um filme sobre a estação e tentar levantar um patrocínio para a preservação dessa estação. Esse filme foi rodado todo na Estação de Anhumas em Campinas
       
      "Henrique de Oliveira , Memórias em Celulóide " , (Documentário - 2011)Um de seu  ultimos trabalhos em HD , Marcos mostra a trajetória de um dos pioneiros do cinema de Campinas - Henrique de Oliveira Jr, que realizou vários filmes premiados no Brasil e Exterior. O Curta já foi selecionado oficialmente para a Jornada Internacional de Cinema da Bahia ,desse ano, um dos mais antigos Festivais de Cinema do Brasil.
       

      SOBRE O DIRETOR: Marcos Craveiro, Mora Em Campinas, SP –tem 54 anos e estudou propaganda na PUC Campinas em 1980 – Realizou mais de 50 filmes em Super 8mm na década de 70 e 80 e muitos premiados no Brasil e Exterior.(Entre eles documentários com a atriz Regina Duarte (Close Up Regina Duarte ,premiado no festival Grife Fotoptica em l979) e Marília Pêra – A Feiticeira.)

      Fez três cursos de roteiros e cinematografia , com o Diretor Robert Wise em seus estúdios em Sunset Gower nos EUA em 1980 , 1983 e 1985.

      No década de  80, realizou 3 curta metragens em 35 mm, todos em parceria com a LC BARRETO do Rio de Janeiro – João da Mata(1983);Medalha de Ouro (1984) e A Força do Amor (1986).

      João da Mata –Um Documento-(1983) foi convidado para participar do Oscar em l985 e ficou entre os 10 mais votados pela Academia como melhor curta daquele ano (somente os primeiros cinco mais voltados é que entram para a lista do Oscar de cada ano) ,e por isso foi convidado para fazer parte do Acervo da Academia de Hollywood ( o primeiro e último filme que faz parte desse acervo é o documentário sobre a Visita de Walt Disney ao Brasil em l945).Depois da exibição no festival FILMEX em Los Angeles ,este também foi convidado para entrar para a Coleção de filmes do AFI em Washington ,como o primeiro filme Brasileiro à fazer parte da Coleção do American Film Institute que fica no Biblioteca do Congresso Nacional em Washington,uma das mais famosas coleções do mundo.Em Setembro de  2009 foi convidado pela diretoria do World Cinema Foundation ,por Alberto Luna , a pedido de Martin Scorsese ,para doar uma cópia de seu filme à Instituição em ROMA.

      Medalha de Ouro (1984), que conta a vida de um campeão de Ginástica Olímpica de Campinas-Carlos H. Silvestre ,também foi convidado à fazer parte da Coleção do AFI na Biblioteca do Congresso Americano.

      Fez em 1985 um curso de Cinema e Roteiro com o Diretor Robert Wise (Noviça Rebelde,Amor Sublime Amor)em Hollwyood,EUA, no Sunset Gower Studios (ex Columbia Pictures Studios).

      Depois disto de dedicou à carreira de comerciais para a TV e hoje em dia além de escrever roteiros para cinema e fazer curtas no formato DIGITAL (seu trabalho DOIS ATOS,de 2005 ,foi exibido no festival Internacional de New York em 2005),Marcos representa os Estúdios SONY PICTURES , Columbia e Fox Filmes no Interior de São Paulo.

      Participou em 2008 , na Competição Oficial do I Festival de Cinema de Paulínia, com o Curta JOÃO DA MATA UM DOCUMENTO.

      Em 2009 realiza dois filmes curta metragens para participar do II Festival de Cinema de Paulínia – um de ficção intitulado A ÚLTIMA ESTAÇÂO e um documentário em co-autoria de Paulo Queiróz (o mesmo que realizou a fotografia de João da Mata – Um Documento) intitulado A MAQUINA DO TEMPO , ambos com tema central focados na Preservação Ferroviária e com a participação do Guia Mirim dos Passeios da Maria Fumaça , Caio Fernando.

       
      SOBRE SR.  HENRIQUE DE OLIVEIRA JUNIOR: O Senhor Henrique, já fez um pouco de tudo em sua vida até chegar a ser um cineasta com mais de 80 filmes e trabalhos premiados em Festivais do Brasil e do Exterior.Começou aos 14 anos, sendo assistente de operador de cinema , no antigo cine Coliseu , que ficava no largo Carlos Gomes .Entre seus trabalhos mais significativos,foi quando em 1948 e durante os 4 anos seguintes ,construiu sozinho um projetor  de 35 mm com mais de 900 peças.E depois construiu também um projetor de 16mm e em 1977 ,fundou o Museu da Imagem e do Som em Campinas.Sr. Henrique também recuperou o filme e a camera usada no primeiro longa de enredo do cinema Brasileiro (feito em Campinas em 1923 - João da Mata, dirigido por Amilar Alves)- Sr. Henrique ,entre outros trabalhos realizou um curtíssima metragem -"SER" ,que tem 90 segundos e foi premiado como o melhor filme no Festival Nacional do Rio de Janeiro , patrocinado pelo Jornal do Brasil. Sr. Henrique também realizou com Bernardo Caro , Berenice Toledo e Marcos Craveiro em 1977 , um curta intitulado TABELA , baseado numa obra de Bernardo Caro ,artista plástico de Campinas , que foi exibida juntamente com obras do Bernardo na BIENAL de São Paulo naquele mesmo ano. TABELA também ganhou vários prêmios Nacionais e Internacionais onde uma bola de bilhar representa o ser humano em sua existência na Terra.
      Henrique tem documentado também a demolição e construção do Viaduto Cury no inicio dos anos 60.
       
      Marcos Craveiro
      MC PRODUÇÕES
      19.3242.0709
      www.mcprod.com.br

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •