• NOTICIAS

      12/04/2018 | Brew Festival

      Fórum detalha mercado de cerveja artesanal durante o 5º Brew Festival

      O evento acontece no dia 21 de abril e traz para Valinhos programação inédita para o segmento

      O Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (FOCASP) é a principal novidade da programação do 5º Brew Festival, que acontece nos dias 21 e 22 de abril (sábado e domingo), em Valinhos. O evento será no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, espaço da tradicional Festa do Figo.

      O Focasp, inserido de forma inédita na programação apenas do sábado (21), traz à cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) especialistas do universo das cervejas artesanais, um dos segmentos que mais cresce no Brasil, e também da gastronomia de uma forma geral.

      O objetivo do Fórum é abrir espaço para a discussão, troca de conhecimento, informações e aperfeiçoamento entre os profissionais do segmento e pessoas interessadas nesse nicho do mercado. A inscrição é gratuita e pode ser feita no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/1o-focasp---forum-de-cervejarias-artesanais-do-estado-de-sao-paulo__263340.

      Lançado no Brew Festival, o evento conta com uma ampla e diversificada agenda de palestras, divididas para os períodos da manhã e da tarde. O Beer Break, com a participação das cervejarias presentes, será a última atração matinal antes do intervalo para o almoço. Os presentes terão a chance de degustar um copo da bebida de sua preferência.

      A programação (leia abaixo) da manhã é destinada apenas para quem é da área, enquanto à tarde, a presença é livre não só para os profissionais do mercado, como também adeptos do segmento. É bom ressaltar que a inscrição é obrigatória.
       

      Festival traz excelência e tradição

      O Brew Festival foi criado em 2015 pela WB Produções, com a proposta de difundir a cultura da cerveja de qualidade. Com duas edições anuais nas cidades de Valinhos e Vinhedo, o evento já reuniu 80 mil pessoas nas edições anteriores.

      Com o crescente mercado de cervejas artesanais, o Brew Festival surgiu para proporcionar um espaço cervejeiro e apresentar ao público visitante rótulos e estilos de qualidade superior produzidos de forma artesanal.

      Em 2018, o Brew Festival que já é o maior evento de cervejas artesanais do interior do Estado de São Paulo, virá repaginado para ampliar ainda mais seu propósito, trazendo o 1º Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp), expositores de insumos com o intuito de gerar negócios e o já tradicional pavilhão com mais de 25 rótulos e estilos de cerveja e gastronomia com food trucks. Tudo isso regado a shows com artistas regionais e espaço kids para garantir a diversão de toda a família.

       

      Serviço

      Evento – 1º Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp)
      Local – Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”
      Endereço – Rua Dom João VI, 82, Jardim Santônio, Valinhos-SP
      Dia – 21 de abril, sábado
      Entrada – Gratuita

      Horário – 9h30 (abertura)



      Programação:

      9h30 – Credenciamento e Coffe Break
      10h – Abertura do Evento (fechada para profissionais)
      10h – Palestra – “Cervejarias no Simples Nacional e o MAPA para Cervejarias Artesanais”
      Palestrante – Luis Gustavo Souza Oliveira, especialista tributário, criador do curso “Mapa da Cerveja Artesanal” , sócio proprietário da Oliveira e Associados Organização Contábil Ltda, com sede em São Paulo e Campinas e sócio-proprietário da Cervejaria Mestre das Poções em Araras.

      10h45 – Palestra – “Do Tanque para o Mercado”
      Palestrante – Carla Cozer (Sebrae Campinas) Analista de Negócios e Gestora de Projetos no Sebrae/SP com mais de 10 anos na orientação de empresas com projetos setoriais.

      11h30 – Palestra: "A importância da pesquisa para a cadeia de insumos cervejeiros"

      Palestrante:  Anderson Luís Alves – Pesquisador da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.

      12h30 – Beer Break com cervejarias participantes (cada participante terá direito a um copo) e intervalo para o almoço

       

      Parte da Tarde – Aberta para profissionais e público em geral com inscrição antecipada

       Programação:

      14h - Palestra: “Cerveja Artesanal” – um atrativo turístico

      Palestrantes: Alexandra Capriolli – Diretora de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas e Samuel Mendonça de Faria – Presidente do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), diretor da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e sócio proprietário da Cervejaria Landel.

      15h – Palestra: “Harmonização como diferencial competitivo”

      Palestrante: Guto Procópio - Publicitário, Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos®, Cervejeiro formado na 17a Turma de Tecnologia Avançada de Cerveja pelo ICB, Especialista em Harmonização pelo Instituto da Cerveja. Tem passagem pelo Grupo Pão de Açúcar e, atualmente, está à frente do Let`s Beer, empório de cervejas especiais.

       

      Coordenador do Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp)

      Manuel Alves Filho. É jornalista e chef de cozinha. Soma 30 anos de experiência nas duas atividades. É autor do livro “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp” e idealizador de diversos eventos gastronômicos, entre eles o consagrado “Chefs na Praça”, que já reuniu um público de 90 mil pessoas em quatro edições. É pioneiro na divulgação da cultura cervejeira na região de Campinas. Foi o primeiro cozinheiro a promover um evento de harmonização de cervejas e comida em Campinas, há dez anos. Também foi promotor do “Beer Train”, evento de degustação de cervejas a bordo da Maria Fumaça que circula no trecho turístico entre Campinas e Jaguariúna.

       

      Curadora do  Fórum de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo (Focasp)

      Renata Tannuri Meneghetti. É relações públicas com 20 anos na área de comunicação e eventos. Foi docente na PUC-Campinas por mais de 10 anos, é colunista de gastronomia, assessora de imprensa,  idealizadora e organizadora do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra que já reuniu mais de 50 mil pessoas em 6 edições e proprietária da Elo Produções, empresa com 18 anos de mercado sediada em Campinas/SP.

       

      Realização FOCASP: Elo Produções e WB Produções

      Realização Brew Festival: WB Produções



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •