• NOTICIAS

      23/08/2010 | Monumento a Campos Sales passa por limpeza

      O monumento a Campos Sales é o próximo a passar pela limpeza que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em parceria com o Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas), vem realizando nos 52 monumentos históricos da cidade. O processo de limpeza acontecerá nesta terça-feira, dia 24 de agosto.

      A estátua de Campos Sales está localizada no início da avenida de mesmo nome, próxima à saída do Túnel Joá Penteado, no Centro da cidade.

      O serviço começará às 9h com lavagem de água fria e sabão neutro. A peça, então, será cuidadosamente esfregada com escovas de cerdas macias para que não haja desgaste do material. Após secar naturalmente, o monumento é submetido a uma lavagem à vapor. "É importante se certificar de que o monumento esteja completamente seco para que só então passe pela água quente. Um choque térmico poderia ser prejudicial à superfície da peça", diz Henrique Anunviata, historiador do Condepacc.

      O serviço de limpeza dos monumentos está sendo realizado por oito reeducandas do Programa Portas para a Liberdade, que são instruídas sobre a importância histórica das peças e os processos corretos para a manutenção das mesmas. Cada um dos 52 monumentos que a serem limpos, passam antes por uma avaliação para que seja determinada o tipo de limpeza a ser feita.

      A limpeza dos monumentos históricos deve ser concluída dentro de 90 dias. O objetivo é limpar a sujeira acumulado pelo tempo e também remover a tinta resultante de pichações e atos de vandalismo.

      Segundo Anunviata, os produtos químicos necessários para a retirada das tintas de pichações ainda estão sendo estudados, já que cada peça é constituída de um material. "Temos monumentos de bronze, de cobre e de granito, ou seja, cada um desses materiais exige um produto diferente", explica.

      Portas para a Liberdade

      O programa resulta de parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e tem como objetivo proporcionar aos egressos e sentenciados do sistema prisional a oportunidade de qualificação social e profissional e a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho como forma de favorecer sua inserção na convivência social.

      Além de prestarem serviços para o município e gerar renda, os participantes do projeto também têm a oportunidade de frequentar cursos profissionalizantes para que, assim que deixarem a penitenciária, terem qualificação para voltar ao mercado de trabalho.

      Campos Sales

      O homenageado, Manoel Ferraz de Campos Sales, nasceu em Campinas em 13 de fevereiro de 1841. Foi advogado, jornalista e vereador da Câmara Municipal de Campinas. Participou ativamente da propaganda republicana e foi deputado provincial e geral, abolicionista, Ministro da Justiça do governo Provisório Republicano e Presidente da República entre 1898 e 1902, destacando-se como restaurador das finanças nacionais.

      O grande monumento de granito cinza com colunas simbólicas tem figuras em bronze representando algumas características do governo do homenageado, isto é, a harmonia, o crédito e a abundância.

      Há também alegorias representando a lei, o trabalho e a vitória da República. Bem na frente está a figura em bronze de Campos Sales, em atitude que lhe era peculiar.

      A obra é de autoria do escultor Iolando Mallozi e foi inaugurada em 8 de agosto de 1934 na Praça Visconde de Indaiatuba, atual Largo do Rosário, sendo posteriormente removida dali para o atual local, a Avenida Campos Sales.

      Programação de limpeza até 3 de setembro

      Campos Sales

      Data: Terça-feira, 24/08

      Local: Av. Campos Sales, altura do n.º 156 - Centro

       

      Cinquentenário da Imigração Japonesa

      Data: sexta-feira, 27/08

      Local: Praça Hideyo Noguchi - Jardim Guanabara

       

      Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

      Data: segunda-feira, 30/08

      Local: Praça Ferroviário

       

      Centenário da Imprensa Campineira

      Data: quarta-feira, 01/09

      Local: Av. Francisco Glicério, esquina com a rua Marechal Deodoro - Centro

       

      Francisco Glicério

      Data: sexta-feira, 03/09

      Local: Av. da Saudade, s/n - Cemitério da Saudade



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •