• NOTICIAS

      17/04/2018 | Lançamento do cd Fubah da Skafandros Orkestra

      Skafandros Orkestra faz lançamento de seu segundo álbum ´Fubah´ em show inédito no Sesc Campinas

      Com repertório autoral, Skafandros apresenta seu mais novo trabalho no próximo dia 26 de abril, às 20h30, em show gratuito

      Com repertório inteiramente autoral, Skafandros Orkestra lança seu mais novo álbum em apresentação inédita no próximo dia 26 de abril, quinta-feira, no Sesc Campinas, às 20h30, em show gratuito. "Fubah" é o nome do segundo álbum da banda, com produção de Victor Rice, e traz uma mistura do balanço do ska jamaicano e da música afro-brasileira, com um instrumental rico, percussivo e dançante.

      Renomado baixista, Victor Rice é produtor na Europa e nos Estados Unidos, aficcionado pela sonoridade jamaicana dos anos 60 e 70, responsável por mixar o álbum de Elza Soares, que venceu o Grammy Latino na categoria de melhor álbum de música popular brasileira, com ‘A Mulher do Fim do Mundo’.

      Neste álbum, a banda atinge um ponto auge de maturação, de afinamento de um trabalho que vem sendo lapidado há alguns anos e encontrou seu ponto genuíno, com uma sonoridade muito própria, criando um diálogo do ska com ritmos brasileiros, como o ijexá, jongo, frevo, coco e maracatu. Nesta evolução, a banda cresceu sua secção rítmica, recebendo ainda uma percussão geral e um sanfoneiro.

      A ligação Brasil-Jamaica, aliada a uma potente estrutura harmônica e orquestral, é o que define a Skafandros Orkestra como um grupo único e inconfundível no panorama do ska instrumental.

      História

      Formada em 2011, em Campinas, Skafandros Orkestra é composta por 11 músicos, seu primeiro disco – Train to SkaVilla, foi lançado em 2013, propondo um diálogo entre a linguagem e o ritmo do ska jamaicano e as composições do grande maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. Foi desta experiência, que nasceu um caminho muito diferenciado para o grupo no panorama musical contemporâneo brasileiro que levou a construção de um DNA extremamente autêntico em seu mais novo trabalho: Fubah. 

      O primeiro álbum, com adaptações de obras como “O Trenzinho do Caipira” (Bachianas Brasileiras nº 2 – IV Movimento) e “Cantilena” (Bachianas Brasileiras nº 5 – I Movimento), representou um momento muito importante na trajetória do grupo, já que definiu alguns direcionamentos essenciais para a sua personalidade, como a elaboração e o tratamento orquestral com a formação instrumental e a influência de estilos musicais brasileiros e suas possíveis mediações com o Ska.

      Depois do mergulho na música erudita de Villa-Lobos, o grupo se aprofundou no estudo da linguagem musical de outros mestres e compositores da música popular brasileira, como Moacir Santos e Dorival Caymmi, sempre atentando para os elos de ligação que pudessem culminar em uma música que mesclasse o estilo jamaicano ao tupiniquim. Esse trabalho foi registrado em um DVD de um show ao vivo da Skafandros Orkestra e foi o ponto de partida para o seu próximo projeto, realizado em 2016, e que consistiu em um período de formação e vivência em rítmica e percussão afro-brasileira com o percussionista Chico Santana.

      Nesse projeto, a Skafandros se propôs a trabalhar na composição de músicas autorais, que se traduzissem na produção de um Ska Instrumental, tendo como base os ritmos brasileiros abordados na oficina. Surgiram então músicas inspiradas no balanço do Ska Jamaicano, nos toques dos tambores de Jongo, na cadência ritmada do Coco, nos atabaques do candomblé de Ketu, como o Ijexá e o Alujá, além do calor do Frevo.

      A chegada da percussão

      Em seu mais novo trabalho, a banda cresceu sua secção rítmica e conta agora com a chegada da percussão e um sanfoneiro. Esses músicos e seus instrumentos deram um novo tom e trouxeram o afinamento perfeito ao trabalho do grupo, que conseguiu fundir os elementos característicos da música popular brasileira, sem perder o balanço dos dois mundos: Brasil e Jamaica.

      Com o novo repertório, inteiramente autoral, o segundo CD da Skafandros Orkestra: “Fubah”, será lançado em primeira mão no Sesc Campinas, no dia 26 de abril, com entrada gratuita. Neste show, o grupo apresenta essa sonoridade muito própria, que dialoga o ska com ritmos brasileiros, que marca uma trajetória impressionante.

      Gravado pela Radiola Records & Booking, com produção de Victor Rice, o disco promete a mistura do balanço do ska jamaicano e da música afro-brasileira, num instrumental rico e vibrante.

      Aficcionado pela sonoridade jamaicana dos anos 60 e 70, Victor mixou vários artistas brasileiros, como Céu, Karina Buhr, Anelis Assumpção, João Donato e Elza Soares, que venceu o Grammy Latino na categoria de melhor álbum de música popular brasileira, com ‘A Mulher do Fim do Mundo’, mixado pelo Victor, e Tulipa Ruiz, cujo álbum “Dancê”, também ganhou o Grammy Latino como melhor álbum de pop contemporâneo em 2015, também mixado pelo Victor.

      Entre as participações de destaque, Skafandros Orkestra fez parte do Instrumental Sesc Brasil, em São Paulo, e circula por diversos estados brasileiros, participando dos principais festivais do país.

      FICHA TÉCNICA - FUBAH
      Léo Malagrino - baixo
      Thiago Xavier - guitarra
      Ronaldo Lima - bateria
      Cris Monteiro - percussão
      Edu Guimarães - sanfona
      Daniel Zacharias - trombone
      Edmar Pereira - sax alto e barítono
      Valber Oliveira - trombone
      Luizinho Nascimento - trompete
      Thiago Miyazaki - sax soprano e tenor
      Henrique Manchuria - trompete e flugelhorn

      Técnico de áudio: Murilo Gil
      Projeto gráfico: Pedro Jamal Campanha
      Produção Executiva: Margarida Sequeira Duarte
      Produzido por Victor Rice
      Gravado por Maurício Avadore e Victor Rice no Estúdio Traquitana
      Mixado por Victor Rice no Studio COPAN
      Masterizado por Fernando Sanches no Estúdio El Rocha
      São Paulo – Julho, Agosto e Setembro de 2017 Radiola Records Gravadora e Editora

       

      Site oficial: www.skafandros.com.br
      Portfolio da banda:  https://goo.gl/XkSA5F
      CD para download: https://goo.gl/g7nCFj
      Créditos das fotos: Clara Belchior
      Documentário SESC e documentário Skafandros:
      https://www.youtube.com/watch?v=D3QhesmTl-4&list=PLODRVu5ydTz08o9PKB3cwE_VhOOk-6faM

       

      SERVIÇO:
      Lançamento do cd ´Fubah´ da Skafandros Orkestra
      Data: 26/04/2018 - quinta-feira
      Horário: 20h30
      Endereço: SESC Campinas - Jardim do Galpão - Rua Dom José I, 270/333, Bonfim - Campinas-SP.
      Entrada gratuita.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •