• NOTICIAS

      25/05/2018 | Festa Italiana em Vinhedo-SP

      1ª Festa Italiana resgata história e tradições dos imigrantes no mês de junho em Vinhedo-SP

      Evento acontece nos finais de semana dos dias 9 e 10, no Parque Municipal Jayme Ferragut; gastronomia típica, aulas-show, missa no idioma italiano, exposições e shows são atrações

      Pratos que revelam os segredos das receitas trazidas por imigrantes, shows, danças típicas, exposição e missa rezada no idioma italiano são alguns dos atrativos que transformam Vinhedo, no Interior de São Paulo, em um "pedacinho" da Itália no Brasil. O Parque Municipal Jayme Ferragut recebe nos dias 9 e 10 de junho, sábados e domingos, a 1ª Festa Italiana.

      O evento chega com a proposta de resgatar a cultura e as origens italianas, que fazem parte das raízes da história de Vinhedo. A programação, sempre das 12h às 22h, convida o público à uma viagem às influências, à culinária e aos costumes trazidos da "Terra da Bota".

      O ingresso custa R$ 5, mas também pode ser trocado gratuitamente por um quilo de alimento não perecível até o dia 1º de junho, (sexta-feira), nos postos credenciados, com sede em várias instituições. São ingressos sociais, em que as entidades serão beneficiadas com as doações. Não será feita a troca nos dias do evento.

      Gastronomia, vinhos e aulas-show são diferenciais

      Quem passar pelo Parque Jayme Ferragut, recinto conhecido por receber a Festa da Uva, vai encontrar o espaço ambientado pelo artista plástico Wagner Pavarin, que é de família tradicional da cidade e já ocupou o posto de Secretário e Diretor de Cultura, respectivamente, em mandatos anteriores.

      Pavarin também participa da equipe de organização do evento, que foi idealizado por Tulio Waetge da WB Produções, empresa que realiza a festa.

      É nesse ambiente que começa a ser contata a história dos imigrantes italianos, que chegaram a Vinhedo a partir de 1880. Eles desembarcaram de navios, vindos principalmente de Napoli, Trieste, Veneza e Padova, e elegeram as terras férteis do interior paulista como o novo lar.

      É quase impossível percorrer Vinhedo sem encontrar as marcas da imigração italiana, seja na rica gastronomia, nas visitas às vinícolas da região ou até mesmo através de hábitos e costumes dos moradores. E é tudo isso que a 1ª Festa Italiana vai proporcionar aos visitantes em seus quatro dias.

      O vinho oficial do evento é o Dom Bosco, marca da CRS Brands, uma das patrocinadoras da festa. E tem mais: as vinícolas Famiglia Bacetti, Ifanger e Ferragut estarão representadas com vinhos e sucos de uva produzidos em Vinhedo de forma artesanal há décadas.

      As duas primeiras vinícolas são associadas da APROVIN – Associação dos produtores de Uva e Vinho de Vinhedo e a Ferragut é ligada a AVIVI – Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo. 

      A praça de alimentação, com mais de 15 expositores, traz um diversificado cardápio. Chefs e cozinheiros de Vinhedo e também de cidades vizinhas, resgatam pratos típicos, desde a polenta com ragu especial, que será apresentada pela chef Carminha Nardon, muito conhecida na cidade, até a "vera", pizza siciliana do chef Nicoló Ferdico, da Taverna do Chef Nico.

      O chef siciliano, conhecido dentro e fora do País, ostenta o certificado de embaixador mundial da cozinha siciliana, além de seu restaurante estar entre as 60 casas brasileiras (e única na região de Campinas), com selo Ospitalità do Brasil.

      O atestado de autenticidade garante que ao menos 70% dos rótulos da carta de vinhos e boa parte da matéria-prima usada na cozinha venham de sua terra natal. Para a festa, além das pizzas, o chef apresenta ao público sua famosa lasanha, que leva ragu de carne suína e o verdadeiro cannoli.

      Outras atrações gastronômicas do evento são as massas frescas da Pasta Per Tutti, comandada pelos chefs Fidel Sanches e Fernanda Mercadante, como o nhoque e o raviolli de limão siciliano e o delicioso Polpettone.

      Pratos como o porco espalmado, do Apaixonado por Churrasco, o canelone genovese, do Cadi Matone, a fogazza, da chef Vivi Góes e do chef André Vanini, prometem deixar no ambiente o gostinho de "quero mais".

      Uma ilha dedicada às massas secas, os sanduíches de porchetta e frango frito com polenta frita, entre outras iguarias, também incrementam a rica diversidade culinária do evento, que foi especialmente selecionada pela curadora gastronômica Renata Tannuri, da Elo Produções.

      A 1ª Festa Italiana de Vinhedo ainda traz como atrativo dentro de seu parque gastronômico,  aulas-show com típicas receitas italianas. Estão confirmados até o momento, Carminha Nardon com "Penne ao molho Carmella", o chef Manuel Alves Filho, autor do livro "50 Memórias, 50 Sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp" ao lado do chef Boulanger Eriksen Koji Miyasaki numa aula Ítalo- Caipira, preparando um pão italiano que será recheado com ragu de pernil suíno e toque de pesto de salsinha.

      O chef Erick Alsaro, do restaurante italiano Duo Bruschetteria & Botegga, em Campinas, também confirmou presença e ensinará o público e preparar a verdadeira receita de risoto. Da cidade de Santo André, o famoso chef Melchior Neto, que cozinha na casa da apresentadora do "Mais Você", da Rede Globo, Ana Maria Braga e é figura conhecida em programas de TV, marca presença numa aula-show especial para os visitantes. A data será divulgada em breve.

      Programação cultural abrilhanta a festa

      Danças típicas e apresentação de corais também fazem parte do repertório cultural da 1ª Festa Italiana de Vinhedo. Dentro da programação musical, quatro shows estão programados. As apresentações acontecem nas noites dos sábados e nas tardes dos domingos.

      Sobem ao palco cantores consagrados como Toni Angelli, no sábado (9), às 19h; e Via Roma, no domingo (10), às 14h.

      Ainda dentro da programação, uma missa será celebrada no domingo (10), às 12h, no idioma italiano. A cerimônia conta com as vozes do Coral Santana.

      Outros destaques da festa são as exposições e um posto informativo gratuito para quem deseja obter a cidadania italiana. A Associação Italiana Vinhedense, sob a direção de Juliano Gasparini, traz um acervo de imagens históricas dos áureos tempos da imigração e objetos que marcaram época. A associação, que completa 116 anos em junho, cedeu fotografias das mais de 60 famílias associadas para que a organização do evento possa prestar homenagens nas redes sociais da festa.

      Uma outra exposição fotográfica no recinto da festa traz pontos turísticos da Itália. São painéis da Expo Italy Eventos, empresa que possui escritórios no Brasil e na Itália, que poderão ser utilizados pelos visitantes para selfies.

      Além disso, a empresa fornecerá informações gratuitas para os interessados em conseguir a cidadania italiana e ajudará nas pesquisas para se chegar ao brasão da família e a origem o sobrenome. A Expo Italy também terá um espaço com exposição e venda de echarpes e gravatas italianas.

      Para animação dos "bambinos", será montada uma ampla área kids, com brinquedos infláveis e monitores especializados. "Queremos que a Festa Italiana seja uma diversão para toda a família e que se torne uma tradição anual e respeitada na cidade de Vinhedo", diz Túlio Henrique Waetge proprietário da WB Produções.
       

      Marcas consagradas abraçam a 1ª Festa italiana

      A primeira edição da festa italiana de Vinhedo já conquistou marcas consagradas no mercado como a CRS Brands, fundada em 1926 e uma das maiores empresas de bebidas da América Latina.

      Ela estará no evento com a sua marca de maior tradição, que acaba de completar 80 anos, o Vinho Dom Bosco, o vinho de mesa mais presente na mesa dos brasileiros e também o vinho oficial do evento.

      A Total Cozinhas, empresa de Campinas especializada em equipamentos profissionais, equipará a festa com toda a estrutura de fornos, freezers, geladeiras e cozinha montada para as aulas-show dos chefs convidados.

      Outra marca apoiadora do evento é a Hebling, cervejaria artesanal da cidade de Louveira-SP, que se desponta com uma das cervejarias promissoras do Interior do Estado. Ela apresenta como novidade na festa, oGrapefruit, que é um chope fermentado com uva.

      Completa o time de parceiros, a Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen de Jundiaí (Fatec), com os alunos do curso de Eventos e a concessionária Codive de Vinhedo, representante da marca Chevrolet, que levará um de seus últimos lançamentos.  
       

      Serviço

      1ª Festa Italiana de Vinhedo
      Local – Parque Municipal Jayme Ferragut
      Endereço – Estrada da Boiada, s/n, Portal, Vinhedo-SP
      Dias – 2, 3, 9 e 10 de junho (sábados e domingos)
      Horário – Das 12h às 22h
      Entrada –  R$ 5
      Ingressos sociais gratuitos – Troca por um quilo de alimento até o dia 1º de junho, sexta-feira
      Fique atento! – 1kg de alimento não perecível vale um ingresso. Não haverá troca no local e nos dias do evento


      Postos de troca

      Nicorella Shoes – Rua 9 de Julho, 249, Centro, em frente ao Banco Bradesco. Telefone (19) 3826-3363
      Paróquia São Sebastião – Nova Vinhedo
      Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Bairro Capela
      Steta Centro Estético – Rua 9 de Julho, 718, Centro, Vinhedo-SP
      Cervejaria Hebling – Rua Joaquim Simões, 266, Jardim Vera Cruz, Louveira-SP

      Expositores e cardápio da 1ª Festa Italiana de Vinhedo (já confirmados)

      Apaixonado por Churrasco – Porco espalmado
      Barbizan – Milho verde
      Cadi Matone – Canelone genovese recheado com frango, molho branco e parmesão/gnocchi alla cá di mattone feito com batatas asterix, molhos napolitano, branco e sugo, calabresa, catupiry e gratinado com parmesão
      Chef Carminha Nardon – Polenta mole com ragu especial/manicaretti caprese com molho ao sugo/antipasti (berinjela caponata e abobrinha no balsâmico
      Chef Nicoló Ferdico da Taverna do Chef Nico – Forno à lenha – Pizza/lasanha 250g/canolli
      Chef Vivi Góes e Chef Vanini – Fogazza/Pannini
      Renato Nogueira – Sanduíches de porchetta e linguiça

      Entidade Frango Sabores do Bem – Frango frito/polenta frita
      Ilha Renata (massas secas) – Penne/spaghetti/farfalle e fusilli (molho tomate, bolonhesa e branco)
      Oliveira Rotisseria – Talharim com molho ao sugo e polpetone/Penne ao molho de carne ao funghi/risoto de abobrinha, tomate seco e filé mignon com molho madeira + massas frescas e molhos artesanais prontos para levar

      Pasta Per Tutti – Chefs Fernanda Mercadante e Fidel Sanches – Nhoque/ravioli de limão Siciliano (molhos a escolher: bolonhesa/branco/pesto de rúcula/sugo/rose)/Polpettone + massas frescas e molhos artesanais prontos para levar

      Vero Pistacchio – Gelatos artesanais

       

      Atrações confirmadas





      9/6 – Sábado

      13h – Tarantella com grupo de dança adulto do Centro Cultural de Vinhedo

      14h – Aula-show "Ítalo-Caipira" – chef Manuel Alves Filho e chef Boulanger Eriksen Koji Miyasaki – Pão italiano recheado com ragu de pernil suíno e toque de pesto de salsinha".

      19h – Toni Angeli

      10/6 – Domingo
      13h30 - Tarantella com grupo de dança adulto do Centro Cultural de Vinhedo

      14h – Via Roma


      Realização – WB Produções & Promoções
      Informações – (19) 99494-2787

      Patrocinadores – Vinho Dom Bosco, Cervejaria Hebling, Concessionária Codive, FATEC e Total Cozinhas

      Apoio – Nespresso, Gráfica Bertgraf, Radio Globo e CBN
      Apoio Cultural:

      Prefeitura Municipal de Vinhedo

      Secretaria de Esportes

      Secretaria de Cultura e Turismo

      Associação Italiana Vinhedense



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •