• NOTICIAS

      18/06/2018 | Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo

      FÓRMULA & CIA. – DESCARTE RESPONSÁVEL ‘REMÉDIO VENCIDO NÃO VAI PARA O LIXO’

      CHEGA A 4 MIL QUILOS COLETADOS

           A campanha ‘Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo’ da Fórmula & Cia. – Farmácias com Manipulação, de Campinas, chega a marca de 4 mil quilos de medicamentos coletados. A Fórmula & Cia. em 2007 teve a iniciativa pioneira, no sentido de conscientizar para a destinação correta dos remédios vencidos e desde então vem colaborando para evitar a contaminação do meio ambiente.  Nas suas duas unidades foram colocadas barricas para a coleta desses remédios vencidos e posterior destinação para o descarte final correto. Essa campanha conscientiza a população para que não deixe os medicamentos vencidos em casa, muitas vezes ao alcance das crianças e também para que não sejam jogados no meio ambiente, como em vasos sanitários, lixo comum ou aterros sanitários.

      Para o diretor-proprietário da Fórmula & Cia., Marcos Ebert, a campanha foi tão bem sucedida que serviu de modelo para outras empresas adotarem a mesma postura, bem como para diversas Câmaras Municipais prepararem legislação específica para o descarte correto do medicamento vencido. Ebert acrescenta que o descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de coleta da Fórmula & Cia, é custeado integralmente pela empresa.

      Focada na personalização de medicamentos, a Fórmula & Cia. chega à média de 5,4 mil produtos manipulados por mês, entre medicamentos e cosméticos. O seu diretor-proprietário, Marcos Ebert, prevê em 2018, em razão da conjuntura econômica atual, manter o mesmo faturamento de 2017, em torno de R$ 3,5 milhões. A empresa, que completa 29 de anos de atividades, no próximo mês de setembro, conta com sete laboratórios nas suas duas unidades, que produzem cápsulas, soluções orais e fórmulas dermatológicas e cosméticas.  A Fórmula conta com 100 colaboradores e dez profissionais farmacêuticos.

      Marcos Ebert avalia que aliado aos investimentos realizados pela Fórmula nos seus sete laboratórios e na qualidade no atendimento, a ampliação das possibilidades oferecidas na manipulação de medicamentos, bem como a internacionalização do segmento, têm contribuído para que a empresa amplie a sua atuação. “A manipulação de medicamentos em dosagens personalizadas tem crescido em todo o mundo e isso também tem se refletido no Brasil. A capacitação da equipe para fazer o que o médico prescreve é fator primordial para uma farmácia de manipulação”, explica o diretor-proprietário da Fórmula.

      Personalização – A farmacêutica e diretora Técnica da Fórmula, Márcia Piva, acrescenta que a orientação dos profissionais farmacêuticos aos clientes – a chamada Assistência Farmacêutica é outro fator importante. “Nossa equipe de dez profissionais farmacêuticos está capacitada para essa tarefa, inclusive orientando e tirando possíveis dúvidas dos clientes durante o período de tratamento”, acrescenta.

      Ao mesmo tempo em que a população conhece cada vez mais sobre a possibilidade dos medicamentos personalizados, através das informações dos profissionais médicos, as novidades no segmento de manipulação não param. A diretora Técnica da Fórmula, afirma que a individualização do medicamento através do comprimido orodispersível, que se dissolve rapidamente na saliva, sem a ingestão de água, é uma dessas novas possibilidades, antes apenas acessível na indústria farmacêutica e que agora também acessível para a manipulação.

      Ela ressalta que a indicação para essa apresentação do medicamento em forma de comprimido orodispersível sempre será feita pelo médico do paciente, em consonância com o farmacêutico responsável pela manipulação. As vantagens do orodispersível são muitas: fácil administração em pacientes com dificuldades de deglutição (geriátricos, pediátricos, psiquiátricos, acamados ou hospitalizados), absorção pré-gástrica (bucal, faríngea e esofagiana), com desintegração rápida na boca, em torno de 10 a 60 segundos, melhora a palatabilidade e produz uma sensação bucal agradável, sendo ainda uma forma farmacêutica inovadora e de excelente aceitação pelo paciente, aumentando a adesão ao tratamento.

      Outras formas de apresentação de medicamentos manipulados, como os em forma de gomas flavorizadas – laranja, morango ou chocolate, ajudam a diminuir o sabor amargo de alguns medicamentos, proporcionando assim uma adesão mais fácil, principalmente por parte do público infantil.

      A Fórmula & Cia. tem sistema de atendimento através do 0800-111747.


      Foto:   Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • Revista Vip Virtual

  •