• NOTICIAS

      10/07/2018 | CCLA - Homenagem a Guilherme de Almeida 11/07

      Recital de canções com poesia de Guilherme de Almeida

      Guilherme de Andrade de Almeida, advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro.

      O advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor campineiro Guilherme de Almeida (1890-1969) protagonizou atuações épicas na história de São Paulo, na literatura e no jornalismo, em movimentos revolucionários como a Semana de Arte Moderna, em 1922, na revolução constitucionalista em 1932 e na 2ª. Guerra Mundial, quando criou a letra do Hino do Expedicionário.

      Para homenagear o poeta em sua semana oficial, a ABAL Campinas e o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA – rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567) realizam na próxima quarta-feira, dia 11, às 20 horas, recital com participação do soprano Marina Gabetta e tenores João Gabriel Bertolini, Vicente Montero e Alcides Acosta, que trarão composições musicais cujas letras são poemas de Guilherme de Almeida. Ao piano, estará o Prof. Carlos Wiik.

      A data 11 de julho marca o falecimento do poeta em 1969 e, coincidentemente, o nascimento, em 1836, de Antônio Carlos Gomes. Ambas auspiciosas efemérides serão evocadas com música pelos cantores da ABAL Campinas. A mezzo-soprano Vera Pessagno lança, no evento, seu último CD “Carlos Gomes – Piano e Canto” e fará a apresentação dos artistas. Constam do repertório as canções Passo do Soldado, de Marcello Tupynambá; Coração, de Vicente de Lima; Criança, de Juca Chaves; Onda e Canção à toa, ambas do compositor J. Vieira Brandão, As Dádivas e Vácuo, de Osvaldo Lacerda. Algumas canções de Carlos Gomes serão também oferecidas, como Realtá, Rondinella, Conselhos, Cos’è l’amore, Aurora e Tramonto, Addio, e a ária Va! Codarda falange, da ópera Maria Tudor. O Hino do Expedicionário, música de Spartaco Rossi, encerrará a parte musical.
       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •